Ações fazem parte de campanha de
conscientização sobre o câncer de mama; doadores ganharão sessões de fotos e
maquiagemOutubro Rosa no Parque D. Pedro Shopping em 2021
Neste Outubro Rosa, o Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce
Sonae Shopping Centers, irá realizar uma série de ações para conscientizar
sobre o câncer de mama, recebendo doações de cabelos e lenços. “No último ano,
conseguimos coletar doações de cabelo suficientes para produzir 24 perucas.
Este ano, esperamos superar esse número, além de, por meio de doações de
lenços, levar autoestima para as pacientes que vivem este momento tão
delicado”, afirma a gerente de marketing, Taís Tavares.
Os lenços serão destinados ao Centro de Quimioterapia Ambulatorial (CQA) da Unimed. Os pontos de coleta ficarão nas entradas das Flores, das Águas, das Colinas e no PEG, localizado no estacionamento. As doações podem ser feitas durante todo o mês de outubro, no horário de funcionamento do shopping. “Queremos que as mulheres sejam sensibilizadas e adotem o autoexame nos 365 dias do ano e que, a partir dos 40 anos, façam mamografia anualmente, uma vez que o diagnóstico precoce amplia enormemente as chances de cura, que podem chegar a 95% dos casos. O amplo engajamento feminino nessa prevenção é o nosso objetivo sempre”, comenta o diretor técnico dos serviços oncológicos da Unimed Campinas, Emerson Gatti.
Cabelegria
Já
nesta quinta-feira (06), das 10h às 18h, o
shopping também promove o corte de cabelo solidário para produção e doação de
perucas para mulheres que estão em tratamento. O truck da ONG Cabelegria
estará estacionado na Praça BeGreen, localizada na Entrada das Árvores,
e fará cortes gratuitos, além de receber doações. Neste ano, todos os doadores
ganharão sessões de fotos e maquiagem. “Por meio dessas parcerias, conseguimos
divulgar nosso trabalho na cidade, além de possibilitar a doação de cabelo
feita pelos clientes e a entrega de perucas para eventuais pacientes que fazem
tratamento em Campinas”, afirma Mariana Robrahn, fundadora do Cabelegria.
São aceitos todos os tipos de cabelo que tenham no mínimo 15 cm de comprimento, podendo ser natural, com química ou tintura. Já as pacientes que quiserem receber uma peruca, basta apresentar a documentação necessária para o cadastro: RG, CPF, laudo médico e comprovante de quimioterapia no caso de paciente oncológico. As senhas serão distribuídas por ordem de chegada no Banco de Peruca Móvel da ONG, que em oito anos já ajudou mais de 11 mil pacientes.
Maquiagem e fotos
Durante a doação, com o apoio da marca Quem Disse, Berenice?, os
voluntários serão maquiados e contarão com uma sessão de fotos feita pela
publicitária Juliana Lima, curada de um câncer de mama. “Ao longo dessa
trajetória, houve alguns espinhos: a fase quimioterápica, com certeza, foi a
mais temida e esperada. Foi um período muito difícil e doloroso. Me senti por
diversas vezes diferente de todo mundo. A primeira visão no espelho, sem os cabelos,
é esmagadora. O medo do julgamento alheio é desesperador. A coragem é
necessária para seguir”, relembra.
A publicitária, que teve câncer aos 34 anos, criou um projeto
social chamado “Aceite-se”, que proporciona sessões fotográficas para pacientes.
“Tenho como objetivo, por meio da minha fotografia, captar em imagens a
essência da beleza feminina para resgatar o Sagrado Feminino. Levo autoestima
às pacientes oncológicas quimioterápicas para que elas tenham o empoderamento,
a afirmação e a aceitação necessários em um dos períodos mais desafiadores de
suas vidas”, afirma Juliana.
“A gente acredita no poder da maquiagem para renovar a
autoestima e ajudar a encontrar uma versão melhor e mais confiante de si
próprio e, nesse aspecto, nos conectamos muito com o propósito da ONG
Cabelegria, que ajuda a realçar a beleza de quem enfrenta o tratamento do
câncer de mama. Por isso, estamos muito felizes em participar dessa campanha,
que contribui para a conscientização sobre a importância do diagnóstico e tratamento
precoces, oferecendo o que fazemos de melhor: uma beleza sem regras e padrões,
que destaca o que há de lindo em cada mulher”, afirma Leandro Pozzi,
proprietário da franquia Quem Disse, Berenice? no Parque D. Pedro Shopping
Aula de Yoga reforça importância dos cuidados pessoais
Para completar o Outubro Rosa, o Parque D. Pedro Shopping realiza
no dia 25, às 18h30, na Praça BeGreen (Entrada
das Árvores), uma aula gratuita de Yoga com o apoio da academia Bodytech.
Segundo a professora Luciana Oliveira, a prática de exercícios físicos
regulares, especialmente a Yoga, pode ser uma aliada ao tratamento.
“A Yoga é extremamente importante para manter a
consciência do autocuidado, da respiração e do equilíbrio. Além disso, a
prática coletiva traz bem-estar emocional e acolhimento, fatores muito importantes
durante o tratamento. A Yoga também age em todos os nossos sistemas, sendo o
endócrino o mais perceptível, já que é ele que regula as glândulas que produzem
hormônios tão essenciais para as mulheres”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário