Pesquisar no Blog

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Quase 30% dos brasileiros são hipertensos; Vigitel 2025 aponta avanço de diabetes, obesidade e problemas de sono


Quase três em cada dez brasileiros adultos vivem com hipertensão arterial, de acordo com o Vigitel 20251, levantamento do Ministério da Saúde que monitora fatores de risco e proteção para doenças crônicas não transmissíveis nas capitais e no Distrito Federal. O índice passou de 22,6% em 2006 para cerca de 29,7% em 2024, evidenciando o aumento da condição nas últimas décadas. No mesmo período, o número de casos de diabetes mais que dobrou, saltando de 5,5% para 12,9%, enquanto a obesidade avançou de 11,8% para 25,7% na população adulta.

“O avanço da hipertensão, do diabetes e da obesidade no Brasil reflete uma combinação de fatores que vão além da genética, como sedentarismo, alimentação inadequada e alterações no padrão de sono. Essas condições costumam coexistir e se potencializar, aumentando de forma significativa o risco cardiovascular da população”, explica Carlos Rassi, coordenador do Centro de Cardiologia do Sírio-Libanês em Brasília.

Pela primeira vez, o Vigitel traz dados sobre qualidade do sono, onde cerca de 20% dos adultos relataram dormir menos de seis horas por noite, e quase 32% apresentaram ao menos um sintoma de insônia em 2024. O indicador pode ser considerado um sinal de alerta por sua relação direta com o agravamento de doenças crônicas e transtornos de saúde mental.  



Carlos Rassi - coordenador do Centro de Cardiologia do Sírio-Libanês em Brasília.

Hospital Sírio-Libanês • Contato para imprensa
siriolibanes.pr.spa@llyc.global


[1] Ministério da Saúde. Vigitel Brasil 2006-2024: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no DF. Acesso em 29/01/2026. Disponível em: Link


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados