Pesquisar no Blog

sábado, 1 de outubro de 2022

Tecnologia para idosos: como a inclusão digital ajuda no bem-estar da terceira idade

Aplicativos podem promover relacionamento e trazer benefícios às pessoas de mais idade  


Os aplicativos já fazem parte da realidade da população e o volume destes aumentam a cada dia por conta da facilidade que gera no dia a dia das pessoas. Porém, pensando que as pessoas mais velhas não nasceram em tempos digitais, qual é o impacto que esses apps podem promover na vida dos idosos? O Dia do Idoso, celebrado no dia 1 de outubro, nos leva a debater sobre a inclusão digital para esse público, que além de promover o relacionamento com o mundo atual, pode também beneficiá-los.   

O tema se torna ainda mais importante quando observamos que a população acima dos 60 anos está crescendo no país. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora apontou que o número de idosos no Brasil passou de 29,9 milhões em 2020 e deve alcançar 72,4 milhões até 2100.   

No setor da saúde, players especializados em tecnologia, já estão antenados a esse aumento da longevidade e criando aplicativos pensando também nos benefícios que podem trazer a esse público. A MV, multinacional especializada na Transformação Digital da Saúde no Brasil e na América Latina, desenvolve tecnologias inovadoras como o aplicativo Personal Health, criado pela divisão da empresa Global Health focada em tratar da saúde e não da doença com soluções preventivas.   

Nesta linha, o aplicativo possibilita que o paciente tenha todo o seu histórico patológico na palma da mão e permite o monitoramento da saúde do paciente mesmo após sua saída da instituição de saúde, essencial para as pessoas mais velhas que demandam mais cuidados. Características físicas, comorbidades, lista de medicamentos em uso, indicadores de alergias, sinais vitais e ainda resultados de exames, laudos, procedimentos realizados e agendamento de consultas são algumas das informações integradas ao app.  Quanto ao manuseio, é fácil e intuitivo e os próprios profissionais da saúde podem explicar ao idoso como utilizar o aplicativo.   

“Todas as principais transações de saúde em um só lugar, com o Personal Health, o engajamento do paciente deixa de ser apenas um conceito e passa a ser algo concreto no dia-a-dia das pessoas e seus familiares, promovendo a realização de exames na época adequada, a melhora da adesão terapêutica e predizendo riscos à saúde do indivíduo”, ressalta Emerson Zarour, diretor de inovação da MV.  

Outra tecnologia que pode ser facilmente usada por pessoas com mais idade é a Prescrição Digital. O aplicativo acompanha toda a jornada do paciente, desde o atendimento médico até a compra do medicamento. Agregando na mesma plataforma o prontuário do paciente e a prescrição médica, a tecnologia, ativada por geolocalização, permite a busca pelo remédio com valores mais acessíveis e farmácias mais próximas, pagamento e o delivery da medicação.  Ou seja, o idoso consegue continuar seu tratamento sem sair de casa.   


MV - healthtech brasileira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados