A pandemia provocada pelo novo coronavírus tem deixado sequelas na saúde e também na economia mundial. Com o aumento acelerado do desemprego, e tentando nadar contra a maré, muitas pessoas apostaram no empreendedorismo para garantir sua sobrevivência. O tão sonhado desejo dos brasileiros em se tornar dono do próprio negócio, e ter autonomia e independência, ganhou ainda mais força no cenário atual.
Segundo pesquisas do Instituto Brasileira de
Geografia e Estatística (IBGE), 60% das empresas fecham nos cinco primeiros
anos de funcionamento e não é difícil entender o motivo dessa triste realidade.
Muitas pessoas acreditam que ter experiência no segmento que deseja atuar já é
suficiente para obter o sucesso, mas as estatísticas comprovam o contrário.
O desafio de empreender esbarra em dois tipos de
competências: técnicas e comportamentais. As técnicas estão diretamente
relacionadas com a área de atuação, gestão e mercado. A boa notícia é que essas
são mais fáceis de aprender quando você adquire conhecimento e capacitação. As
habilidades comportamentais exigem um processo intenso de autoconhecimento e
resiliência para o seu desenvolvimento. E é exatamente nesse ponto que você
precisa intensificar seu foco.
O desenvolvimento dessa mentalidade empreendedora
de sucesso pode ser alcançado a partir do momento que você foca, única e
exclusivamente, no que precisa fazer para seu negócio prosperar. O real
motivo para abrir um negócio não deveria ser o lucro e, sim, um desejo genuíno
de mudar a vida do outro quando ele adquire seus produtos e serviços. O lucro é
apenas uma consequência do excelente trabalho que você desenvolve e o quanto
você ajuda as pessoas a resolverem seus problemas.
Mas como tirar o cifrão do olho e colocar no
bolso? Aqui vão algumas dicas valiosas de quem chegou lá e pode encurtar o seu
caminho.
- Propósito. Muito tem
se falado em propósito nos últimos anos, mas pouco tem se praticado. Encontre o
seu desejo de mudança. Geralmente o que mais te incomoda pode se tornar uma
missão de vida através do seu trabalho. Pense em como, e pelo quê, você
gostaria de ser lembrado. Se você ainda está nesse plano é porque tem algo
extraordinário para fazer. Então faça seus dias valerem a pena! Uma missão de
vida realizada traz felicidade, satisfação e autoconhecimento;
- Relacionamento. O
empreendedor precisa entender que o trabalho é construído junto com seus pares
e ter pessoas certas ao seu lado, que agregam na sua jornada, é um dos focos
mais importantes do negócio. Aprenda a entender as pessoas e como elas se
engajam. Faça elas se sentirem pertencentes e importantes. Contribua com elas e
elas contribuirão com você.
- Direcionar objetivos e metas. Esse
tópico também já virou clichê. Só estabelecer metas claras não é o suficiente.
Quando você pensa no seu objetivo te dá borboletas no estômago? Se a resposta
for não, ele não é desafiador o suficiente. Se apaixone! Já reparou que quando
está apaixonada se torna resiliente e se mantém firme quando as coisas
começarem a dar errado? Atingir os seus objetivos não é uma linha reta, é cheia
de altos e baixos. Continuar olhando para a sua meta vai te manter em direção a
ela.
- Autoconhecimento. Entender
como você pensa e toma decisões te permite encontrar formas eficientes para
lidar com diferentes situações do negócio, desde como fazer networking até como
controlar seu emocional para ajudar no processo criativo. O autoconhecimento
também pode ser ancorado com apoio profissional de um coaching ou um mentor;
A sua alta performance nos negócios está
diretamente relacionada com sua auto performance. E auto quer dizer eu. Você só
alcançará melhores resultados na vida profissional quando desenvolver novas
habilidades e competências no âmbito pessoal. Invista mais tempo cuidando do
seu CPF do que do seu CNPJ, afinal é isso que vai fazer a diferença nos seus
resultados.
- Rotina produtiva X tempo ocupado. É
preciso estabelecer uma rotina direcionada e constante para ser produtiva e
fortalecer a mentalidade empreendedora. Escolha executar tarefas que te
aproximem dos resultados que você demais. As demais, delegue para outra pessoa
ou elimine.
No atual momento, vários conteúdos gratuitos
estão sendo disponibilizados na internet e gerando obesidade mental, conteúdo
não colocado em prática. Escolha lives que te proporcionam o conhecimento
necessário para dar o próximo passo, defina o que é prioridade aprender agora e
aja. Conhecimento sem ação não gera sabedoria. O empreendedor que conhece sua
meta saberá buscar conhecimento direcionado e focado que agregue valor ao seu
negócio.
- Comunicação assertiva. A
comunicação sem fronteiras tem os dois lados da moeda. Tanto pode tornar a
empresa reconhecida mundialmente, como denegrir sua imagem. Dessa maneira,
parte do sucesso é oriunda da forma como ocorre essa comunicação com o outro.
Faça uma comunicação baseada em fatos que realmente aconteceram, porque todo o
restante é interpretação. A forma como você interpreta um acontecimento pode
gerar distorções na comunicação.
Construir relacionamentos saudáveis é uma das
bases principais para gerar reciprocidade e rede de apoio. Portanto, só
conseguimos escalar nossos negócios se tivermos muitas pessoas envolvidas, que
falam da empresa e nos indicam. Assuma a responsabilidade pela comunicação com
clientes e funcionários e busque evoluir nas suas limitações. Quando você
terceiriza a responsabilidade para outras pessoas perde a excelente
oportunidade de se desenvolver. Aquilo que não te desafia não te transforma.
- Liderança. Muitas
pessoas acreditam que a liderança é nata, geralmente atribuída aos bons
comunicadores. No entanto, a comunicação é apenas uma, das diversas habilidades
e competências atribuídas a um bom líder. Por isso, o primeiro passo é aprender
a liderar a si mesmo, ter seus próprios resultados e extrair de si o seu
máximo. Então, qual pessoa que esteja disposta pode desenvolver uma postura
inspiradora?
Diante desses fatos, é preciso construir uma
mentalidade empreendedora para ter sucesso no negócio, conectando-se a um
propósito que traga satisfação e contribuição, além do lucro. Em busca de sua
missão, o empreendedor precisa seguir metas direcionadas, integradas a um conjunto
de habilidades em áreas estratégicas e uma rede de apoio tanto dentro quanto
fora da empresa. A constante busca pelo autoconhecimento também gera alta
performance nos resultados do negócio.
Por fim, o empreendedor precisa agarrar seus
desafios e dificuldades e lembrar que eles fazem parte do crescimento
profissional. Afinal, a história mostra que os maiores empreendedores do mundo
quebraram pelo menos três vezes. Se você não quer fazer parte dessas
estatísticas por que não aprender com os erros dos outros e tornar seu caminho
rumo ao sucesso mais curto?
Wanessa Fonseca - mãe, escritora, professora e
consultora de desenvolvimento humano e de negócios. Fundadora da UP Results,
que ajuda empresários a construirem resultados acima da média. CEO da Innermetrix
Goiás focada em Gestão Inteligente de Pessoas, levando indivíduos, times
e empresas a alcançarem o dobro da performance com a metade do esforço. Entusiasta
da inovação, tecnologia, neurociências e psicologia positiva. Treinadora
comportamental formada pelo IFT - Massaru Ogata, Master Coach, Practicioner em
Programação Neuro Linguística e Mentora de empreendedores.
Foi executiva de finanças em grandes empresas durante 15 anos até
ter sua vida transformada pelo autoconhecimento e se apaixonar pelo
desenvolvimento humano, tornando essa sua missão de vida.
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