Pesquisar no Blog

domingo, 19 de abril de 2020

Dia do Índio: Mércio Gomes recomenda 16 livros sobre história e tradição indígenas no Brasil


Para comemorar o Dia do Índio, em 19 de abril, Amazon convidou o antropólogo e escritor para indicar títulos indispensáveis a quem deseja entender melhor a história e os costumes indígenas



Em 19 de abril comemora-se no Brasil o Dia do Índio e, para comemorar a data, a Amazon convidou o antropólogo e especialista Mércio Pereira Gomes para fazer uma curadoria de livros disponíveis hoje na Amazon.com.br que tratam de história, tradição, costumes e linguagem indígena. 

As recomendações do profissional - que é professor universitário e autor de diversos títulos sobre o assunto - incluem livros que abrangem história e cultura do povo indígena, análises sobre a formação social do Brasil, romances, mitos e livros infantis. A lista traz autores como Darcy Ribeiro, Hans Staden, Monteiro Lobato e Daniel Munduruku.

Um dos títulos recomendados é Os Índios e o Brasil, escrito por Mércio. “O livro dá um panorama geral das culturas indígenas e da história dos índios em relação à formação do Brasil.”, explica o especialista. Quem são os índios, de onde vieram, quantos eram em 1500? Quantos povos indígenas havia, onde viviam, como se relacionavam uns com os outros? Como morreram tantos povos indígenas e como sobreviveram? Estas são algumas das perguntas respondidas. 

Entre os romances, uma das recomendações do especialista é Maíra, o principal romance escrito pelo também antropólogo Darcy Ribeiro. O título trata do “drama do brasileiro diante da tragédia indígena com pinceladas de quem viveu entre os índios, onde a imaginação se encontra com a etnografia”, observa Gomes.

Mércio também indica o Contos indígenas brasileiros, do autor indígena Daniel Munduruku. Segundo Gomes, as histórias “nos levam à beira do rio Tapajós, onde os antepassados do autor viveram e onde hoje ainda vive o povo Munduruku, um dos mais bravos da história brasileira”.

Vale destacar também a indicação de O índio e a revolução francesa, escrito por Afonso Arinos de Mello Franco. “Ele demonstra que as cartas de Vespúcio, as descrições de viajantes pela costa do Brasil, o relato dramático de Hans Staden, as observações do filósofo Montaigne sobre os Tupinambá — influenciaram Jean-Jacques Rousseau e os enciclopedistas do Iluminismo francês”, detalha Gomes. “Ao final fica bem evidenciado que a revolução francesa tem algo a ver com os índios brasileiros”, comenta.

Confira a lista completa de recomendações do especialista:
·  Os índios e o Brasil — Mércio Gomes 
·  O Brasil inevitável — Mércio Gomes e Jose Mario Pereira
·  Maíra — Darcy Ribeiro
·  Utopia Selvagem — Darcy Ribeiro
·  Duas viagens ao Brasil — Hans Staden 
·  As aventuras de Hans Staden — Monteiro Lobato
·  Moqueca de maridos – Betty Mindlin
·  Economia Selvagem  – Cesar Gordon
·  Contos indígenas brasileiros  – Daniel Munduruku
·  Foi vovó que disse  – Daniel Munduruku e Graça Lima
·  Amazônia indígena  – Márcio Souza
·  O índio brasileiro e revolução francesa  – Afonso Arinos de Mello Franco
·  Índios e caboclos – Maria do Rosário de Carvalho  





Mércio Pereira Gomes - antropólogo, escritor e professor universitário, com formação no Brasil e nos EUA. Foi presidente da FUNAI entre 2003 e 2007, e colaborou ativamente na formulação da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, da ONU. Além dos títulos citados acima, é autor também de outros dois livros: O Índio na História - O povo Tenetehara em busca de liberdade e Antropologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados