Há uma grande confusão. Nem toda
comunicação vende no sentido literal da palavra. E por que é importante nos
atentarmos a isso? Se uma empresa busca que através do seu assessor de imprensa
uma venda aconteça com grande rapidez e facilidade, é um grande sinal de alerta
que indica que talvez o que ele precisa é rever seus processos de marketing e
comercial.
Assessoria de imprensa é utilizada para
variados fins. Venda, em uma forma não literal, também é uma delas. Afinal,
quando se comunica sobre a sua empresa, você vende uma marca. Quando traz um
case de sucesso, você vende um resultado. Quando escreve um artigo sobre um
estudo com elevadas porcentagens de acerto ou eficácia, você vende o que essa
empresa faz. Mas, a consumação de uma venda depende de muitos outros fatores na
jornada, para que ela se concretize.
Estar orientado 100% a vendas através
da assessoria de imprensa é um desperdício de tempo e dinheiro. Bem como se
você o empreender em qualquer outra ferramenta de comunicação que não o
vendedor. A efetividade está nos mais variados pontos de contato que um cliente
terá com o que você oferta ao mercado. E por isso, estratégias alinhadas de
assessoria, marketing, publicidade e vendas são o melhor mix que qualquer
empresa pode ter.
Em números, uma empresa não muito
conhecida precisará de mais de um ano de assessoria de imprensa, de contato com
jornalistas, de cases e conteúdos expostos na mídia para ter algum
reconhecimento e notoriedade. Uma empresa de grande estrutura precisará de seis
meses a um ano de trabalho massivo de assessoria de imprensa para ter
resultados de relevância. Não existe fórmula mágica, e se alguém te vender
isso, corra! Existe construção de marca, construção de reputação.
Então a dica é: seja parceiro da sua
assessoria e se dedique a entregar informação de qualidade, esteja presente nas
entrevistas que ela te oferecer. Apoie a sua construção. Mas, não deixe de
olhar para os lados e se planeje quanto ao marketing digital e offline, reforce
seu time de vendas com treinamento e informação ao ponto de os tornar os
melhores embaixadores da sua marca. Por fim, entregue o que a sua empresa se
propõe. A soma desses fatores poderá te impulsionar para um futuro de grande
sucesso em vendas.
Stephanie Haidar - jornalista com
especialização em assessoria de imprensa, dubladora e locutora comercial.
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