Pesquisar no Blog

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

A dura realidade de colocar as finanças nos eixos




Novos hábitos devem ser adquiridos para reorganizar o orçamento, esta é a primeira lição para quem deseja colocar as finanças nos eixos. A crise financeira nos impõe várias mudanças e isso pode ajudar a controlar melhor os gastos e também ter uma vida mais saudável. Falta de autoestima e depressão são alguns dos transtornos obtidos em relação a quantidade de problemas relacionados a falta de dinheiro, eles podem limitar sua perspectiva e fazer com que seus esforços sejam em vão, a saída é não se abalar e manter o controle e a criatividade.  
O processo de cortes pode ser delicado, mas é preciso se conscientizar sobre o problema. Segundo o consultor de carreiras, coach financeiro e escritor, Matoso Oliveira, coordenador da empresa Conexão Desenvolvimento Pessoal e Profissional, muitas pessoas esperam que as dívidas virem uma “bola de neve”, fugindo totalmente do controle, isso pode ser avassalador. “A superação dos problemas pode não ser de um dia para o outro, ela leva tempo. Cortar gastos não quer dizer que você precisará passar fome, andar com roupas velhas ou deixar de ser feliz, é preciso pensar fora da caixa e estabelecer metas e objetivos para que esta crise não afete a vida de sua família, o importante é se impor diante da atual situação e estabelecer que algumas coisas serão deixadas de lado e se resguardar para eventuais mudanças ainda mais drásticas”, disse.
Procurar por meios mais econômicos pode ser uma saída, alguns cortes podem ser impactantes. “A maior dificuldade é você enxergar uma saída para tantos problemas, são credores cobrando, contas e mais contas vencidas, outras para vencer e a única coisa que você vê é que seus esforços podem não estar sendo suficientes para encarar a crise. Não se sinta pressionado, faça um controle e reúna a família para ditar as novas condições financeiras, estabeleça algumas regras e mostre que o atoleiro de gastos será mantido até que todas as dividas estejam controladas”, ressalta Matoso.
O momento é para balanço, ainda que não saibamos o dia certo para que esta situação acabe. É como pisar em ovos. Por isso, quanto mais preparado, mais você poderá aproveitar das oportunidades e estabelecer medidas preventivas. “Esteja ciente que seu orçamento não comporta mais a quantidade de gastos que tinha alguns meses atrás, seu padrão de vida precisa se reestruturar. Não faça dividas longas, empréstimos, viagens, financiamentos, corte os cartões de créditos, cheque especial, evite comer fora de casa e principalmente corte os cinemas e passeios familiares em shoppings. Sua autoestima vai ficar um pouco abalada, mas isso é normal, buscamos no consumismo uma forma de ser feliz e deixamos de lado algumas regras, não nos preparamos para enfrentar essa tempestade, mas também não podemos desanimar e nos deixar abater com tantos problemas”, explica o consultor.

Matoso Oliveira  - Sócio – proprietário da empresa Conexão V, possui Graduação em Administração pela FAAB (Faculdade de Administração de Brasília) – CRA/GO 11758; Pós-Graduação em Dinâmica dos Grupos (SBDG); MBA em Gestão Empresarial (FGV); Terapeuta; Coach, Escritor, Treinador e Palestrante. Autor dos livros: Casados enfim Rico$; Solteiros Rico$ e Felizes; Felizes para Sempre; Dicas de Felicidade e Suce$$o; VENDA$ – “A transformação de Vendedores em Vendedores Profissionais”; O Vendedor Profissional – “O Excesso de Gentileza não substitui a Eficiência”. http://www.conexaov.com.br/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados