Pesquisar no Blog

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Ansiedade de Separação: Saiba se o seu pet sofre com esse quadro e como tratá-lo

Além de gerar sofrimento, eles ainda podem ficar propensos às doenças derivadas do estresse


Assim como os humanos, o transtorno de ansiedade também pode acometer os animais, principalmente, os domésticos. Ele está relacionado ao medo, angústia e alteração comportamental em decorrência de gatilhos pré-estabelecidos como, por exemplo, o abandono ou até mesmo o excesso de apego. Alguns pets podem passar a apresentar alterações comportamentais significativas quando estão, ou sentem que vão estar distantes dos seus tutores. Esse quadro é denominado Ansiedade de Separação e apesar de ser mais comum nos cachorros, também pode acometer os gatos. 

Além de gerar sofrimento, eles ainda podem ficar propensos às doenças derivadas do estresse - como inflamações de vias urinárias situacionais dos gatos, - quadros depressivos, além da falta de apetite, distúrbios como vômitos, regurgitações, diarreias e agitação excessiva. Ainda é possível quebrarem objetos e se machucarem na tentava de chamar atenção. 

De acordo com o veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU Recife, campus Graças, Wagner Araújo, para minimizar os efeitos desse quadro é necessário que os responsáveis naturalizem a ausência e façam o pet compreender que ela é temporária. 

"O animal precisa compreender que essa ausência não é permanente, seu tutor sai de casa e depois retorna. Para os que apresentam a ansiedade, é fundamental que as pessoas evitem fazer um drama na hora da separação, devem agir com calma e naturalidade, para que isso não gere gatilhos ou associações ruins . Deixar brinquedos ou materiais de enriquecimento ambiental disponíveis, deixar petiscos espalhados pela casa, deixar a televisão ligada por um período de tempo após a saída, são algumas das medidas que podem ser adotadas", sugere. 

No entanto, se mesmo após essas estratégias o animal não mudar de comportamento, é indicado buscar o auxílio de profissionais especializados. "Quando o comportamento do pet representar desconforto para ele mesmo e para o tutor, influenciar diretamente na rotina saudável de ambos, é hora de buscar apoio de um especialista em neurologia e comportamento animal e também de um adestrador para que não haja prejuízos na qualidade de vida e no bem-estar dele", orienta.  

 

Confira os principais sintomas da ansiedade de separação: 

- Choro;

- latidos constantes;

- vômitos;

- diarreia;

- falta ou excesso de apetite;

- excesso de lambeduras;

- taquicardia;

- agressividade;

- agitação excessiva;

- perseguição da cauda;

- roer e destruir itens da casa;

- arranhar a porta;

- urinar em locais diferentes do habitual;

- mordeduras pelo corpo;

-quebra de objetos da casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados