Arquiteta e
personal organizer, Margô Belonni dá dicas para casais aprenderem a lidar com
as diferenças na divisão de tarefas cotidianas
O
amor é um sentimento inexplicável e todos concordam que estar apaixonado é uma
das melhores sensações do mundo. Quando se ama não há defeitos no outro, tudo é
perfeito, mas com a convivência, o casamento e a vida a dois, começam os
problemas com a organização ou a falta dela. Segundo um levantamento do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em um período de 10
anos (2004-2014), os divórcios aumentaram 160% no Brasil. A arquiteta e
personal organizer, Margô Belloni acredita que as pessoas normalmente
sentem atração e acabam formando pares com outras muito deferentes
delas. Para ela, a beleza dessas uniões está justamente nas diferenças que ao
serem trabalhadas podem ser tornar pontos positivos no relacionamento.
Margô acha que o namoro é um ótimo período de
testes para observar como será a organização na vida juntos, convivendo todos
os dias, já que muitos casais dormem um na casa do outro aos finais de semana e
mantém uma rotina muito próxima. Uma das dicas dela é pedir para pessoa amada
resevar um espaço no guarda-roupa para o parceiro. No entanto, é preciso deixar
claro que aquele lugar deve permanecer organizado. “Por mais que a bagunça
irrite, não faça a tarefa pelo outro. O bagunceiro deve entender que cada um
tem que ser responsável por aquilo que gera, seja de bagunça ou de lixo, os
tempos de privilégios e mágicas da roupa limpa ficaram pra traz”, esclarece.
Através da sua experiência a organizer constatou
que em um casal sempre há um mais organizado. A pessoa mais disciplinada gosta
de tomar a frente de todas as tarefas, entretanto sabemos que o dia a dia de
uma casa é bastante pesado para alguém tocar sozinho. Além disso, com a crise e
a economia em baixa, muitas pessoas deixaram de ter um funcionário doméstico.
Para ela, os afazeres podem e devem ser divididos, pois por mais que uma pessoa
goste de fazer o trabalho, um dia ela pode se sentir cansada e bastante
sobrecarregada, abrindo precedentes para discussões.
Casamento é sinônimo de união, a vida de um casal
sofre inúmeras mudanças e adaptações que pedem a participação efetiva de ambas
as partes. O diálogo e o planejamento também são fundamentais para evitar
brigas desnecessárias. Margô diz que a pessoa mais organizada deve ser o encarregado
de planejar a organização e dividir as tarefas. Os trabalhos mais importantes e
complexos ficam com a pessoa menos bagunceira, como o pagamento de contas de e
o supermercado. A pessoa menos organizada pode ficar com as tarefas que não
envolvam datas e vencimentos, como recolher o lixo, lavar louça, lavar roupas,
passear com o cachorro. Cada um deve cuidar da própria roupa, principalmente da
suja que precisa ser colocada no cesto todo santo dia.
Viver junto é saber ceder e
fazer concessões, por isso, por mais que você adore organizar a casa e ver tudo
arrumado tem que entender que isso não faz parte do universo da outra
pessoa. O caminho para evitar atritos segundo a personal organizer é
moderar as cobranças e conversar muito. É necessário mostrar ao desorganizado
que quando ele colabora isso deixa você feliz e se sentindo respeitada. A
organização é um hábito de saúde e coletivo, a prática requer a ajuda de todos
para fazer tarefas básicas como tirar o lixo, recolher os carregadores das
tomadas. Para conseguir isso em casa não precisa ser um especialista, basta
querer ter um espaço de convivência harmônico e leve.
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