Empreendedores que consideram no plano
de negócios os valores da empresa e praticam-os no dia a dia ganham em
produtividade, inovação, eficiência e integração. Na hora de fazer o
plano de negócios e abrir uma empresa, muitos empreendedores acabam cometendo a
falha de esquecer ou de não dedicar a devida atenção à cultura organizacional.
O que motiva a existência de um empreendimento? O propósito. E o que o mantém
sustentável? Os valores praticados no dia a dia.
Tão importante quanto estabelecer a
atividade prioritária de uma companhia, a identificação e o desenvolvimento da
cultura organizacional são fundamentais para criar a empresa conforme seu DNA,
que abrange os princípios éticos, ideológicos e funcionais. É a cultura que
regerá toda a política de gestão de pessoas, garantindo assim a essência de uma
corporação.
Definimos a cultura organizacional como
um conjunto de atitudes, posicionamentos e rituais. Na prática, é viver os
valores todos os dias para construir uma identidade única junto aos
colaboradores e aos demais públicos de relacionamento, como fornecedores,
parceiros e clientes.
A cultura organizacional dita a forma
como a empresa faz negócio, a maneira como a liderança toma decisões e o jeito
como os colaboradores atuam no trabalho. Os valores ajudam a ter clareza do que
pode ou não ser aceito no âmbito privado ou coletivo. Estabelecer a
cultura do zero em uma empresa não é fácil e tudo começa na concepção do
negócio. Se o empreendedor souber claramente o que ele almeja para a sua
companhia e deixar claro quais são suas intenções, o caminho fica mais natural
depois.
E esse processo começa na atração e
seleção dos profissionais: é importante ter bem definido quais os objetivos com
a contratação, buscando aqueles mais experientes, com competências técnicas e
habilidades comportamentais que tenham sinergia com as posições. Entretanto, é
importante também abrir as portas para aqueles ainda sem experiência, oportunizando
uma carreira e preparando esse colaborador para o futuro.
Como desenvolver a cultura de uma empresa?
O primeiro passo é estabelecer a missão, a visão e os valores do negócio,
deixando claro o que a empresa não permite ou tolera, a fim de evitar qualquer
dúvida neste sentido. Listo abaixo seis valores fundamentais que aplicamos aqui
na Contabilizei:
1.
Agir com propósito
2. Entregar
resultados com excelência
3. Construir
em conjunto
4. Trabalhar
com simplicidade
5. Estar
1% melhores todos os dias
6. Ser
uma pessoa verdadeira
É importante que os colaboradores sejam
impactados pelos valores e transformem-os em ação desde a sua chegada na
companhia. Por isso, é importante que programas de integração, conhecidos
também como onboarding, sejam bem estruturados a fim de proporcionar uma
imersão completa ao novo ambiente. As características apreciadas precisam ser
enaltecidas e os atributos da conduta devem ser tangíveis.
Além do onboarding, a empresa requer
lideranças capazes de vivenciar os valores no dia a dia com as suas equipes.
Uma boa maneira de trabalhar isso de forma constante é ter em mente que: a
organização está sempre a serviço do cliente e atua com o propósito de resolver
um problema que ele tem. Isso, por si só, já é uma maneira de praticar os valores.
A empresa pode contar também com um
grupo de pessoas que guardam, cuidam e disseminam sua cultura, os seus
embaixadores, que fortalecem os valores na prática do dia a dia. Independente
do cargo ou da função, esses profissionais naturalmente se destacam pelo
compromisso em levar adiante o propósito de uma companhia.
Por fim, há uma série de eventos e de
componentes que podem ser promovidos para fortalecer ainda mais a cultura e que
exercem um papel fundamental, alguns exemplos são treinamentos, capacitações,
campanhas de endomarketing, entre outras estratégias. Tudo isso inspira,
estimula e apoia os colaboradores a estarem conectados ao mesmo objetivo: o
sucesso do cliente, que no fim é o sucesso de todos.
Michelle
Carneiro - diretora de Pessoas e Cultura da Contabilizei, o maior escritório de contabilidade do país e líder em
abertura de empresas, que conta com um time de mais de mil colaboradores.
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