As férias escolares chegaram. Com elas, a angústia de alguns pais que
podem se sentir perdidos neste período, principalmente àqueles que não irão
viajar ou que precisam preencher o tempo ocioso das crianças em casa.
Por isso, com a ajuda da terapeuta ocupacional Márcia Strabeli e da fonoaudióloga Christiane Benevides, da Clínica Walkíria Brunetti, elaboramos uma lista com 10 brincadeiras que podem ajudar a ocupar o tempo dos pequenos e que, além disso, são ótimas para o desenvolvimento infantil. Confira.
Massinha: Você pode fazer massinha em
casa, com água e farinha de trigo ou ainda comprar as prontas. Essa
brincadeira estimula a imaginação, trabalha a coordenação motora fina e o
tato. O ideal é que um dos pais brinque junto, ensinando a criança a criar
diferentes possibilidades, como animais, formas, pessoas, flores, etc. A
faixa etária ideal para brincar com massinha é entre os 2 e os 5 anos de
idade.
Brincadeiras de construção: Nada melhor para estimular
a coordenação motora fina, a percepção e a associação do que os blocos de
montagem. Hoje já existem blocos maiores para as crianças menores e os
mais tradicionais. Há também alguns feitos em madeira, que simulam
cidades, por exemplo. As formas, tamanhos e cores também contribuem para o
desenvolvimento cognitivo. A faixa etária ideal para os blocos de montagem
é partir dos 2 anos, lembrando que para os menores, as peças precisam ser
grandes para evitar acidentes.
Quebra-cabeça: Indicada para crianças um
pouco maiores, a partir dos 3 ou 4 anos, a montagem de um quebra-cabeça é
um excelente estímulo para o desenvolvimento da coordenação visual e
motora. O jogo ajuda ainda a criança a perceber a parte pelo todo e todo
pela parte. E o mais legal é que os pais podem aproveitar o momento da
montagem para contar histórias, especialmente para as crianças menores.
Uma dica é que os pais incentivem a criança a pensar na construção da
história da cena montada.
Brincadeiras ao ar livre: É muito importante que os
pais incentivem as crianças a brincarem ao ar livre, reduzindo o tempo
gasto na televisão e em dispositivos eletrônicos. Procure reunir algumas
crianças e elabore as brincadeiras em grupo, como esconde-esconde, pega
pega, corre cotia, morto-vivo, estátua. Enfim, há muitas outras que
poderiam fazer parte desta lista. Os benefícios são vários, como o
treinamento das habilidades sociais, interação social com outras crianças,
coordenação motora, percepção espacial, visual, auditiva, entre outros
benefícios.
Adivinhe o que é? Para crianças a partir de 3
anos ou mais, uma brincadeira muito divertida pode ser colocar diferentes
substâncias ou objetos em vasilhas, como gelatina, areia, lama, gelo,
água, farinha, borra de café, casca de vegetais, frutas, etc. Coloque uma
venda nos olhos da criança e a partir do tato e do olfato incentive-a a
adivinhar o que ela está tocando/segurando. É um ótimo estímulo para a
integração sensorial.
Pintura com as mãos e pés: Essa brincadeira é ótima e
pode ser muito divertida nos dias mais quentes. Procure um espaço ao ar
livre, se possível com fácil acesso a uma torneira ou mangueira. Compre
cartolinas ou use jornal, se preferir. Procure tintas antialérgicas e
laváveis com água. Deixe a criança pintar com as mãos, com os pés,
misturar as cores, enfim, soltar a imaginação. Este é um ótimo estímulo
para o tato, a visão, a coordenação motora e claro, para a criatividade. A
sujeira faz parte, nada que um banho de mangueira ou torneira não resolva.
Desde que seja supervisionada, essa brincadeira pode ser feita com
crianças menores.
Pular corda: Pode até parecer fácil, mas
pular corda exige muita coordenação motora, dos braços e das pernas. Por
isso, estimula a psicomotricidade, já que demanda movimentação constante
dos músculos. Outro benefício é que pular corda trabalha o equilíbrio e o
reflexo, além da visão especial. Dica: coloque uma música para desenvolver
a noção de ritmo. Se possível, chame outras crianças para brincarem junto.
Pequeno chefe: Nada melhor que envolver os
pequenos na elaboração de receitas, como bolos, cupcakes ou biscoitos, por
exemplo. Entretanto, é imprescindível a supervisão constante dos pais
ou de um adulto para essa atividade. O preparo das receitas pode ser
muito lúdico e divertido. Deixe a criança ajudar na preparação da massa e
a colocar nos recipientes. Depois que esfriar, prepare coberturas
coloridas e coloque naqueles saquinhos próprios para confeitar. Separe
balas, confetes de chocolate, granulado e outros enfeites comestíveis e
deixe a criança finalizar a decoração. Essa brincadeira estimula a
criatividade, a noção de quantidade, assim como trabalha a capacidade de
espera para receber a recompensa.
Jogo da memória: Como o próprio nome já diz,
é um ótimo estímulo para trabalhar a memória das crianças. Indicado para
os maiores de 4 anos, também ajuda a estimular a concentração, a atenção e
o raciocínio lógico. Se você tem um computador e uma impressora, você
mesmo pode produzir. Basta pegar as figuras, colocar em formato de cartas,
imprimir e color em um papel mais duro! Lembre-se que a parte de cima
precisa ser igual em todas as peças.
Que bicho sou eu? Essa brincadeira é muito
divertida e estimula muito o raciocínio e a parte cognitiva da criança. Indicada
para crianças com 3 anos ou mais. Você vai descrever um animal e a criança
precisa adivinhar qual é. Um exemplo: “Sou marrom, mas posso ser preto. Moro nas
florestas. Adoro me pendurar pelo rabo nas árvores. Gosto de comer banana.
Quem sou eu? A ideia é dar pistas até que a criança adivinhe
qual é o animal descrito.
Procure usar bichos que a criança conheça para facilitar a brincadeira. Se
for feita em grupo, crie uma tabela de pontos e dê uma recompensa para o
ganhador. Estimula a competitividade e a interação social, além claro de
incentivar a criança a buscar na memória as informações solicitadas.
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