Saiba o que é avaliado pelo examinador e o que pode ajudar
ou atrapalhar seu teste de primeira habilitação de direção veicular
O Detran.SP lista algumas dicas e orientações valiosas para
ajudar os candidatos que realizam o exame prático de direção veicular e para
obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Permissão para Dirigir
(PPD). Basta fica atento às recomendações, que são exigidas pelos examinadores,
para se dar bem na avaliação e ganhar nota 10.
Os examinadores avaliam se os candidatos à habilitação
possuem condições para atuarem no trânsito sem fornecer riscos aos demais
habilitados, passageiros e pedestres. “A CNH não é um direito do cidadão, ela é
uma concessão. O documento é concedido em confiança aos conhecimentos e
habilidades demonstradas. Daí a importância do futuro motorista se dedicar ao
máximo durante todo o processo”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do
Detran.SP.
“O exame prático é
o último momento da avaliação do candidato, onde tudo ainda está sendo feito em
ambiente laboratorial, monitorado. Ele é uma maneira do órgão executivo de
trânsito ter a garantia de que até aquela etapa o candidato conseguiu
demonstrar o domínio e suas habilidades para a condução de veículo”, explicou
Rosana Néspoli, gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT), do Detran.SP.
O candidato deve demonstrar equilíbrio, capacidade de
manobra, uso adequado de sinalização, reflexo diante de obstáculos e habilidade
de troca de marcha. O condutor que está sendo submetido ao teste passará por
pelo menos quatro cones alinhados, uma prancha ou elevação com entrada
chanfrada, sonorizadores com réguas de largura, duas curvas sequenciais com
raio de 90° e em formato de “L” e duas rotatórias circulares que permitam
manobra em formato de “8”. Não necessariamente nessa ordem.
Nos fluxos das categorias “B”, “C”, “D” e “E”, a contagem do
tempo para realização da baliza se inicia quando a frente do carro alcança o
primeiro balizador. O exame é realizado em duas etapas: baliza e percurso em
via pública, necessariamente nessa ordem. A primeira etapa consiste em
estacionar o veículo em área demarcada por, pelo menos, seis balizadores
removíveis.
Para essa etapa, cada candidato tem até três tentativas, que
são contadas a cada deslocamento em marcha a ré. A área demarcada e o tempo
permitido para a realização da manobra variam de acordo com cada grupo. Na
categoria B, o limite é de 5 minutos, na C e D é de 6 min e na E de 9 min.
Para todas as categorias de quatro ou mais rodas, o percurso
apresenta aclives e declives, cruzamentos, sinalizações horizontal e vertical e
guias de estacionamento. O candidato é submetido a conversões e testes de
parada em subida, com acionamento obrigatório de freio de estacionamento, e é
avaliado quanto ao cumprimento de normas de circulação e conduta.
Cuidado com os pontos!
Durante o exame, as faltas cometidas são registradas no
momento em que ocorrem. O critério é a pontuação negativa por falta cometida,
sendo que o candidato que cometer uma falta eliminatória ou cuja soma dos
pontos negativos ultrapassar três será reprovado.
Habilitação para motos
Faltas eliminatórias (reprovação): iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente
ajustado ou sem viseira ou óculos de proteção; descumprir o percurso; colidir
em cones; cair do veículo durante a prova; não manter equilíbrio na prancha;
avançar sobre o meio-fio ou a parada obrigatória; colocar os pés no chão com o
veículo em movimento; provocar acidente durante o exame e cometer qualquer
outra infração gravíssima.
Faltas graves (3 pontos): deixar de colocar um pé no chão e o outro no freio ao parar
o; invadir qualquer faixa durante o percurso; não fazer ou fazer incorretamente
a sinalização; fazer o percurso com o farol apagado e cometer qualquer infração
grave.
Faltas médias (2 pontos): utilizar incorretamente os equipamentos; engrenar ou usar
marchas inadequadas; não recolher o pedal de partida ou o suporte do veículo
antes de iniciar; interromper o funcionamento do motor sem justa razão após o
início da prova; conduzir o veículo sem segurar o guidom com as duas mãos e
cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média.
Faltas leves (1 ponto): colocar o motor em funcionamento quando já engrenado;
conduzir o veículo provocando movimento irregular; regular os espelhos
retrovisores durante o percurso do exame e cometer qualquer outra infração
leve.
Habilitação para veículo de quatro ou mais rodas
Faltas eliminatórias (reprovação): desobedecer à sinalização semafórica e de parada
obrigatória; avançar sobre o meio-fio; não colocar o veículo na área balizada
no tempo estabelecido; avançar sobre o balizamento demarcado durante o
estacionamento na vaga; transitar em contramão; não completar a realização de
todas as etapas do exame; avançar a via preferencial; provocar acidente;
exceder a velocidade e cometer qualquer outra infração de trânsito gravíssima.
Faltas graves (3 pontos): desobedecer à sinalização da via ou ao agente da autoridade
de trânsito; não observar as regras de ultrapassagem ou de mudança de direção;
não dar preferência de passagem ao pedestre que estiver atravessando a via
transversal para onde se dirige o veículo ou, ainda, quando o pedestre não haja
concluído a travessia; manter a porta do veículo aberta ou semiaberta; não
sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente;
não usar devidamente o cinto de segurança; perder o controle da direção e
cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.
Faltas médias (2 pontos): executar o percurso da prova, no todo ou em parte dele, sem
estar com o freio de mão inteiramente livre; trafegar em velocidade inadequado;
interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o início da prova;
fazer conversão incorretamente; usar buzina sem necessidade ou em local
proibido; desengrenar o veículo nas descidas; colocar o veículo em movimento
sem observar as cautelas necessárias; usar o pedal da embreagem antes de usar o
pedal de freio nas frenagens; entrar nas curvas com a engrenagem de tração do
veículo em ponto neutro; engrenar ou usar as marchas de maneira incorreta e
cometer qualquer infração média.
Faltas leves (1 ponto): provocar movimentos irregulares no veículo sem motivo
justificado; ajustar incorretamente o banco; não ajustar devidamente os
espelhos retrovisores; apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo
engrenado e em movimento; utilizar ou interpretar incorretamente os
instrumentos do painel do veículo; dar partida ao veículo com a engrenagem de
tração ligada; tentar movimentar o veículo com a engrenagem de tração em ponto
neutro e cometer qualquer infração leve.
Com todas essas
dicas, no dia da prova, basta comparecer com 15 min de antecedência ao horário
agendado no protocolo de agendamento, portando documento de identificação e a
Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), impressa pelo CFC. Com
trajes adequados, siga as orientações dos representantes e examinadores e tenha
um bom exame!
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