Lançamento de
Magaly Prado, Doutora em Comunicação e Semiótica, pontua o uso da inteligência
artificial na formação de radicalizações e bolhas sociais
Fruto de um trabalho de quatro anos de pesquisa e
ampla investigação de áreas do conhecimento como big data, machine
learning e blockchain, o livro explora o uso da
inteligência artificial para a produção e disseminação de conteúdos
inverídicos, enganosos, dissimuladores e potencialmente danosos. Presentes no
dia a dia da população, mesmo que disfarçados ou despercebidos, os algoritmos
hoje influenciam a tomada de decisões, contribuem para as radicalizações e
fomentam a formação de bolhas sociais.
Ao abordar diferentes vertentes da inteligência
artificial, Magaly Prado revela como o uso indevido destas tecnologias tem
afetado negativamente as democracias. Com apenas alguns cliques, é possível
produzir páginas, fotos, áudios e vídeos adulterados com o intuito de reforçar
opiniões, mesmo que autoritárias ou discriminatórias, ou ainda desmoralizar
poderes e personalidades. Esta praticidade, aliada às possibilidades de rápida
distribuição de conteúdos, mina a confiança em instituições como o poder
público, imprensa, as organizações científicas e as entidades artísticas.
Em Fake News e Inteligência Artificial,
a autora se debruça sobre temas como a disputa pelas informações pessoais dos
usuários na internet, o papel dos algorítimos nas mídias sociais e na distribuição
de notícias e a conexão entre polarização e desinformação. Sem se abalar pelo
pessimismo, a especialista destaca ainda as possibilidades, já existentes, para
o controle e eventual eliminação das fake news. Isso sem desconsiderar
argumentações essenciais como a necessidade de uma regulação que não incite e
não emule a censura.
Ficha técnica
Livro: Fake News e Inteligência Artificial
Autora: Magaly Prado
Editora: Editora Almedina Brasil, selo Edições 70
ISBN: 9788562938658
Páginas: 424
Formato: 13x23x0,7
Preço: R$ 99,00
Onde encontrar: Editora
Almedina, Amazon
Sobre a autora
Magaly Prado, é doutora em Comunicação e Semiótica
e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, é também
professora da pós-graduação Transformação Digital. Bolsista de pós-doutorado da
Cátedra Oscar Sala (Instituto de Estudos Avançados) e da Escola de Comunicações
e Artes (ECA), integra o time de pesquisadores do Center for Artificial
Intelligence (C4AI), da Universidade de São Paulo (USP). Jornalista formada
pela Faculdade Cásper Líbero, é autora dos livros “Produção de Rádio: um Manual
Prático”, “Webjornalismo”, “História do Rádio no Brasil”, “Ciberativismo e
Noticiário: da mídia torpedista às redes sociais” e “Fake News e Inteligência
Artificial”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário