Pesquisar no Blog

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Serviços de alimentação têm mais de mil empresas abertas por dia útil no primeiro semestre de 2022, aponta Serasa Experian

Serviços movimenta economia com 69,5% do total de novos negócios no país; mais de 2 milhões de companhias foram registradas no período 


O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian mostra que, nos primeiros seis meses de 2022, a categoria de Serviços de Alimentação foi a que mais registrou novos negócios, uma vez que engloba atividades como bares, restaurantes, lanchonetes e food trucks. Foram 1.243 registros por dia útil, em média – 154.150 no total. O levantamento traz, ainda, as demais categorias que mais tiveram registros no período, como Reparação e Manutenção de Prédios e Instalações Elétricas, Serviços de Higiene e Embelezamento Pessoal e Comércio de Confecções em Geral. No total, entre janeiro e junho, 2.065.591 de negócios foram abertos no país.



Segundo o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, a criação de empreendimentos desta categoria reflete o baixo investimento necessário para empreender. “Enquanto o comércio e a indústria pedem a alocação de recursos significativos em um local, maquinário ou estoque, por exemplo, Serviços pede investimentos menores o retorno pode ser mais rápido, principalmente no segmento de alimentação. Muitas vezes, estas pessoas já realizavam a atividade informalmente e, agora, regularizaram a documentação para conquistar mais clientes na retomada das atividades pós-pandemia”, comenta. 

Na análise por segmentos, Serviços se destaca, representando 69,5% das novas empresas (1,4 milhão) e crescimento de 3,6% com relação ao período de janeiro a junho de 2021 – o único a apresentar alta. Na representatividade frente ao total de companhias, o setor ficou bem acima do Comércio (22,4%) e Indústria (7,0%). Ainda assim, o total de novas empresas apresentou queda de 0,3% com relação ao mesmo período do ano anterior, puxada principalmente pela Indústria (-9,0% na análise entre janeiro e junho de 2021 e 2022) e Comércio, que teve variação de -8,3%.



Sociedades Limitadas têm maior participação desde 2012

 

Ainda que os Microempreendedores Individuais sigam sendo a natureza jurídica mais escolhida por aqueles que desejam empreender, as Sociedades Limitadas registraram a maior participação no total de empreendimentos abertos no primeiro semestre de 2022. Elas representam 16,9% do montante final, maior número desde 2012, quando a representatividade foi de 17,6%. Confira os dados completos aqui.

 

Metodologia  

Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

 

Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados