Pesquisar no Blog

sábado, 22 de dezembro de 2018

O autocuidado nas festas de final de ano


Dr André Luís Valera Gasparoto, coordenador do pronto socorro adulto do Hospital Albert Sabin da dicas de como ter os cuidados necessários para as tão desejadas férias.

Como o nome diz, o autocuidado é um conjunto de atitudes que cada um faz com o objetivo de cuidar de si mesmo. Devemos tê-lo por inúmeros motivos, entre eles, para estarmos atentos às próprias necessidades e buscar desenvolver hábitos que visam o próprio bem-estar. Refere-se à capacidade de refletir sobre a necessidade de aperfeiçoar cada dia mais o seu estilo de vida, evitar hábitos maléficos a sua saúde física e mental, adotar medidas de prevenção a doenças, e claro, evitar situações de risco. Portanto, as principais medidas de autocuidado envolvem atitudes para prevenir doenças, manter-se saudável fisicamente e mentalmente.

Nas festas de fim de ano, segundo o coordenador do Hospital Albert Sabin, é mais frequente o abuso na alimentação e em bebidas alcoólicas; é muito comum dizermos que “ano que vem começo a dieta”. Faça tudo de forma moderada, não exagere e lembre-se que existe um amanhã.
Pessoas portadoras de enfermidades como, diabéticos, hipertensos, entre outros, devem sempre estar em dia com suas avaliações periódicas e evitar excessos de sal, açúcares, farináceos e álcool.
Em viagens longas, tanto o passageiro quanto o motorista devem se hidratar de forma adequada, priorizar refeições leves e fazer pausas para descanso. O motorista, em especial, jamais deve fazer uso de bebidas alcoólicas.
 
Na praia ou na piscina devemos evitar o excesso de sol, utilizar bloqueador solar e não praticar atividades físicas vigorosas em jejum ou após refeiçõese ingestão de bebidas alcoólicas. No mar ou rio, atenção às surpresas destes ambientes.

Outro cuidado importante: nessa época, muitas pessoas aproveitam para se dedicar com mais frequência aos esportes, porém o esporte só é esporte se for praticado de forma regular, ou seja, em todo o ano.

Nas férias, deve-se prestar muita atenção na realização de atividades físicas sem antes ter feito sua avaliação médica, em especial pessoas com doenças cardiovasculares ou familiares com este histórico e maiores de 40 anos.

A prevenção é o melhor tratamento para termos um ótimo final de ano e um excelente ano novo, mas, o que é muito importante entender é que em qualquer época do ano devemos procurar assistência médica preventiva, como check-up e exames, e não só nesse período,cada um com suas particularidades e intervalos de tempo. Só você e seu médico de confiança irão definir esses intervalos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados