Pesquisar no Blog

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Médico alerta para sintomas de segunda infecção pela dengue


Se você já foi infectado alguma vez pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, cuidado! A segunda infecção pode ser ainda mais grave


Se você já foi infectado alguma vez pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, cuidado! A segunda infecção pode ser ainda mais grave. É o que alerta o médico sanitarista da Fiocruz, Cláudio Maierovitch. 

“Uma vez que (a pessoa) tem a dengue por um desses tipos e que sara desse tipo, ela fica imune, não contrairá novamente dengue por este vírus, mas poderá ter pelos outros três. E há uma particularidade: quando a pessoa tem dengue pela segunda vez – ou seja, por um segundo tipo de vírus –, existe uma chance maior de que a doença se agrave. Este agravamento pode ser percebido tanto por dores abdominais fortes, vômitos, sangramento, sensação de tontura, mal-estar..."

A dengue tem quatro tipos, conhecidas como sorotipos 1, 2, 3 e 4. Entre os sintomas da doença, estão febre alta súbita, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, náuseas e vômitos. É importante lembrar que a dengue pode até matar. Então, caso os sintomas da doença se manifestem, procure a unidade de saúde mais próxima para o diagnóstico e tratamento adequado. E previna-se, eliminando possíveis focos do mosquito, em locais de acúmulo de água parada, como garrafas, pneus, calhas, ralos e vasos de plantas.  



E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.





https://www.agenciadoradio.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados