Crescimento no saldo
das carteiras é de 14,4% em relação a 2021
Vendas a prazo têm apresentado
decréscimo e somam 42% das negociações
A ANEF (Associação
Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras) divulga os números das
instituições financeiras que atuam nas vendas a prazo do setor automotivo. O
primeiro semestre de 2022 – mesmo com a instabilidade gerada pela pandemia de
Covid-19 e também pela crise mundial dos semicondutores – registrou crescimento
nos recursos liberados para financiamentos de veículos, totalizando R$ 92,8
bilhões em comparação aos R$ 92,6 bilhões registrados no mesmo período do ano
anterior.
"O segmento
automotivo sempre busca novas soluções e flexibilizações para chegar às
melhores condições de negociação com os clientes, o que mostra os números das
linhas de crédito: as modalidades crescem em diferentes ritmos conforme a
demanda, mas sempre apresentam acréscimo", pontua Paulo Noman, presidente
da ANEF.
Carteira
e produtos
O saldo total das
carteiras cresceu para R$ 350,4 bilhões no primeiro semestre de 2022, um
aumento de 14,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando totalizou
R$ 306,2 bilhões.
“A estratégia de
adaptação que as instituições adotaram, como flexibilização dos prazos e
condições especiais para veículos usados, ajudou o mercado a manter a tendência
de crescimento. E em um ano tão atípico, com Copa do Mundo próxima às festas de
final de ano e férias escolares, além da eleição presidencial", declarou
Noman.
Formas
de escoamento das vendas no mercado
No âmbito das
vendas de veículos de passeio e comerciais leves, manteve-se a tendência no
crescimento com pagamento à vista (58%). As vendas via Financiamento CDC, por
outro lado, apresentaram decréscimo (38%) e, juntamente com o Consórcio (4%)
somam 42% do total registrado em 2022.
As vendas de
caminhões e ônibus mantêm uma média próxima à registrada no total de 2021: o
Financiamento CDC somou 40% do total e compôs a maioria, assim como foi também
na soma do ano anterior (45%). As negociações por meio do Finame aumentaram
para 28% e as por meio do Consórcio permaneceram em 4%. O pagamento à vista
subiu para 27% e o Leasing manteve-se com o 1% restante.
Nas vendas de motocicletas, por outro lado, houve uma mudança na tendência de compras: um decréscimo do Consórcio (28% frente aos 32% alcançados no total do ano de 2021), e um aumento no financiamento (39% contra 37% no total de 2021) e negócios à vista (33% frente aos 31% registrados em todo 2021).
ANEF representa as
suas marcas associadas junto aos órgãos do governo, de entidades de classe e
associações congêneres, divulga, esclarece e presta informações, tanto à
imprensa quanto aos consumidores em geral, sobre as modalidades de
financiamentos – CDC (Crédito Direto ao Consumidor), Finame, Leasing e Consórcio
–, nos segmentos de automóveis, ônibus, caminhões e motocicletas. A entidade
representa, hoje, 8 marcas e suas respectivas estruturas de serviços
financeiros, incluindo bancos, empresas de arrendamento mercantil e
administradoras de consórcios vinculados à indústria automotiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário