Empresária foca em quatro pontos e dá
dicas de como empreender na rede social
Se
você já se pegou pesquisando algum serviço ou produto nas redes sociais, saiba
que não é o único. As compras online iniciadas em sites como Facebook,
Instagram e Linkedin aumentaram 17% em relação ao ano passado. A maioria delas
teve como fonte de origem a plataforma das fotos e dos Stories, segundo dados da
Salesforce.
Empreender
é um desafio que tem feito parte da vida de cada vez mais brasileiros, desde
que o Brasil entrou na última crise econômica. A taxa de desemprego não tem
recuado como era esperado e muitas pessoas já começaram a tirar do papel
antigos projetos de trabalho autônomo. E uma das grandes oportunidades de
iniciar um negócio passa pela internet.
Sim,
os famosos e-commerces por Instagram são uma saída criativa e libertadora para
quem desistiu de encontrar uma recolocação no mercado ou gostaria de pôr em
prática o sonho do negócio próprio. Então, por que não aproveitar as
promessas de fim de ano para investir em uma carreira empreendedora na
internet?
Rose
Prock, empresária da marca de produtos de dança, Evidence Ballet, garante. “O
Instagram é uma poderosa ferramenta de engajamento, divulgação e venda para
quem está iniciando o negócio”. Por isso, ela dá dicas para os marinheiros de
primeira viajem que desejam embarcar nessa promessa. Confira abaixo:
Invista nas imagens
Aquilo
que os olhos não veem, o coração não sente. Essa afirmação nunca foi tão
verdadeira quanto no Instagram. Já que o app é direcionado às fotos, tem que
dar aquela caprichada no design e mostrar o máximo de detalhes ao seu potencial
cliente. “As pessoas são atraídas pela imagem. Então vale até investir em um
fotógrafo profissional para que suas fotos deixem seu produto/serviço ainda
mais atraente”, afirma a diretora da Evidence Ballet.
Direcione para a compra
Depois
de chamar seu cliente para ver seu produto, é necessário fazer com que ele seja
direcionado de uma maneira fácil e rápida à compra. Por isso os links devem
estar sempre acessíveis para redirecionar seu cliente. “Não adianta nada fazer
um esforço para trazer o cliente até o seu perfil, oferecer a ele um produto de
qualidade e conquista-lo, se não houver agilidade e eficiência no fechamento da
venda. E, como o Instagram não permite o uso de link nos posts do feed, os
Stories desempenham muito bem esse papel”, orienta Rose Prock.
Descubra seu público
Assim
como no mundo offline,
é preciso saber quem se interessa pelo seu produto antes de sair oferecendo á
torto e a direito. E nessas horas, vale gastar um pouco com divulgação na
plataforma. “O Instagram oferece muitos filtros de público e interesses. Isso
ajuda muito na hora de direcionar um determinado produto e faz toda a diferença
no resultado final”, explica.
Nem só de vendas...
É
claro que o principal objetivo das empresas, na maioria das vezes, é concluir a
venda. Mas não adianta investir todo seu esforço para este fim, pois ninguém se
interessa em seguir páginas que estão o tempo todo tentando empurrar algum
produto, por melhor que seja ele. Por isso, apostar no engajamento é
necessário. “As pessoas precisam se identificar com a empresa e encontrar
informações úteis ou descontraídas para o dia a dia. Seja uma curiosidade ou
mesmo uma brincadeira descontraída, o conteúdo precisa ser sempre variado”,
lembra Rose. “Isso serve tanto como uma isca para seu perfil, quanto como um
agente de fidelização do cliente”, finaliza a empresária.
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