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segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Vender ou comunicar: o que eu quero da minha assessoria de imprensa?


Há uma grande confusão. Nem toda comunicação vende no sentido literal da palavra. E por que é importante nos atentarmos a isso? Se uma empresa busca que através do seu assessor de imprensa uma venda aconteça com grande rapidez e facilidade, é um grande sinal de alerta que indica que talvez o que ele precisa é rever seus processos de marketing e comercial.

Assessoria de imprensa é utilizada para variados fins. Venda, em uma forma não literal, também é uma delas. Afinal, quando se comunica sobre a sua empresa, você vende uma marca. Quando traz um case de sucesso, você vende um resultado. Quando escreve um artigo sobre um estudo com elevadas porcentagens de acerto ou eficácia, você vende o que essa empresa faz. Mas, a consumação de uma venda depende de muitos outros fatores na jornada, para que ela se concretize.

Estar orientado 100% a vendas através da assessoria de imprensa é um desperdício de tempo e dinheiro. Bem como se você o empreender em qualquer outra ferramenta de comunicação que não o vendedor. A efetividade está nos mais variados pontos de contato que um cliente terá com o que você oferta ao mercado. E por isso, estratégias alinhadas de assessoria, marketing, publicidade e vendas são o melhor mix que qualquer empresa pode ter.

Em números, uma empresa não muito conhecida precisará de mais de um ano de assessoria de imprensa, de contato com jornalistas, de cases e conteúdos expostos na mídia para ter algum reconhecimento e notoriedade. Uma empresa de grande estrutura precisará de seis meses a um ano de trabalho massivo de assessoria de imprensa para ter resultados de relevância. Não existe fórmula mágica, e se alguém te vender isso, corra! Existe construção de marca, construção de reputação.

Então a dica é: seja parceiro da sua assessoria e se dedique a entregar informação de qualidade, esteja presente nas entrevistas que ela te oferecer. Apoie a sua construção. Mas, não deixe de olhar para os lados e se planeje quanto ao marketing digital e offline, reforce seu time de vendas com treinamento e informação ao ponto de os tornar os melhores embaixadores da sua marca. Por fim, entregue o que a sua empresa se propõe. A soma desses fatores poderá te impulsionar para um futuro de grande sucesso em vendas.

 

Stephanie Haidar - jornalista com especialização em assessoria de imprensa, dubladora e locutora comercial.


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