Pesquisar no Blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Como Melhorar Sua Saúde Mental e Emocional: Conheça Hábitos Para se Livrar do Estresse

Padrões de pensamento preocupantes e ruminantes muitas vezes podem ser desencadeados pelo estresse. Esse tipo de pensamento é, na verdade, um mecanismo de enfrentamento para algumas pessoas -- embora não seja particularmente útil. 

O estresse persistente ao longo do tempo é um risco para a saúde porque aciona o sistema nervoso simpático do seu corpo, que é responsável pela sua resposta de luta ou fuga. Quando essa resposta é ativada, o corpo começa a bombear uma enxurrada de hormônios, como a adrenalina, que lhe dá energia para fugir do perigo.

Também libera cortisol, que tem inúmeras funções no corpo, como ajudar a regular o metabolismo e o sistema imune. Embora essa resposta possa ser útil no caso de uma emergência repentina, como ser perseguido por um cão agressivo, a exposição contínua a níveis elevados desses hormônios pode produzir inflamação no corpo e diminuir sua resposta imune. 

A hipnoterapeuta, Madalena Feliciano, cita que as mulheres por exemplo, muitas vezes não percebem o quanto estão sob estresse. Costumamos usar muitos chapéus -- em nossas carreiras profissionais e como mães, esposas e filhas. Fazemos tudo. As mulheres geralmente realizam várias tarefas e são ótimas em criar listas de tarefas e cuidar de todos os outros. Mas muitas vezes negligenciamos nossas próprias necessidades ou nos colocamos em último lugar na lista. 

O estresse crônico pode produzir uma série de sintomas físicos desagradáveis, como aperto no peito e dificuldade para respirar, palpitações cardíacas, problemas digestivos, insônia e enxaquecas. Também induz mudanças em sua saúde mental, fazendo com que você se sinta ansioso ou deprimido. 

Considerando isso, Madalena Feliciano conta que existem vários passos que você pode tomar para mudar esses padrões prejudiciais à saúde, melhorar sua saúde mental e emocional e manter o seu cérebro saudável:

Defina um limite

Compreenda que, de vez em quando, é normal reconhecer pensamentos e preocupações negativas. Mas quando esses pensamentos e preocupações surgirem, estabeleça um limite de quanto tempo você se permite focar neles. Por exemplo, diga: “Vou pensar sobre essa preocupação ou falar com um amigo sobre isso do meio-dia às 13h de hoje, mas depois tenho que passar para outra coisa”.
 

Adote hábitos saudáveis para o cérebro

Muitos dos passos que você segue para proteger a sua saúde física também são eficazes na promoção do seu bem-estar mental geral e da sua saúde cerebral. Isso inclui seguir uma dieta saudável rica em frutas e vegetais, praticar atividade física regular, socializar-se com amigos e familiares, dormir o suficiente, estar aberto para novas experiências e participar de atividades que lhe proporcionem uma sensação de alegria e de propósito.
 

Procure ajuda

As ideias listadas acima são os princípios básicos por trás de uma prática conhecida como terapia cognitivo-comportamental. Se você não conseguir mudar os seus padrões de pensamento por conta própria, consulte um profissional capacitado que poderá te ajudar a encontrar melhores maneiras de lidar com o estresse e a ansiedade, “a hipnoterapia por exemplo, também chamada de hipnose clínica, consiste na aplicação de técnicas hipnóticas como ferramentas terapêuticas. Dessa forma, a hipnoterapia é utilizada como auxílio para o tratamento de transtornos emocionais e físicos, assim como para combater hábitos e sentimentos indesejáveis.” explica a hipnoterapeuta.
 

Entendendo a respiração e faça dela um hábito

O estresse pode prejudicar sua respiração quando você não está ciente disso. Seu peito tende a apertar à medida que seus níveis de tensão aumentam. 

As pessoas também podem prender a respiração ou respirar irregularmente quando estressadas. A respiração pode tornar-se mais superficial, fazendo com que o ar viciado permaneça nos pulmões em vez de ser expelido. Isso evita que o ar novo flua da maneira que deveria. A inalação fica mais curta, o que por sua vez limita a quantidade de ar usado que pode ser exalado. Isso leva à respiração torácica. 

Para voltar ao hábito, as pessoas devem incorporar sessões breves e conscientes de respiração profunda em seu dia. Os exercícios de respiração podem ajudá-lo a ativar o sistema nervoso parassimpático, que contraria o sistema nervoso simpático. O sistema nervoso simpático prepara o corpo para agir, e o sistema nervoso parassimpático entra em ação quando você está relaxado, regulando sua frequência cardíaca em repouso, metabolismo e outras funções corporais básicas.
 

Faça uma pausa

A razão pela qual as pessoas geralmente não percebem a resposta ao estresse do corpo é porque estão ocupadas. Para reconhecer melhor o estresse, você precisa parar periodicamente e escutar seu corpo. A especialista, Madalena Feliciano comenta que quando nos tornamos mais autoconscientes, começamos a perceber os sinais de angústia, como contração e tensão muscular.
 

Alongue seus músculos

Ao fazer suas pausas diárias, incorpore alguns alongamentos simples para ajudá-lo a reconhecer os músculos tensos e relaxá-los. Faça alguns movimentos lentos do pescoço, alongue o tronco girando de um lado para o outro ou faça alguns círculos com os ombros. Alivie a tensão das costas, curvando-se para tocar os dedos dos pés com as pernas retas.
 

Concentre-se em si mesma

As mulheres muitas vezes sentem que estão sendo egoístas se reservarem um tempo para si mesmas. Mas fazer isso é crucial para o seu bem-estar. Portanto, reserve alguns minutos por dia para fazer algo que você goste, sem um objetivo em mente. 

“Em última análise, você pode não ser capaz de parar os estressores da vida, mas pode aprender a responder a eles de uma maneira mais positiva, evitando assim, problemas mais graves para o seu corpo e o desenvolvimento de crises de ansiedade.” finaliza Madalena Feliciano. 

 

Madalena Feliciano - Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo. Master Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados