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terça-feira, 3 de setembro de 2019

Oito estratégias para organização das Finanças Pessoais


Assessora de Investimentos e Professora de Finanças, Virginia Prestes, fala sobre os benefícios da Educação Financeira e ensina como os consumidores brasileiros podem organizar suas Finanças Pessoais


Muitos brasileiros desejam ter uma vida financeira saudável e estável! Para muitos este seria o cenário perfeito, mas infelizmente os consumidores não tem o hábito de fazer o Planejamento Financeiro com as metas e objetivos a serem alcançadas a médio e longo prazo.

Recentemente a BlackRock, gestora de recursos americana, realizou uma pesquisa com 1.050 brasileiros e afirma que 61% dos entrevistados dizem não investir por não terem dinheiro suficiente para aplicar, porém 37% também dizem não investir por falta de conhecimento no assunto e 20% dos entrevistados dizem não investir por medo de perder tudo.

A grande causa dessa insegurança ainda é a falta de conhecimento dos brasileiros, não existe perder todo dinheiro quando estamos bem assessorados e diversificamos os investimentos. Agora, ter rentabilidade abaixo do esperado pode acontecer por que temos as oscilações de mercado, porém nada que não possa ser revertido e nos últimos meses o mercado financeiro tem apresentado resultados eficientes.

Mas, para investir precisamos aprender a organizar nossas Finanças Pessoais, elas são ponto de partida para que possamos ter sucesso nos investimentos a médio o longo prazo. Não existe mágica, o que existe é disciplina, organização e foco. Vamos conferir?

1. Faça orçamento familiar planejado de ganhos e gastos

2. Todos na família devem estar comprometidos

3. Classifique cada despesa entre obrigatória/não obrigatória e fixa/variável

4. Planeje os gastos e ao final do mês compare o orçado com o realizado

5. Pague a você primeiro (sempre!)

6. Construa sua reserva de emergência

7. Planeje-se para sua independência financeira (aposentadoria)

8. Esteja atento aos riscos, mitigue-os e proteja-se deles  

Sabemos que deixar para trás velhos hábitos e implementar mudanças que vão tornar sua vida ainda melhor é um grande desafio, mas se começarmos a praticar as estratégias mencionadas acima certamente teremos resultados significativos em curto prazo.

Uma dica final que poderá ajudar muito nestes primeiros passos é leia mais notícias sobre Finanças e Investimentos busque fontes como livros, revistas, jornais, sites e blogs que abordem o assunto com seriedade, você vai precisar entender um pouco mais sobre o comportamento do seu dinheiro.



 
VIRGINIA PRESTES - Sócia da Criteria Investimentos, escritório credenciado à corretora XP, Virginia atua como Assessora de Investimentos. A profissional atuou como chefe de mesa de operações no Banco Safra e foi operadora na corretora do Banco Santander, entre outros. Em sua carreira acadêmica, leciona em instituições de ensino superior e MBA, ministra diversos cursos e palestras sobre Investimentos e Finanças Pessoais. Mestre em Finanças (FECAP) e Bacharel em Administração de Empresas (FAAP), possui a certificação de Planejadora Financeira CFP®, concedida pela Planejar.

Dois meses para o Enem: veja dicas para chegar preparado no dia da prova


Para diretor do Anglo Vestibulares, esse é o momento de manter a disciplina e não deixar a saúde de lado


A partir desta terça-feira (03), os estudantes terão exatos dois meses até o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 3 e 10 de novembro. O momento é de tensão e ansiedade. A pressão, no entanto, não pode abalar os estudos, e manter o ritmo é essencial para garantir um bom resultado.

Embora o número de pessoas desta edição do Exame tenha diminuído – 6,38 milhões de pessoas se inscreveram, o menor número desde 2011 -, a preparação não deve ser menos intensa. Cada dia deve ser aproveitado ao máximo, dúvidas precisam ser levadas a sério e um bom planejamento é essencial.

“É hora de aprofundar o conhecimento nos seus pontos fortes, correr atrás das matérias nas quais tem mais dificuldade e focar na otimização da rotina de estudos”, afirma Daniel Perry, diretor do Anglo Vestibulares. O especialista destaca seis dicas para o estudante não perder o ritmo e chegar no dia de prova preparado. 


1. Organização e disciplina

A principal estratégia para ter um bom resultado no Exame é manter a organização e disciplina. O aluno deve criar um planejamento de estudos compatível com a sua rotina e definir muito bem seus horários. Se estiver em curso pré-vestibular, por exemplo, é essencial ter, pelo menos, mais quatro horas diárias de estudo além do tempo de aula. “Esse período deve ser voltado para a resolução de exercícios, aprofundamento em questões teóricas e leitura, consolidando o que foi visto em sala”, afirma o diretor. 


2. Desafie-se com exercícios complexos

Segundo Perry, ainda dá tempo de aprender. Portanto, o estudante pode e deve dedicar seu tempo a resolução de exercícios de maior dificuldade e que exijam um conhecimento mais aprofundados de determinada disciplina. O mesmo vale para matérias em que o candidato tem dificuldade. “Nesse período, é importante que ele identifique seus pontos fracos e busque sanar as dúvidas para que futuramente possa focar apenas na revisão de conteúdos”, completa o especialista. 


3. Treine redação 

“Redação é treino”, afirma Perry. Para ter um bom resultado nessa parte do exame, o ideal é que o estudante faça, no mínimo, uma redação por semana. Além disso, também é válido realizar leituras mais aprofundadas sobre o que acontece no mundo de ordem política, social e cultural. Esses conteúdos podem ser cobrados nas questões, mas também podem servir de repertório para o seu texto. 


4. Faça simulados

Simular as condições que serão impostas durante o Enem também é uma boa maneira de aproveitar esses próximos meses. Separe alguns domingos, pegue seu relógio e provas antigas. Nada de consultar o material ou fazer pausas muito longas. “O foco aqui é perceber o que funciona ou não para cada estudante. Ter uma percepção maior do tempo que ele efetivamente terá para cada questão, será essencial para conquistar um bom resultado”, afirma o diretor. 

5. Pesquise sobre a faculdade e carreira escolhidas

É importante que o candidato entenda como funciona o curso no qual deseja ingressar em cada instituição. Dependendo da universidade, os pesos das áreas podem mudar e isso altera toda a estratégia de prova do estudante e quais temas devem receber mais atenção.


6. Cuide da saúde física e mental

Para impulsionar a rotina de estudos, é fundamental que a sua saúde esteja em dia. É importante dormir regularmente, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e hobbies. Tentar conciliar tudo isso com o planejamento fará toda a diferença no resultado do exame.




Anglo Vestibulares


Furacão Dorian


Equipes do Procon-SP estarão de plantão nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas

Devido ao cancelamento de voos para os Estados Unidos em função do Furacão Dorian, que deve atingir o estado da Flórida, equipes do Procon-SP, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, estarão nesta quarta-feira (4/9) a partir da 7h no aeroporto de Congonhas e das 7h30 em Guarulhos para orientar e atender os consumidores que enfrentarem problemas com os voos.

Em face dos problemas gerados pelos cancelamentos, o Procon-SP solicitou as companhias aéreas Latam, Gol, Azul, American Airlines, United e Delta esclarecimentos sobre quais voos foram afetados, bem como as providências tomadas pelas empresas para informação ao consumidor e solução ou alternativas para o serviço contratado.
O Procon-SP esclarece que, mesmo não sendo as responsáveis pelos transtornos, é dever das empresas, companhias aéreas ou agências de viagem prestarem toda assistência para minimizar os problemas. Também recomenda que consumidor que antes de se dirigir ao aeroporto, entre em contato com a companhia para verificar a situação do voo.


Fundação Procon-SP

Portais de reclamação são cada vez mais buscados por consumidores insatisfeitos


Para fugir da demora no atendimento, clientes buscam soluções em sites como o ReclameAQUI


Portais de reclamação têm se tornado cada vez mais populares no país. Eles prometem facilitar o contato dos clientes com as empresas e agilizar a resolução de problemas. O site ReclameAQUI está no ar desde 2001 e é considerado a principal ferramenta para manifestações de consumidores insatisfeitos com produtos ou serviços.

No portal, as empresas cadastradas têm a oportunidade de responder às reclamações publicamente e oferecer soluções. São mais de 15 milhões de usuários cadastrados, além de 120 mil empresas. Estima-se que diariamente, mais de 700 mil pessoas pesquisam as reputações das empresas antes de fechar um negócio.

É o caso do empresário Humberto Otaviano, de 34 anos. Ele passou a utilizar a plataforma após se frustrar com os Serviços de Atendimento ao Consumidor disponibilizados pelas companhias. “Acho que [o site] é uma ferramenta muito importante que veio para ajudar os consumidores e auxiliar as empresas a prestarem um bom atendimento”, diz Otaviano.

Ele conta ainda que criou o hábito de realizar compras apenas depois de checar a reputação das empresas no ReclameAQUI. “Hoje eu faço negócios com empresas, principalmente compras online nos e-commerces, depois de fazer uma verificação no site. Faço isso para ver a reputação da empresa, saber quanto tempo demora para entrarem em contato comigo caso ocorra algum problema”, explica o empresário.

O site disponibiliza rankings divididos por categorias, como melhores índices de solução e empresas com maior possibilidade de retorno do cliente para fechar um novo negócio. Aquelas que respondem mais rápido e solucionam mais problemas constroem uma reputação positiva. Segundo Felipe Paniago, diretor de operações do ReclameAQUI, o objetivo do portal é melhorar o ambiente de consumo de uma forma que, tanto consumidores quanto empresas, sejam beneficiados.

“Caso você tenha vivido algum problema com uma empresa, você tem um canal fácil e sem burocracia para reclamar. A reclamação fica exposta, e outros consumidores podem ler esse conteúdo e entender o problema que aconteceu”, esclarece Paniago.

O diretor destaca que as empresas são diretamente beneficiadas quando fornecem um bom atendimento no site. “É bom responder, é bom você estar em contato com o consumidor no canal que ele queira falar com você porque isso gera reputação. E reputação gera novas vendas”, disse.

Se um consumidor deseja reclamar de uma empresa que não está cadastrada no ReclameAQUI, ele pode solicitar o cadastramento da companhia. Para isso, deve enviar os dados da empresa para o site que faz a análise e realiza o procedimento.

O advogado Igor Britto, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), afirma que é importante que o consumidor busque contato primeiro com o SAC dos estabelecimentos. “É importante o consumidor buscar essa solução diretamente com a empresa e, não conseguindo êxito, ele pode buscar uma dessas plataformas. Reclamar é um ato inerente do cidadão e do indivíduo consciente dos seus direitos”.

A plataforma ReclameAQUI é gratuita e pode ser acessada no endereço www.reclameaqui.com.br






Alerta aos pais: golpe online usa imagem da Turma da Mônica para obter dados de cartões de crédito


Na internet, o perigo da vez é uma imagem inofensiva convidando as crianças a fazerem parte da Turma da Mônica - para isso elas precisam passar dados do cartão de crédito “da mamãe”

Veja como manter seus filhos seguros dessa e de outras armadilhas online


Um post falso da Turma da Mônica está rodando grupos de WhatsApp e redes sociais. No golpe, que tem como alvo crianças, os personagens Cebolinha, Mônica, Magali e Cascão dizem estar buscando um “novo amigo” e, para fazer parte da turma, os pequenos precisam comentar “o número de cartão de crédito da mamãe”, “os 3 numerozinhos atrás” e a “data de expiração”. De acordo com a Mauricio de Sousa Produções (MSP), a imagem viralizada se trata de um fake news.



Não é de hoje que os golpes estão tomando a internet e cada vez mais os pais se preocupam com perigos, como a temida Dark Web e os desafios sombrios lançados no Youtube. Mas, afinal, é possível manter as crianças seguras no mundo digital? Luiza Mendonça, Educadora Parental em Disciplina Positiva e CEO do AppGuardian - app de controle parental que conecta pais e filhos -, elenca 4 dicas que podem ajudar na rotina online.


