Estudos recentes publicados na revista britânica Nature alertam para o fato de que crianças de famílias com dificuldades econômicas podem ter um vocabulário mais limitado, quando comparado ao repertório de crianças de famílias que não enfrentam esse problema.
Vários estudos conduzidos nos Estados Unidos, como
os indicados no PubMed demonstraram
uma forte evidência de conexão entre o nível socioeconômico da família e o
ambiente onde são produzidas tanto a linguagem como também o desenvolvimento da
fala nas crianças.
As razões para este fenômeno estão correlacionadas
às preocupações ocasionadas pela situação de vulnerabilidade gerada por
dificuldades econômicas vividas pelos chefes da família.
Dessa forma, pais e mães que não têm segurança
sobre a capacidade de terem recursos financeiros à disposição para pagar suas
contas, têm uma menor interação verbal com seus filhos do que as famílias que
vivem situações menos desconfortáveis.
O comportamento de um pai ou uma mãe que chega em
casa com preocupações (estresse e dúvidas sobre o futuro) tende a ser de
expressar menos palavras. Certamente, em casos assim, passa a existir um
desconforto pessoal e até certa vergonha. O estímulo para a interação verbal é
reduzido e, portanto, a interação com os filhos, comprometida.
Outros estudos apontam não só para redução da
quantidade de palavras faladas diretamente para as crianças, mas também na
diminuição da qualidade das palavras e das frases. Tudo isso está diretamente
conectado à existência de uma situação de vulnerabilidade financeira dessas
famílias, definida pelo seu nível socioeconômico.
Como explicar esses fenômenos? As preocupações pelo
estado financeiro da família disputam a energia que os pais teriam para dar
atenção a brincadeiras, conversas ou outras atividades que deveriam aumentar o
entendimento das crianças e de suas capacidades de expressão e fala.
Tem sido campo de estudos o fato de que pessoas com
baixa capacidade de honrar seus compromissos têm um impacto na sua capacidade
cognitiva. Suas habilidades para refletir sobre os problemas fica comprometida,
o que pode atrapalhar a execução de inúmeras atividades e tarefas corriqueiras,
até mesmo a capacidade da pessoa se organizar para buscar sair dessa
situação.
A interação limitada com os filhos, nesse caso,
também passa a ser reflexo desse impacto severo na vida das pessoas. Essa
redução na interação verbal com os filhos não se dá na mesma intensidade ao
longo do tempo. Dentro de um mesmo mês, o comportamento pode se alterar. Por
exemplo: quando o pagamento (o salário ou até as ajudas de governo) chega,
temos um aumento das falas dirigidas aos filhos e da capacidade deles de
aquisição de linguagem. Em contrapartida, as interações voltam a se reduzir ao
longo do próximo ciclo, em caso de manutenção da situação financeiramente
instável, o que, infelizmente, parece ser o que mais acontece.
O tema é especialmente importante para os pais de
crianças em idade de 1 a 3 anos, na primeira infância, onde o desenvolvimento
da fala parece atingir seu auge, mas impacta as outras idades também.
Muitos estudos têm trazido mais luz a esses temas e
nos levam a refletir sobre o imenso problema que as dificuldades financeiras
podem causar às nossas famílias e às nossas crianças.
E a educação financeira com isso? A Educação
Financeira parece não ajudar as famílias com maiores dificuldades de ter a
garantia de sustento diário. Para esses casos, é preciso urgentemente focar em
políticas públicas eficazes que ataquem esse problema em diversas formas.
Mas, para alguns grupos de maior renda, onde a
desorganização financeira, o excesso de dívidas e até a falta de controle levam
a comportamentos semelhantes em casa. Portanto, podemos defender que investir
tempo em aprender sobre o tema ajudaria muito.
João Victorino - administrador de empresas e
especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas pela
Universidade Ibirapuera e MBA pela FIA-USP. Hoje como uma carreira
bem-sucedida, busca ajudar as pessoas a melhorarem suas finanças e a
prosperarem em seus projetos ou carreiras.
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