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terça-feira, 4 de outubro de 2022

Recuperação expressiva do turismo faz setor de serviços, em São Paulo, crescer 11% no primeiro semestre

 
Expectativa é de alta de 7,3% para o segundo semestre de 2022
 

Se o turismo foi um dos setores mais afetados da economia brasileira durante a pandemia de covid-19, é a sua retomada agora que traz boas notícias ao País. Na cidade de São Paulo, a alta de 150,5% no faturamento do primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado, fez o setor turístico puxar a alta de 11,1% registrada pelas receitas dos serviços, como um todo, na metrópole, segundo relatório da Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços na Cidade de São Paulo (PCSS), elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
 
Em números absolutos, os serviços faturaram R$ 313,4 bilhões nos seis primeiros meses deste ano – uma diferença de R$ 31,2 bilhões em relação a 2021. Tamanho crescimento se vê também no otimismo sobre o balanço do segundo semestre: a estimativa da FecomercioSP é que os serviços terminem 2022 com um faturamento 7,3% maior do que o do mesmo período do ano passado, o que representa um volume de receitas em torno de R$ 350 bilhões entre julho e dezembro.
  
 


No entendimento da Entidade, o salto do turismo paulistano – que impactou o resultado do primeiro semestre – aconteceu por causa da volta do que a cidade oferece de melhor ao setor: os eventos de negócios, como feiras e convenções, além da oferta gastronômica.
 
Sendo assim, foram as atividades ligadas ao regime tributário do Simples Nacional, no qual se enquadra a grande maioria de bares e restaurantes, algumas das que mais faturaram no primeiro semestre, registrando alta de 32,3%. Em números absolutos, o resultado significa R$ 9 bilhões a mais do que no mesmo período de 2021.
 
Atividades como a de mercadologia e comunicação (17,8%) e serviços jurídicos, econômicos e técnico-administrativos (13,7%) também apontaram crescimento na casa dos dois dígitos, o que expressa o ritmo da retomada de cada uma delas em relação ao período pandêmico. Neste último caso, a diferença quanto ao primeiro semestre foi da ordem de R$ 12,6 bilhões, mostra o relatório.
 
Dentre as 13 atividades realizadas, 4 sofreram retrações, a maior delas observada nos serviços de representação (-4,4%).

 


No geral, a FecomercioSP compreende que os dados são extremamente positivos, visto que o setor – um dos mais importantes para a economia da cidade, tanto em número de empresas como em empregos criados – foi bastante afetado pela crise sanitária, quando precisou paralisar totalmente parte de suas operações.
 
Por outro lado, o cenário ainda é repleto de incertezas, em razão da manutenção dos preços altos, dos juros elevados e do volume grande de pessoas endividadas. A conjuntura, ao permitir otimismo, também exige dos empresários do setor ajustes nos investimentos e nas despesas de acordo com o movimento do fluxo de caixa, além das reduções dos custos e de novas dívidas.


 
Nota metodológica


PCSS

A Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços (PCSS) é o primeiro indicador mensal de serviços em âmbito municipal. Utiliza informações baseadas nos dados de arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS) do município de São Paulo por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre a Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O indicador conta com uma série histórica desde 2010, permitindo o acompanhamento do setor em uma trajetória de longo prazo. As atividades foram reunidas em 13 grupos, levando em conta as suas similaridades e a representação no total do que é arrecadado de ISS no município. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, mas, considerando a sinergia entre os municípios do entorno, os resultados refletem o cenário da região metropolitana.


 
FecomercioSP

O impacto das redes sociais na relação de trabalho e nos processos trabalhistas

O impacto das redes sociais nas relações de trabalho e seu valor probatório nos processos trabalhistas é inegável, tendo se acentuado de forma substancial com a pandemia. Nesse sentido, é de extrema importância destacar os cuidados que o empregador deve ter diariamente com as informações compartilhadas nas redes sociais, inclusive em grupos de WhatsApp.

Com o uso de redes sociais, inclusive como meio de comunicação entre empregado e empregador, a Justiça do Trabalho reconheceu a sua admissibilidade como elemento de prova em um processo trabalhista. A prova, seja ela testemunhal ou documental, possui suma importância no processo do trabalho, servindo de meio para convicção do Magistrado – o qual utilizará das informações fornecidas para fundamentar as decisões proferidas no decorrer da ação judicial.

O uso de aplicativos e redes sociais detém destaque no âmbito profissional, fazendo parte da rotina de trabalho e exigindo um cuidado ainda maior das empresas no manuseio de tais ferramentas tecnológicas. Sendo assim, as empresas devem ser cautelosas com o uso das redes sociais na relação de trabalho e investir na educação digital, principalmente de seus gestores que, muitas vezes, fazem mal uso de aplicativos como o WhatsApp, para a cobrança de metas até mesmo fora do horário de trabalho – ou mesmo de mensagens que podem configurar em assédio moral.

Não bastasse a influência que as redes sociais podem ter na formação do conjunto probatório, a repercussão pública que postagens negativas podem causar para empregados e empregador é incalculável. Com o mundo digital cada vez mais presente no cotidiano, deve-se redobrar o cuidado do empregador em relação a privacidade de seus colaboradores e com a manipulação de dados sensíveis no ambiente corporativo.

Nesse aspecto, existem algumas precauções básicas a serem tomadas por parte do empregador, como: disponibilizar aos empregados treinamento de educação digital e de boas práticas, disponibilizar política de utilização permitida na empresa, além de ações contínuas de conscientização da utilização de redes sociais em ambiente de trabalho.

A Justiça do Trabalho também já reconhece que postagens inapropriadas e desrespeitosas podem sim motivar a dispensa por justa causa do trabalhador que venha manchar a boa imagem do empregador.

Diante das implicações na relação de trabalho, resta claro que as redes sociais possuem um grande peso na formação do conjunto probatório do processo trabalhista, razão pela qual o empregador necessita de uma boa orientação de como utilizá-las no ambiente laboral, preservando um ambiente de trabalho saudável com a adoção de boas práticas a fim de evitar ações judiciais.

 

 

Maisa Ribeiro Vidal - advogada trabalhista do escritório Marcos Martins Advogados.

 

Marcos Martins Advogados

https://www.marcosmartins.adv.br

 

Serviços de alimentação têm mais de mil empresas abertas por dia útil no primeiro semestre de 2022, aponta Serasa Experian

Serviços movimenta economia com 69,5% do total de novos negócios no país; mais de 2 milhões de companhias foram registradas no período 


O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian mostra que, nos primeiros seis meses de 2022, a categoria de Serviços de Alimentação foi a que mais registrou novos negócios, uma vez que engloba atividades como bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks. Foram 1.243 registros por dia útil, em média – 154.150 no total. O levantamento traz, ainda, as demais categorias que mais tiveram registros no período, como Reparação e Manutenção de Prédios e Instalações Elétricas, Serviços de Higiene e Embelezamento Pessoal e Comércio de Confecções em Geral. No total, entre janeiro e junho, 2.065.591 de negócios foram abertos no país.



Segundo o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, a criação de empreendimentos desta categoria reflete o baixo investimento necessário para empreender. “Enquanto o comércio e a indústria pedem a alocação de recursos significativos em um local, maquinário ou estoque, por exemplo, Serviços pede investimentos menores o retorno pode ser mais rápido, principalmente no segmento de alimentação. Muitas vezes, estas pessoas já realizavam a atividade informalmente e, agora, regularizaram a documentação para conquistar mais clientes na retomada das atividades pós-pandemia”, comenta. 

Na análise por segmentos, Serviços se destaca, representando 69,5% das novas empresas (1,4 milhão) e crescimento de 3,6% com relação ao período de janeiro a junho de 2021 – o único a apresentar alta. Na representatividade frente ao total de companhias, o setor ficou bem acima do Comércio (22,4%) e Indústria (7,0%). Ainda assim, o total de novas empresas apresentou queda de 0,3% com relação ao mesmo período do ano anterior, puxada principalmente pela Indústria (-9,0% na análise entre janeiro e junho de 2021 e 2022) e Comércio, que teve variação de -8,3%.



Sociedades Limitadas têm maior participação desde 2012

 

Ainda que os Microempreendedores Individuais sigam sendo a natureza jurídica mais escolhida por aqueles que desejam empreender, as Sociedades Limitadas registraram a maior participação no total de empreendimentos abertos no primeiro semestre de 2022. Elas representam 16,9% do montante final, maior número desde 2012, quando a representatividade foi de 17,6%. Confira os dados completos aqui.

 

Metodologia  

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

 

Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br


Certificação de segurança da informação não é velocidade, mas constância


Dono dos três últimos recordes mundiais na prova de 100m rasos, Usain Bolt é o homem mais rápido da história. Pistas de todas as partes do mundo viram os pés do jamaicano passar voando em Olimpíadas, campeonatos mundiais e outras grandes competições, ao longo de sua brilhante carreira. Chegar primeiro, no caso do jamaicano, era questão de velocidade. Afinal, a modalidade em que ele se consagrou é um tiro curto, em que qualquer erro, por menor que seja, pode comprometer o resultado.

Por outro lado, o episódio ocorrido com o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, mostra que, quando se trata de uma maratona, mais que a velocidade, é preciso garantir um desempenho regular do início ao fim da prova. Embora estivesse em primeiro lugar com alguma vantagem sobre o segundo colocado, quando faltavam apenas sete quilômetros para o fim da corrida, o atleta foi empurrado por um manifestante irlandês e viu ruir o sonho do ouro olímpico.

Longe das pistas, no mundo dos negócios, assegurar uma certificação de segurança da informação se parece muito mais a uma maratona que a uma prova de 100m rasos. Ainda que a conquista de uma certificação traga alívio e a sensação de missão cumprida, é preciso mais que isso para manter o nível de qualidade alcançado.

Em geral, uma empresa passa alguns anos se preparando e investindo em processos e tecnologias antes da auditoria da ISO. Da Presidência aos estagiários, é fundamental que todos os colaboradores estejam cientes dos processos. E, depois de todo esse esforço, a tentação de descansar é natural. Mas, assim como na maratona, relaxar pode significar uma perda indesejável de atenção e foco aos detalhes.

São inúmeros os pormenores necessários para manter os níveis de qualidade da operação. E é fácil permitir que algum deles passe ao largo, principalmente aqueles que não são visitados regularmente. Um processo de backup e restore, por exemplo, é um controle que precisa ser feito diariamente devido à sua utilização, porém um processo de análise de risco tem um intervalo de execução e revisão que às vezes chega a 12 meses. Como, então, não esquecer dele?

A resposta está em manter um cronograma sempre atualizado e realizado. Sem essa disciplina, a possibilidade de controles caírem no esquecimento é muito grande. Ter em mente todos os detalhes que foram exigidos antes do selo é indispensável. Também convém criar caminhos para possibilitar a comunicação constante com cada um dos colaboradores, o que ajuda a mantê-los engajados.

Comunicações regulares sobre os aspectos da segurança da informação são relevantes, bem como o emprego de ferramentas auxiliares que possibilitam a divulgação e o treinamento. Para isso, é válido usar das técnicas mais tradicionais às ferramentas de mercado que utilizam gamificação para disseminar o conhecimento e envolver os colaboradores, premiando aqueles que se destacam.

Outro fator que apoia a manutenção da certificação são os processos automatizados. Revisar os acessos dos usuários nos sistemas é importante? Então, configure sua ferramenta de service desk para registrar um chamado mensalmente. Assim, a revisão poderá ser feita e documentada de forma adequada. Verificar a execução de backup é importante? Que tal configurar o envio dos logs de backup por e-mail? Automatizar os detalhes ajuda a evitar que algum deles fique para trás na rotina atribulada do dia a dia.

Por último, lembre-se de manter a alta direção engajada no processo de segurança da informação. Assim como nas Olimpíadas, é necessário manter a “chama” sempre acesa, como um lembrete do objetivo final dessa jornada e da razão pela qual ela deve ser percorrida com foco e atenção aos detalhes, muito mais que apenas velocidade.

 

Paulo Cury - superintendente de Infraestrutura de TI na Tecnobank.

  

Mais da metade dos ouvintes confia no rádio para se manter informada

Estudo da Kantar IBOPE Media mostra que a credibilidade do canal pode ser grande aliada de ações publicitárias

 

Em 1922 o Brasil realizou sua primeira transmissão de rádio. Hoje, 100 anos depois, o meio de comunicação ainda figura entre os mais populares do País e se destaca, principalmente, pela credibilidade.  

O Inside Radio 2022, estudo realizado pela Kantar IBOPE Media, divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia, mostra que 56% dos ouvintes afirmam confiar no rádio para se manter informados. O dado representa um crescimento significativo ao longo dos últimos anos: 20% entre 2017 e 2022. 

A confiança do público no meio de comunicação é uma boa oportunidade para marcas e anunciantes que pretendem investir em publicidade radiofônica. De acordo com o levantamento, 37% dos ouvintes que lembram ter ouvido propagandas em áudio já compraram ou pesquisaram algum produto após ouvir publicidade no rádio. 

A categoria que obteve os melhores resultados de buscas e compras após a veiculação de anúncios é a de Super, Hipermercados e Atacadistas (58%). Restaurantes e Lanchonetes aparecem em segundo lugar, com 37%. 

O público também demonstra interesse por propagandas publicitárias de Lojas de Departamento (25%) e de Medicamentos em geral (25%). A categoria de Serviços Financeiros (12%) completa o top 5 dos nichos que mais impactam os ouvintes. 

O fato de o tradicional meio de comunicação ser uma alternativa sólida para anunciantes, aliado à reabertura do mercado e à retomada econômica dos últimos meses, resultou em um aumento no número de propagandas no rádio. O volume de inserções no primeiro semestre de 2022, por exemplo, cresceu 25% em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

No total, os primeiros seis meses deste ano registraram quase 6.700 anunciantes, distribuídos em mais de 7 mil marcas – crescimento de 31% e 38%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2021. Vale a pena destacar que 3.200 desses anunciantes são exclusivos e veicularam publicidade apenas no rádio. 

Outro dado importante – que reforça ainda mais o posicionamento do canal como um meio sólido para atingir o público por meio de propagandas – é que foram registrados quase 4 mil novos anunciantes (que não tinham investido em rádio em 2021) no primeiro semestre de 2022. Para novas marcas, o número chega a quase 5 mil.

 

Sobre o Inside Radio 

O Inside Radio 2022 é produzido a partir de dados de audiência de rádio, cuja cobertura é aferida pela Kantar IBOPE Media em 13 regiões metropolitanas: Campinas, Fortaleza, Recife, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Goiânia, Distrito Federal, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

 

 Kantar

www.kantaribopemedia.com

 

Rotulagem nutricional: novas legislações entram em vigor em outubro


Após seis anos de muita discussão, estudos e análises, as novas regras para rotulagem nutricional estão a ponto de entrar em vigor. As regulamentações, que começam a valer a partir de 9 de outubro deste ano, trazem mudanças profundas quanto à declaração de nutrientes na tabela, uso de alertas frontais e alegações nutricionais. O objetivo do selo é atentar o consumidor sobre excessos de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio adicionados ao alimento. Logo, os novos selos informativos vão ajudar na escolha de alimentos mais saudáveis e, ao longo prazo, na redução de índices de obesidade, diabetes e colesterol alto, entre outras doenças crônicas associadas a nutrientes. 

O novo modelo frontal superior facilita a comparação nutricional dos alimentos, em especial os dados por 100 g (produtos sólidos e semissólidos) ou por 100 ml (produtos líquidos), que apresentará figuras em modelo de lupa para indicar alto teor de açúcares adicionados, gordura saturada e sódio.

 


 

Serão elegíveis para a rotulagem nutricional frontal os alimentos sólidos ou semissólidos que apresentarem quantidade maior ou igual a 15g/100g de açúcares adicionados; 6g/100g de gorduras saturadas e 600mg/100g de sódio. Para os alimentos líquidos, esses limites devem ser reduzidos pela metade. Caso esses critérios sejam atingidos, os alimentos deverão trazer na metade superior do seu painel principal, o selo de “alto em” para cada nutriente, ocupando uma área entre 2% a 7% de seu rótulo, dependendo do tamanho do painel principal. 

“A legislação vem para apoiar o consumidor a fazer melhores escolhas na hora de comprar um alimento ou bebida para sua família. Com as informações cada vez mais claras, abertas e acessíveis, o mercado e as indústrias serão puxados para uma grande transformação, em especial na formulação de alimentos e bebidas, para que possam se adequar às legislações e manterem seu produtos icônicos no mercado, alertando os consumidores,” afirma Pedro Tatoni, Gerente de Marketing Brasil e Cone Sul da Kerry, que é líder mundial no desenvolvimento de soluções em Taste & Nutrition e principal parceira para as indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica. 

Outro ponto que vale a pena ser ressaltado é a nova definição trazida pela RDC nº 429/20 sobre “Açúcares Adicionados”, que corresponde a todos os monossacarídeos e dissacarídeos adicionados durante o processamento do alimento, incluindo as frações de monossacarídeos e dissacarídeos vindos da adição de outras fontes, como dextrose, açúcar invertido, xaropes, maltodextrina e outros carboidratos hidrolisados. Nessa somatória, os açúcares naturalmente presentes em produtos lácteos, vegetais e frutas não devem ser considerados. 

Além disso, a tabela de informação nutricional deverá trazer os dados apenas em letras pretas, com fundo branco, para garantir a facilidade na leitura. Também deverá ficar localizada próxima à lista de ingredientes e em superfície contínua, não sendo aceitas quebras. Não poderá ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização. A exceção fica para os produtos pequenos, aqueles com área de rotulagem inferior ou igual a 100 cm², em que a tabela poderá ser apresentada em partes encobertas, desde que acessíveis, ou em sua embalagem secundária. Há ainda outra mudança nas tabelas nutricionais: o número de porções por embalagem também deverá ser declarado. 

A Anvisa também modificou as regras relativas às declarações das alegações nutricionais, com o objetivo de evitar contradições com a rotulagem nutricional frontal. Por exemplo: um alimento com redução de gorduras totais não poderá indicar este atributo em sua rotulagem se apresentar a quantidade de gordura saturada igual ou superior ao limite definido nas regras de rotulagem nutricional frontal.

 

Novas necessidades, produtos e soluções

Para o público, as informações destacadas nas figuras das lupas na rotulagem frontal serão fatores determinantes em sua decisão de compra. Esta é uma das razões pelas quais a indústria alimentícia precisa se preparar para cumprir a nova regulamentação e enfrentar diversos desafios, pois reformular um produto cárneo, diminuindo a quantidade de açúcares adicionados, gordura saturada ou principalmente o sódio, não é uma tarefa fácil de ser realizada.

Um exemplo disso são as tecnologias da Kerry para preservação de alimentos, que permitem reduzir não apenas o sal, mas também outros ingredientes que contribuem com altos níveis de sódio principalmente em cárneos processados. “Nós partimos de processos de preservação milenares, como por exemplo a defumação, a fermentação, e as conservas em vinagre, e através da ciência criamos ingredientes sustentáveis para atender às demandas da indústria,” declara Alejandra Rullan, Head Latam de Sustentabilidade e Nutrição da Kerry. 

Analisando um produto cárneo de forma simplificada, como uma peça de presunto cozido, sua estrutura é composta de várias partes igualmente importantes, como a proteína e a gordura que vêm da carne, o sal e a água, que dá suculência e tem importante papel na dispersão de sabor dos demais ingredientes, especiarias e condimentos utilizados para agregar sabor. De acordo com estudos científicos e com o livro “Meat Products Handbook”, de Gerhard Feiner, o sal não apenas age como intensificador de sabor ou na conservação do produto. Ele tem o papel essencial de proporcionar as condições para a extração das proteínas e, com isso, além de permitir a ligação delas com a água, mantendo o produto suculento, também permite a ligação destas proteínas entre si, proporcionando estrutura e firmeza para o produto. Agora ficou mais fácil de entender por que não é tão simples retirar o sal de um produto cárneo, certo? Além do sabor, a própria estrutura do produto fica comprometida. Mas não podemos esquecer que a redução de açúcares e sódio nos alimentos se trata de uma questão de saúde pública no Brasil e no mundo. 

Há mecanismos disponíveis no mercado que permitem o desenvolvimento de alimentos com menos sódio e açúcar em sua composição, mas que continuam entregando um excelente perfil de sabor. São aromas naturais, chamados de moduladores, que interagem com os receptores gustativos da boca, modificando a percepção geral do paladar e aumentando a percepção do sabor salgado, por exemplo, sem deixar sabor residual e mantendo a estrutura do produto cárneo. 

“A retirada total do sal do açúcar e da gordura de algumas formulações muitas vezes não impacta somente em sabor, mas também na funcionalidade. Por exemplo, o sal tem um efeito conservante, enquanto a gordura e o açúcar têm um efeito de funcionalidade. Por isso é um grande desafio formular produtos com estas reduções. É neste momento que empresas como a Kerry, através de um amplo portfólio de ingredientes de alta tecnologia agregada, ajudam a indústria de alimentos e bebidas a criar produtos que atendam estas demandas e que continuem com um excelente sabor, “afirma Rullan. 

Outra categoria de produtos cárneos que será impactada diretamente pelas novas regras de rotulagem são as soluções congeladas empanadas. As principais características são a crocância, o sabor da carne com a cobertura selecionada para o empanamento, os temperos e o método escolhido para a finalização combinados em um só produto. Em sua maioria, a finalização inclui uma pré-fritura por imersão em gordura vegetal, o que traz um ponto de atenção sobre a presença de gordura saturada ou de gorduras trans - algo também possível de ser reestruturado em produtos no mercado, pois já existem tecnologias que acompanham as tendências de cocção e novas necessidades de consumo. O novo consumidor, hoje, tem mais consciência das desvantagens da fritura, que, mesmo fornecendo sabor e textura, se consumida em excesso, aumenta a possibilidade de obesidade, diabetes e outras doenças. 

É importante que os processadores busquem parceiros com expertise e amplos portfólios para que possam ajudá-los a redesenharem e reequilibrarem nutricionalmente os seus produtos. Esse processo exigirá um apoio de ponta a ponta, desde a coleta de informações essenciais, com suporte regulatório adequado, realizações de testes na fábrica para rodar o produto reformulado, sem esquecer a proposta de experiência final para o consumidor, com análises físico-químicas e sensoriais de um time de especialistas, até chegar na fórmula correta, mantendo sabor e proposta de experiência para seus consumidores. O redesenho e reequilíbrio nutricional de produtos é um processo complexo, mas totalmente realizável e é favorável tanto às exigências regulatórias quanto às necessidades do consumidor moderno. 

“A Kerry nasceu de uma cooperativa de lácteos na Irlanda onde produtores de leite começaram a produzir ingredientes para as indústrias de alimentos, e por ter este DNA, temos o propósito inspirar os alimentos e nutrir a vida. Defendemos um mundo de nutrição sustentável onde possamos impactar de maneira positiva consumidores de todo o planeta” declara Tatoni.
 

Prazos para adequação

Com a entrada em vigor da Resolução RDC º 429/20 e a Instrução Normativa IN nº 75/, diversas legislações serão revogadas, como as Resoluções RDC nº 360/03 (rotulagem nutricional de alimentos embalados), RDC nº 359/03 (porções de alimentos para fins de rotulagem nutricional) e RDC nº 54/12 (informação nutricional complementar). 

Os produtos que estiverem no mercado na data de entrada da norma em vigor terão, ainda, o prazo de adequação de doze meses (ou seja, até 9 de outubro de 2023). Já aqueles que forem destinados exclusivamente ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação, deverão estar adequados já na data de entrada do regulamento em vigor (9 de outubro de 2022), para garantir que os fabricantes de alimentos e bebidas tenham acesso às informações nutricionais das matérias-primas e ingredientes alimentares utilizados em seus produtos. Os alimentos fabricados por empresas de pequeno porte, como agricultores familiares e microempreendedores, terão prazo de adequação maior (24 meses após a entrada em vigor, ou seja, até 9 de outubro de 2024). Os produtos fabricados até o término do prazo de adequação poderão ser comercializados até o fim do prazo de validade.

 

Kerry

https://www.kerry.com/latam-es

 

Como os parceiros de canal podem ajudar a construir a infraestrutura certa para o futuro


Na América Latina, as organizações estão enfrentando o desafio de construir infraestruturas críticas que possam dar suporte às novas tendências tecnológicas, como a Internet das Coisa (IoT), 5G e Edge Computing.

 

As empresas que venceram esse desafio com sucesso têm dois elementos em comum: a agilidade e o pensamento arrojado que as possibilita implantar soluções para um modelo pós-pandemia. O estudo da Accenture "Future of Work Study 2021" descobriu que 63% das empresas de grande crescimento adotaram um modelo de “produtividade em qualquer lugar” para sua força de trabalho.

 

Esse novo ambiente requer investimentos em tecnologia, como segurança, soluções digitais e conectividade. Nesse sentido, a América Latina fechou 2021 com um crescimento de 8,5% nos investimentos em TI  de acordo com o IDC, e tem para esse ano uma previsão de aumento de 9,4%.

 

O aumento contínuo dos investimentos em TI mostra como as empresas estão focando em adaptar e criar a infraestrutura necessária para dar suporte aos desenvolvimentos da IoT ou do 5G, embora a região ainda tenha um longo caminho a percorrer para adotar completamente tais tendências

 

Os Parceiros de Canal podem desempenhar um papel importante nessa trajetória, proporcionando aos clientes uma liderança intelectual sobre as tendências tecnológicas e oferecendo expertise, produtos e serviços que podem proporcionar os alicerces para IoT, 5G e Edge. Eles podem ser parte das iniciativas de inovação de seus clientes e ajudar no sucesso de seus projetos de infraestrutura.

 

Como eles podem fazer isso? Preparando-se para entregar as melhores soluções tecnológicas e executar duas ações dentro de seus próprios modelos de negócio:

 

·         Aprender e se especializar: Os Parceiros de Canal necessitam primeiro ter uma compreensão sobre o negócio e sobre a indústria, para depois criar, inovar e desenvolver a infraestrutura necessária para tornar essas tendências uma realidade.

 

Entender as nuances de setores como o financeiro, de saúde, industrial e de telecomunicações será essencial para ter um papel ativo nessa transformação. De acordo com um relatório do Boston Consulting Group (BCG), apenas 22% das empresas de telecom executaram com sucesso uma iniciativa de transformação digital. Quando os parceiros entendem e comunicam seu conhecimento sobre os desafios enfrentados pelos clientes, eles demonstram que novas tecnologias não estão fora de alcance – estão disponíveis hoje e podem ajudá-los a alcançar suas metas de transformação digital.

 

·         Estratégia para o ecossistema de canais: As empresas de serviço precisam reinventar sua proposta de valor e a forma como trabalham junto a outras organizações no ecossistema, para fornecer a inovação que seus clientes necessitam. Pegar as soluções de fabricantes e aprimorá-las com tecnologias de fornecedores de serviços de cloud computing, fabricantes de dispositivos para IoT e realidade aumentada, entre outras áreas, criará uma solução mais adequada para as demandas de cada setor específico.

 

 

Saida Ortiz Sedano - Diretora de Canais da Vertiv Latin America.

 


Abra a mente para o Consumo Consciente

Instituto Akatu aponta que fazer escolhas de consumo que gerem impacto positivo pode ser muito mais simples, econômico e transformador


Adotar um estilo de vida mais saudável e sustentável pode ser simples, barato e fazer toda a diferença para o planeta e para as pessoas. No Dia do Consumo Consciente (15/10), o Instituto Akatu alerta sobre a necessidade de abrir a mente para um consumo cada vez mais consciente.  

De acordo com os estudos do Akatu, ONG focada na sensibilização e mobilização de todo o país para o consumo consciente, os brasileiros estão cada vez mais convencidos de que o jeito de consumir importa e já somam mais de 50 milhões de consumidores engajados e conscientes. E mais, 86% dos brasileiros afirmam desejar reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente, contra 73% da média mundial, como indica a pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021, realizada pelo Akatu e GlobeScan. 

Confira abaixo as dicas que especialistas do Akatu prepararam para praticar o consumo cada vez mais consciente e entender os benefícios que isso gera para todos e para o planeta!

 

O consumo consciente é simples:
Práticas de consumo consciente já estão presentes em algumas tarefas do dia a dia, como: desligar a luz ao sair de um cômodo, fechar a torneira ao escovar os dentes e separar e descartar os resíduos na lixeira. São ações simples, mas que representam impactos positivos para a sociedade, para a economia e para o meio ambiente.
 

Porém, é possível adotar outros hábitos para ir além, sem fazer muito esforço, como:


Diminuir o tempo do banho para economizar energia elétrica e água — e ainda diminuir a conta de luz no fim do mês.

Retirar os aparelhos da tomada, pois mesmo em modo stand-by consomem energia elétrica.

Recusar sacolas plásticas e optar por sacolas retornáveis ou caixas de papelão para minimizar o desperdício de matérias-primas, geração e acúmulo de resíduos.

Evitar o desperdício de alimentos, comprar e cozinhar só o que será consumido ou reaproveitar as sobras em uma nova refeição, evitando a perda de alimentos que poderiam alimentar outras pessoas.

“Se 1/3 da população brasileira diminuísse pela metade o desperdício de alimentos, deixaríamos de descartar quase 1,5 milhão de toneladas de comida. Isso equivale ao peso de 112 milhões de cestas básicas — ou seja, 12 cestas básicas, uma por mês, para 9 milhões de famílias se alimentarem ao longo de um ano”, comenta Bruno Yamanaka, especialista de conteúdo do Instituto Akatu.

 

Produtos sustentáveis podem ser acessíveis:
Os produtos sustentáveis não custam muito mais caro. Se considerarmos os custos ambientais (como o consumo de matérias primas e as emissões de gases poluentes) e questões como a durabilidade, muitos produtos sustentáveis têm melhor custo-benefício para a população e o planeta. 

“A conta é simples: ao gastar um pouco mais em algo de melhor qualidade ou com maior durabilidade, estamos economizando, pois não será necessário comprar um novo produto em curto espaço de tempo. Da mesma maneira, se investirmos em produtos sem agrotóxicos, micros plásticos ou outras substâncias nocivas, preservamos o meio ambiente e a nossa saúde — e isso não tem preço”, destaca Bruno

É possível ser um consumidor consciente e ainda economizar, saiba como:

Verifique rótulos e compare preços. A oferta de marcas e produtos sustentáveis está cada vez maior e isso faz com que se tornem mais acessíveis. Já existe uma grande variedade de produtos de beleza, higiene pessoal e limpeza sem substâncias prejudiciais em sua composição, como amônia, chumbo e hipoclorito, por exemplo. Leia os rótulos e dê preferência aos produtos de marcas sócio ambientalmente responsáveis, que cuidam da sua cadeia produtiva e dos seus colaboradores.
 

Compre no mercado de segunda mão. Ao adquirir roupas, acessórios, livros ou móveis em brechós e lojas de produtos usados, poupamos os recursos naturais e as emissões associadas à produção de um novo item, além de economizar dinheiro e prolongar a vida útil de um bem em boas condições.
 

Prefira alimentos orgânicos. Nada se compara ao sabor e aos nutrientes de uma alimentação saudável. Evite alimentos com agrotóxicos — o uso indiscriminado dessas substâncias prejudica o solo, as nascentes, a biodiversidade, a nossa saúde e a saúde dos trabalhadores rurais, que são cotidianamente expostos aos produtos químicos. Dê preferência a frutas, legumes e vegetais da estação, produzidos por pequenos produtores locais.
 

Atitudes individuais importam e fazem a diferença:

Adotar hábitos de consumo consciente muda o mundo. Mesmo individuais, as ações contribuem positivamente para a preservação de recursos naturais, redução da pegada de carbono da humanidade e menor geração de resíduos. “Ao cozinhar todos os dias, acabamos desperdiçando alimentos, então imagine a quantidade de comida que jogamos fora durante mais de 50 anos de vida adulta”, alerta Bruna Tiussu, gerente de comunicação e conteúdo do Instituto Akatu

Cada brasileiro produz em média 1kg de resíduos por dia, em um total de quase 80 toneladas de resíduos “jogados fora” todos os anos, de acordo com a Abrelpe. Todos esses resíduos descartados anualmente poderiam formar uma muralha de 13 metros de altura ao longo dos 7,4 mil quilômetros de extensão do litoral brasileiro. Mas, se cada um de nós reduzir o consumo de embalagens e impulsionar a reciclagem, podemos diminuir consideravelmente essa montanha de resíduos.

Ao mesmo tempo, cada brasileiro consome diariamente, em média, 152,1 litros de água em suas atividades cotidianas, muito mais do que os 50 a 100 litros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, é fundamental fazer a nossa parte. Se apenas 10 milhões de brasileiros escovarem os dentes 3 vezes ao dia durante um mês, com a torneira fechada, usando somente um copo d’água para enxague, seria possível economizar o equivalente a uma hora do volume de água que cai pelas Cataratas do Iguaçu (PR), o maior conjunto de quedas d’água do mundo. 

Saiba mais sobre como adotar hábitos com melhor impacto em áreas como água, alimentação, biodiversidade, crise climática e resíduos, acessando o guia digital Primeiros Passos!
 

Akatu

https://akatu.org.br

 

São Paulo é destino mais procurado para feriado de 15 de novembro, quando recebe a Fórmula 1

Ponte Estaiada, Marginal Pinheiros, São Paulo. Foto: Bruno Thethe, Unsplash
A cidade mais cosmopolita do Brasil recebe mais um Grande Prêmio de Fórmula 1 e supera o Rio de Janeiro e Salvador na preferência dos viajantes brasileiros. Capitais do Nordeste seguem sendo a maioria no ranking.

 

O feriado da Proclamação da República – 15 de Novembro – é o único feriado com ponte do segundo semestre, um motivo a mais para quem pretende viajar no período. Além disso, no dia 13, acontece o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. A procura por destinos para essas datas já é visível no metabuscador de viagens KAYAK, que fez um levantamento sobre os mais procurados para esse feriado. São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador despontam como as três cidades mais visadas para viagens durante esse feriado. A capital paulista aparece como a mais buscada e o preço médio do ticket aéreo para esse destino, R$ 1.059, é o mais em conta dentre os top 10 listados. 

Serão quatro dias de folga – para quem puder contar com a ponte da segunda-feira (14/11) para folgar ou trabalhar remotamente. Dentre os top 10 destinos mais pesquisados, seis são do Nordeste, dois do Sudeste e dois do Sul. O preço médio mais alto de voo é para quem vai a Maceió (R$ 1.866), mas se o viajante não quiser abrir mão do Nordeste nesse feriado, Salvador aparece como o voo mais barato dentre as cidades nordestinas mais procuradas. Para quem preferir o sul, Florianópolis pode ser uma opção, com o preço médio de passagem aérea de R$ 1.365, enquanto Porto Alegre aparece com R$ 1.548.

 

Top 10 destinos mais procurados para o feriado de 15 de novembro

 

Metodologia: O levantamento foi realizado na base de dados do KAYAK considerando voos de ida e volta partindo de todos os aeroportos do Brasil para todos os aeroportos do Brasil. Para datas de buscas, foram consideradas 26/07/2022 a 26/09/2022, para viagens entre 11/11/2022 e 16/11/2022.

 

Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil, reforça a importância de aproveitar o feriado de 15 de novembro próximo. “Após dois anos de restrições e um semestre sem feriados para emendar com o fim de semana, as pessoas parecem mais dispostas a aproveitar ao máximo as oportunidades para viajarem. E o feriado de 15 de novembro é uma ótima ocasião para quem não quer esperar o período mais concorrido do alto verão. Além disso, o KAYAK pode facilitar o planejamento dos viajantes dispondo de ferramentas que os ajudam a encontrar preços que cabem em todos os bolsos e períodos para viagem, possibilitando a organização com antecedência”, explica Vedovato. 

Com alguns poucos cliques no site do KAYAK os viajantes podem planejar melhor suas viagens e orçamentos. O metabuscador disponibiliza uma série de ferramentas gratuitas que os ajudam a encontrar os preços da passagem aérea, do hotel, do pacote, da locação de automóvel ideais para cada um, com diversos filtros que facilitam ainda mais a procura. No Alerta de Preços, após cadastro gratuito, o viajante passa a receber notificações de variações de preços do destino escolhido, com recomendação de quando é o melhor momento para comprar. No Explore, basta indicar o orçamento disponível e o sistema sugere destinos que se encaixam na faixa de preço informada. Já o Detetive de Preços pesquisa outras opções de um preço de passagem aérea ou hotel encontrado em outras plataformas. Tudo simples, grátis e em um só lugar.

 

KAYAK

 www.KAYAK.com

 

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