Diálogo em primeiro lugar: converse com seu filho

O primeiro passo para manter a criança segura na internet é o diálogo entre pais e filhos. Para se conectar melhor com a garotada é essencial que os pais saibam o que eles andam fazendo na internet e fora dela também. Uma dica importante: procure saber quais são os youtubers que seu filho mais curte, além de hobbies, gostos musicais e quais séries e programas ele gosta de assistir. Não deixe de passar um tempo com seu filho e procure estar sempre atento às suas atividades (online e offline). Vale sempre alertá-los a nunca enviarem dados pessoais, informações de cartões de crédito, fotos a estranhos.


Disciplina: estipule limites de horário

Na hora do diálogo é importante definir os horários em que as crianças e, principalmente, os adolescentes poderão ficar conectados. Um levantamento realizado pela empresa AppGuardian em junho deste ano mostra que a garotada fica, em média, 5,7 horas por dia no celular, número referente aos dias da semana (segunda a quinta-feira), no fim de semana o tempo ao celular sobe 20%, chegando a 6,9 horas/ dia. Com os adolescentes é preciso ficar atento ao tempo que passam em seus quartos só usando celular. Educadores e psicólogos garantem que o quarto trancado é um dos maiores perigos de hoje em dia, já que na web o adolescente pode ter acesso a conteúdos inapropriados e, muitas vezes, perigosos. Caso seu filho use lan houses, procure saber onde é esse local e estipule dias e horários que ele poderá ir até o estabelecimento.


Seja parceiro: navegue junto com a criança

É muito importante que os pais “surfem” a mesma onda dos filhos e também se conectem. Portanto, estejam nas mesmas redes sociais que eles, conheça os canais que a criançada assiste e separe um tempinho do seu dia para acessar à web junto com as crianças, deixe que eles mostrem o que gostam de acessar e fique por dentro do dia a dia do seu filho na internet.


Aposte em tecnologia: use o controle parental

Para auxiliar os pais a organizarem melhor a rotina digital dos filhos ao celular (e tablets), uma alternativa é apostar em apps de controle parental. Um exemplo é o AppGuardian (http://bit.ly/appguardian2) que permite que os pais bloqueiem o acesso dos filhos a alguns apps e até mesmo a toda e qualquer funcionalidade do smartphone. Com a tecnologia é possível também ter acesso a um relatório informando o tempo que a criança passou no Youtube e demais redes sociais. Outra ferramenta que ajuda bastante é o “Tempo de Tela”, que permite aos responsáveis determinarem (antecipadamente) quanto tempo querem que os filhos fiquem conectados ao longo da semana - de forma personalizada. Com suporte 100% em português e feito por pais e mães brasileiros, o AppGuardian também disponibiliza um navegador que bloqueia qualquer tipo de conteúdo adulto, como pornografia, no celular e tablet do seu filho.

7 perfis para seguir e inspirar sobre conservação da natureza

Perfis em redes sociais mostram novas formas
de pensar a sustentabilidade do planeta 
Créditos: Pixabay

O cuidado com o meio ambiente ganha força, voz e engajamento nas redes sociais


O Brasil tem 140 milhões de usuários nas redes sociais. O número do relatório Global Digital Statshot 2019 corresponde a 66% da população do País. Pessoas  conectadas e que ganham voz e poder de comunicação instantâneos. Diante dessa tendência, diversos atores – entre cidadãos, organizações não governamentais e empresas – passaram a usar as redes sociais para falar de causas importantes, com o intuito de informar e conscientizar o maior número de pessoas.

Um dos maiores desafios da atualidade, a conservação da natureza é um tema que tem gerado engajamento na internet. “O mundo está em constante transformação. A forma de comunicar mudou e a preocupação e a necessidade de pensar sustentabilidade também. Por isso, ter comunicadores, embasados na ciência e que usam essas novas ferramentas, é algo essencial para a conservação do meio ambiente”, afirma o professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo, Ronaldo Christofoletti.

O professor, que é treinador de comunicação científica para o Programa Researcher Connect do British Council e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, ainda reforça a importância do uso de informação embasada, principalmente em divulgações nas redes sociais. “Essa nova comunicação pode trazer bons resultados na prática se realizada com base na ciência de qualidade que é produzida no Brasil e no mundo. É também um novo meio de fazer o conhecimento chegar até a sociedade", afirma. E alerta: "com tanta fake news é cada vez mais importante analisar a origem da informação e usar os novos meios para a comunicação visando a melhoria da qualidade de vida e da sociedade”.

Para seguir, inspirar e repensar hábitos visando a sobrevivência do planeta, aqui estão sete perfis inspiradores. A maioria presente no Conexão Oceano, evento promovido nesta terça-feira (03), no Rio de Janeiro, com o objetivo de estruturar diretrizes para comunicar, engajar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação dos mares para áreas como economia, bem-estar, turismo e pesquisa, entre outras.


1. @onu_meio_ambiente

Com a mensagem “Pense no Planeta. Viva Simples”, a conta oficial no Instagram da ONU Meio Ambiente no Brasil traz informações e dados sobre diferentes temas ligados à conservação. O perfil ainda divulga eventos ligados ao meio ambiente e possui um link direto para a página da instituição, com reportagens sobre o tema.


2. @oceanoparaleigos

Criado pela oceanógrafa Mariana Thévenin, o perfil no Instagram é também um projeto que pretende divulgar informações científicas de maneira descomplicada, popularizando o conhecimento. A ideia é aproximar as pessoas dos oceanos e incentivar uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade e da conservação. O perfil também traz pesquisas sobre o tema.


3. @cristalmuniz

A influenciadora de 27 anos decidiu, em 2014, que tentaria viver sem produzir lixo. A iniciativa resultou em um blog e um perfil no Instagram, o @umavidasemlixo. As postagens de Cristal trazem dicas sobre como evitar o desperdício e a produção de resíduos que não podem ser reciclados ou reaproveitados. Com suas ações, em 2018, a influenciadora ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria Meio Ambiente. No mesmo ano, a página também conquistou o 1º prêmio Lixo Zero, organizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil.


4. @fundaçaogrupoboticário

Instituição sem fins lucrativos, a Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil. Na conta oficial no Instagram, é possível conhecer algumas das ações, editais lançados e espécies da fauna e flora do Brasil. Também são divulgadas informações sobre os mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado protegidos e conservados por meio de duas reservas naturais mantidas pela instituição: a Reserva Natural Salto Morato (PR) e a Reserva Natural Serra do Tombador (GO). 


5. @soniabridi

O perfil pessoal da jornalista traz várias informações sobre meio ambiente. Muitas postagens são resultado de reportagens produzidas e trazem dados sobre temas que estão ganhando destaque na mídia, como as mudanças climáticas e possíveis consequências. O perfil ainda apresenta bastidores de reportagens e curiosidades sobre as produções realizadas pela jornalista no Brasil e no mundo.


6. @umagotanooceano

Fundada pela atriz e apresentadora Maria Paula Fidalgo, a organização sem fins lucrativos trabalha para ampliar a divulgação de temas socioambientais. Com uma linguagem acessível, as postagens no perfil do Instagram trazem informações e dados sobre temas ligados ao meio ambiente e ao direito das comunidades indígenas.


7. @familiaschurmann

A família que ficou conhecida por inúmeras aventuras em alto mar é também defensora da campanha Mares Limpos, uma ação global para combater o lixo nos oceanos. As viagens são registradas no perfil oficial da família, que também traz informações sobre iniciativas de conscientização. A próxima expedição dos Schurmann está marcada para dezembro de 2019. A “Voz dos Oceanos” terá duração de um ano e meio, tem o apoio da ONU Meio Ambiente e vai fazer o registro de oceanos em várias regiões do planeta.




Rede de Especialistas

20% dos prédios de SP ‘estouram’ orçamento no segundo semestre

Segundo a administradora Lello, é preciso que o síndico faça um planejamento minucioso para evitar gastos extras e aumento do valor do condomínio nos últimos seis meses do ano
         
Dois em cada dez prédios na cidade de São Paulo, em média, “estouram” o orçamento no segundo semestre do ano, arrecadando menos do que gastam.

A informação é da Lello, maior administradora de condomínios do país, com presença na capital paulista, ABC, interior e litoral do Estado, responsável pelo gerenciamento de aproximadamente 3 mil condomínios.

Segundo a empresa, nos seis últimos meses do ano, especialmente no último trimestre, há uma tendência de alta nas despesas dos condomínios em razão do dissídio dos funcionários – geralmente acima da inflação -, férias, décimo-terceiro e aumento no valor da conta de água com a chegada do calor.

Para Angelica Arbex, gerente de Relacionamento com o Cliente da Lello Condomínios, é preciso que o síndico faça um planejamento minucioso para evitar gastos extras e aumento no valor do condomínio no segundo semestre.

“A maioria dos condomínios que se planejam financeiramente já têm dinheiro em caixa para as despesas que crescem no final do ano. A dica é não confundir esta reserva com gordura financeira, para não gastá-la com itens supérfluos”, alerta.

Outra dica importante, segundo Angelica, é compartilhar com os moradores os planos de gestão do condomínio, para esclarecer que o dinheiro no caixa não se trata de uma sobra.
“Por vezes os condôminos acham que, por haver recursos disponíveis, é possível fazer benfeitorias no prédio – como pintura de algumas áreas, por exemplo -, quando, na verdade, trata-se de reserva financeira para férias e décimo-terceiro dos funcionários. Isso deve ficar bem claro, até para evitar que a gestão do síndico seja mal compreendida ou mal avaliada”, diz a gerente da Lello.

Em relação ao dissídio dos funcionários e o décimo terceiro, a dica é provisionar um rateio dos valores, em 12 cotas ao longo do ano, evitando que nos últimos meses do ano haja aumento brusco no valor da cota do condomínio paga pelos moradores.

Segundo ela, outra dica para o planejamento de despesas é verificar o índice histórico de inadimplência do condomínio e projetar esse déficit no orçamento, evitando, desta forma, maiores problemas com o fluxo de caixa do prédio.

É importante, ainda, que o síndico verifique as datas de renovação dos contratos de manutenção e conservação, como de elevadores e bombas, por exemplo, para também projetar o índice de reajuste no orçamento do condomínio para o exercício seguinte.

Twitter: você sabe proteger sua conta?


Segundo dados da Kaspersky, 21% dos brasileiros já tiveram alguma de suas contas hackeadas


Neste final de semana, Jack Dorsey, CEO do Twitter, teve sua conta invadida na rede social por um grupo de cibercriminosos. O ataque foi executado por um ataque de SIM swap, possibilitado por meio de uma vulnerabilidade no sistema de autenticação da rede social da vítima. Os hackers, conhecidos como Chuckling Squad, aproveitaram o acesso indevido para espalhar mensagens ofensivas usando um serviço comprado pelo próprio aplicativo em 2010 — o Cloudhopper, que permite que tuítes sejam postados apenas enviando mensagens de texto para um número específico.

Esse tipo de incidente destaca que todos estão propensos a sofrerem ciberataques — afinal, 21% dos brasileiros tiveram uma de suas contas online hackeadas, de acordo com um estudo realizado pela Kaspersky e a Corpa.

Pensando nisso, a Kaspersky listou três dicas para garantir que sua conta do Twitter esteja protegida:

1.    Use autenticação de dois fatores: por meio dessa ferramenta, é possível adicionar uma camada a mais de segurança em contas online, já que em vez de apenas digitar a senha, também é necessário confirmar a identidade por meio de um código enviado para o celular do titular da conta – garantindo que apenas ele tenha acesso; dê preferência aos sistemas que geram códigos via aplicativo (como o Google Authenticator), evitando o recebimento via SMS. Para contas com um grande volume de ataques é ainda sugerido o uso de um número virtual, pois estes não estão vulneráveis a ataques de SIM swap;

2.    Senhas fortes: para criar uma senha segura, use combinações extensas e distintas, com números, letras e símbolos. Não utilize a mesma senha em várias redes sociais e tenha uma solução de segurança para proteger seus códigos de acesso como o
Kaspersky Password Manager que armazena suas senhas, identifica as que são fracas e sugere outras mais fortes, além de preencher automaticamente as credenciais no login;

