Pesquisar no Blog

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Estatinas são recomendadas para a prevenção primária de doenças cardiovasculares em adultos

 

A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA (USPSTF) concluiu que pessoas de 40 a 75 anos com alto risco de doença cardiovascular (DCV) devem receber estatinas. Essa descoberta constitui a base de uma recomendação final publicada na edição de 23/30 de agosto do Journal of the American Medical Association. 

Roger Chou, da Oregon Health & Science University em Portland, e colegas atualizaram a revisão de 2016 sobre estatinas para prevenção primária de DCV. Os dados foram incluídos a partir de 26 estudos. Os pesquisadores descobriram que as estatinas estavam significativamente associadas a um risco reduzido de mortalidade por todas as causas, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio e desfechos cardiovasculares compostos (razões de risco, 0,92, 0,78, 0,67 e 0,72, respectivamente); a associação com mortalidade cardiovascular não foi estatisticamente significativa. Em grupos definidos por características demográficas e clínicas, os benefícios relativos foram consistentes, mas os dados foram limitados para aqueles com mais de 75 anos. 

Com base nesses achados, a USPSTF recomenda que as estatinas sejam prescritas para prevenção primária de DCV em adultos de 40 a 75 anos sem histórico de DCV e com um ou mais fatores de risco e um risco estimado de evento de DCV em 10 anos de 10% ou maior (recomendação B). Para adultos de 40 a 75 anos sem histórico de DCV, que têm um ou mais desses fatores de risco e um risco estimado de evento de DCV em 10 anos de 7,5 a <10%, as estatinas podem ser oferecidas seletivamente (recomendação C). Para aqueles com 76 anos ou mais sem histórico, as evidências são insuficientes para determinar o equilíbrio entre benefícios e malefícios do uso de estatinas (afirmação I).> 

"As estatinas previnem de forma eficaz e segura os primeiros ataques cardíacos e derrames para algumas pessoas", disse o membro da USPSTF, John Wong, MD, em um comunicado. "Se alguém deve começar a tomar uma estatina, depende da idade e do risco de ter um primeiro ataque cardíaco ou derrame".


 

Rubens de Fraga Júnior - professor de Gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) e é médico especialista em Geriatria e Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

 

Fonte: 

Evidence Report
Final Recommendation Statement
Editorial 1
Editorial 2
Editorial 3
Editorial 4

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados