O ano rumava para uma retomada do mercado interno.
As expectativas eram positivas, com a queda do desemprego, juros baixos e PIB
acima de 2%. Porém, com a pandemia de COVID-19 (coronavírus) e o constante
aumento dos casos de pessoas infectadas no Brasil, diversos setores da economia
viram suas perspectivas mudarem totalmente. O otimismo deu lugar a uma
estimativa de prejuízos e, neste cenário, a tecnologia tem se tornado a
principal ferramenta para amenizar estes impactos.
Enquanto as autoridades divergem sobre priorizar a
saúde ou a economia, diversas empresas têm tentado adaptar suas rotinas e boa
parte da população segue em quarentena. Neste cenário incomum, são muitas as
incertezas do mercado: de que forma o consumidor vai voltar a comprar? Como as
empresas devem se preparar para o que está por vir? Será que os funcionários
remotos terão o mesmo rendimento do ambiente presencial?
Com a quarentena imposta pelos governos, bancos e
varejistas, por exemplo, devem sofrer danos irreparáveis devido à recessão que se
desenha para 2020. Como dizem os mais otimistas “é na crise que surgem as
oportunidades”. No caso dos bancos, os clientes seguem com dúvidas, querem
solucionar problemas ou solicitar empréstimos. Além disso, os pedidos de
abertura de conta e de cartões de crédito não devem parar. Passando para o
varejo, mesmo em casa o consumidor tem suas necessidades.
Desta forma, o momento é de usar a tecnologia para
aproximar as empresas do consumidor final. Com a transformação digital que as
empresas estão passando, algumas delas devem aproveitar atual urgência para
digitalizar seus processos e serviços – principalmente aquelas com cultura
off-line. Grandes instituições financeiras querem e tendem a usar ainda mais
ferramentas que digitalizem seus processos, mas não sabem por onde começar.
O maior desafio é compreender que a transformação
cultural vem antes da digital, sendo que um dos erros é implementar algo novo e
acreditar que os colaboradores apliquem essas novidades sem ao menos entender
os conceitos. Para isso, é importante aplicar o Mindset Ágil, desenvolvido por
empresas de tecnologia, com processo dividido em ciclos curtos e simultâneos
que permite que cada fase seja experimentada, corrigida e aprimorada com menos
complexibilidade, proporcionando a interação do cliente e usuário final em cada
parte do projeto. Isso possibilita validar ideias, novas aplicações e
estimativas de mercado já com feedback para entender se a companhia está no
caminho certo. Trata-se de um facilitador que possibilita um direcionamento estratégico
mais dinâmico, pois o tempo todo as empresas conseguem ver onde estão falhando
e o que pode ser aprimorado. Concluindo essa fase, fica mais fácil fazer com
que os funcionários passem a trabalhar de uma forma diferente do habitual pois
ele estará inserido na nova cultura.
Consumidor
Como o momento sugere que as pessoas fiquem em
casa, alguns hábitos como as formas de tirar dúvidas sobre produtos ou
solicitar serviços passam do físico para o online. Empresas que atuam
majoritariamente com processos presenciais, podem se beneficiar com a
implementação de Chatbots em seus canais de atendimento. Este recurso facilita a
interação com clientes e potencializa a agilidade na resolução de problemas e
processos de forma automatizada, com toque humanizado. O maior benefício desta
ferramenta é a otimização do tempo nos processos.
Colaboradores e empresas
Além do cenário atual, que praticamente
impossibilita a ida e volta ao trabalho, é preciso aprender também com
situações recorrentes como os dias de enchentes, que impedem a mobilidade das
pessoas. O teste de trabalho remoto é uma oportunidade! E com pessoas
recorrendo ao home office, é necessário que este modelo traga facilidades e as
melhores condições possíveis para a execução de tarefas.
Deste modo, é preciso investir em ferramentas de
comunicação direta como Slack, Teams e Rocket Chat, que podem ampliar a conexão
entre as pessoas da empresa e apresentam benefícios como a possibilidade de ter
conversas privadas, grupos de discussão, ligações remotas e gestão de times
trazendo mais dinamismo ao trabalho. Com o passar do tempo essas ferramentas
têm se tornado essenciais para a execução no trabalho no dia a dia, além disso
a digitalização da comunicação proporciona redução de tempo, potencializando a
produtividade e entrega.
Seja uma empresa do varejo, financeira ou de tantos
outros setores, um time de tecnologia conta com uma vantagem importante para
viabilizar o trabalho remoto: a cultura de DevOps, já amplamente divulgada, que
permite que equipes possam se valer de ferramentais na nuvem para gerenciar o
ciclo de vida de desenvolvimento de software. A possibilidade de termos controladores
de versão de código, servidores de build, revisão de código assíncrona, e
infraestrutura como serviço em nuvem, permitem que, neste momento, as equipes
consigam se manter produtivas.
No momento em que a saúde é prioridade e o
isolamento é necessário, a tecnologia segue como aliada de empresas,
colaboradores e clientes. Basta saber usá-la a favor. As pessoas já entenderam
a necessidade da mudança de hábito de consumo, agora é a vez de as companhias
refletirem sobre a própria reinvenção no modelo de negócios. E quando houver
sincronismo entre ambos e em todas as áreas, talvez a economia não seja mais
motivo de incertezas.
Victor
Cavalcante - Owner da Lambda3
Nenhum comentário:
Postar um comentário