3.    Não clique em links duvidosos ou enviados por estranhos: ao usar o Twitter e outras redes sociais, esteja sempre alerta para links suspeitos, especialmente recebidos por DMs. Se você não sabe o que é, não clique, mesmo que tenha sido enviado por algum amigo ou conhecido. Caso tenha clicado em um link suspeito ou sua conta tenha sido invadida por qualquer outro motivo, altere sua senha o mais rápido possível. Basta digitar as opções de configuração e clicar em "Senha", aparecerá uma opção para redefini-la. Para se ter uma ideia, somente no
primeiro trimestre de 2019, a tecnologia antiphishing da Kaspersky evitou 111.832.308 tentativas de direcionar os usuários para sites fraudulentos. Isso representa um aumento de 24% em comparação com o número do primeiro trimestre de 2018, que foi de 90.245.060 tentativas.







Kaspersky

Compensação tributária antes do trânsito em julgado


O Supremo Tribunal Federal, em sede de Repercussão Geral, firmou o entendimento que o ICMS (imposto sobre circularização de mercadorias e prestação de serviços) não compõe a base de cálculo das contribuições para o PIS e COFINS, estabelecendo, no entanto, o conceito de faturamento. Em razão disso, contribuintes ingressaram e continuam ingressando com ação judicial a fim de obter seu direito, de redução das respectivas bases de cálculos.

Este é um exemplo de tese tributária firmada com inúmeros casos repetitivos, onde o contribuinte para obter o direito à compensação, precisa passar por um longo trâmite processual com as regras ditadas pelo nosso ordenamento jurídico.

Como se sabe, as ações judiciais, mesmo as que detém tramitação que, em tese, deveriam ser mais céleres, possuem um trâmite extenso até o seu fim, levando-se também em conta que o ente público tem a obrigatoriedade de recorrer em todas as instâncias judiciais em obediência ao Princípio da Legalidade.

Sendo assim, indaga-se: Como o contribuinte pode exercer o direito de compensação do crédito tributário antes mesmo do trânsito em julgado da ação que tenha proposto, sabendo-se que o artigo 170-A do Código Tributário Nacional determina que, “É vedada a compensação mediante o aproveitamento de tributo, objeto de contestação judicial pelo sujeito passivo, antes do trânsito em julgado da respectiva decisão judicial”?

A possibilidade está expressa no artigo 311, II do Código de Processo Civil, na chamada “Tutela de Evidência”. Ou seja, havendo direito comprovado, tese firmada em casos repetitivos ou súmula vinculante, o contribuinte pode requerer a compensação imediata do seu crédito tributário através de referido instituto. Isso porque, considerando o direito evidente, não se justifica a espera da longa tramitação processual, para a efetivação do direito.

A “Tutela de Evidência” foi trazida pelo novo Código de Processo Civil de 2015, inovando o Código anterior, incluindo este instituto no rol das tutelas provisórias. Neste caso, não se faz necessária a demonstração do periculum in mora, como é feito no pedido de liminar, por tratar-se de requisito essencial, bastando o fato estar qualificado entre os incisos do referido artigo.

Por outro lado, o embasamento legal não está limitado ao dispositivo acima, que trata da Tutela de Evidência, eis que em sede Constitucional previsto está o direito à duração razoável do processo, estabelecendo que “a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”. De forma consequente, o acesso a justiça deveria estar alinhado ao tramite processual em tempo razoável até a definição do direito pleiteado. Através deste fundamento constitucional o judiciário necessariamente deveria garantir a agilidade da prestação jurisdicional.

Neste sentido, valendo-se do referido dispositivo legal, é possível pleitear a compensação do crédito tributário antes do trânsito em julgado da decisão que reconhece o direito do contribuinte. Isso não se restringe aos casos de exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, mas também se aplica às teses já consolidadas ou que tenham súmula vinculante.   

Com referência ao tema, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo vem concedendo o pedido de Tutela de Evidência aos contribuintes que pleiteiam a não incidência das Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e Distribuição (TUSD) no cálculo do ICMS – Imposto sobre a circulação de mercadorias e prestação de serviços, em razão da tese defendida estar consolidada pelo Superior Tribunal de Justiça por meio de julgamentos recorrentes.

O pedido de Tutela de Evidência também não está restrito às ações iniciais, podendo ser pleiteada tanto no pedido inicial da ação judicial ou a qualquer momento processual onde se requer o deferimento por meio de uma decisão incidental.

Nesta época de recessão econômica, as empresas buscam incessantemente alternativas de sobrevivência e melhora nos seus resultados e por muitas vezes se vêm perante a necessidade de escolher, como por exemplo, entre o pagamento de seus funcionários ou os impostos inerentes à sua atividade. Por este motivo, a “Tutela de Evidência” trata-se de uma excelente alternativa e oportunidade aos contribuintes, tendo em vista a possibilidade de compensação do crédito tributário, obtendo, assim, redução da carga tributária, o que consequentemente melhora os resultados das empresas onde as teses consolidadas ou com súmula vinculantes, são aplicadas.




Viviane Torres - formada em Direito e pós-graduada em Direito Tributário pela UNISAL, além de ter MBA Executivo em Direito Empresarial pela FGV-RIO. Há 16 anos, dirige o Torres & Torres Sociedade de Advogados no Vale do Paraíba, SP.

Sustentabilidade: um tema profundo e global



Divulgação
Compras governamentais devem seguir a lógica do mercado e dar preferência a economia verde e aquisições sustentáveis



A América Latina é um dos continentes mais urbanizados do planeta, e cada decisão de um país ou uma cidade ao adquirir bens, serviços ou obras implica em importantes repercussões econômicas e socioambientais em todo o mundo. Esta é um recente discussão de Alejandro López-Lamia, especialista em Habitação de Desenvolvimento Urbano no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sobre questões urgentes do Brasil.

De acordo com o especialista, mesmo depois de um intenso debate, ele e os colegas não chegaram a nenhuma conclusão. Cidadãos comuns já podem optar por carros e equipamentos que consomem menos energia, como geladeiras e aparelhos de ar-condicionado.

Compras públicas - López-Lamia destaca que, de uma perspectiva econômica, as compras públicas atingiram um terço dos gastos globais em 2016, o que equivale a 8,5 trilhões de dólares todos os anos. Por outro lado, ele cita que, de acordo com um estudo recente do BID, ineficiências em compras governamentais, serviços públicos e transferências no Brasil podem custar até US$ 68 bilhões, ou 3,9% do PIB. Na região, US$ 220 bilhões por ano, ou o equivalente a 4,4% do PIB regional.

O artigo destaca que “um caminho para a sustentabilidade será em um contexto em que os cidadãos exigem maior transparência e eficiência nos investimentos governamentais, com impactos que beneficiam a sociedade e medidas efetivas para mitigar os efeitos da degradação ambiental e da mudança climática, o que é essencial reavaliar o papel das contratações públicas”.


Para o especialista, o caminho das “aquisições sustentáveis” necessita mudar a perspectiva de curto para longo prazo, integrando as dimensões econômica, social e ambiental. "Hoje, qualquer cidadão entende muito bem que os temas socioambientais são parte inseparável da equação econômica; em países com tanta desigualdade e sérios desafios ambientais como os nossos, devemos ir além de comprar pensando unicamente na eficiência econômica”, explica o especialista.

Compras governamentais - Os governos locais que incentivam a incorporação das compras verdes em seus processos de aquisições têm uma maior probabilidade de mitigar a degradação ambiental, favorecendo padrões de consumo ambientalmente amigáveis e replicáveis. “Um exemplo é o caso do Centro de Negócios e Desenvolvimento do Trabalho, um edifício ecoeficiente construído no coração do Bairro 31, um dos mais pobres de Buenos Aires, certificado com a metodologia EDGE”, explica.

 

O especialista destaca o salto qualitativo para compras inteligentes e as aquisições sustentáveis, que incluem as verdes, que “são transformadas em inteligentes ou inovadoras quando, além de incorporarem as três dimensões mencionadas, são usadas não apenas para uma cidade adquirir bens, obras ou serviços sustentáveis, mas também como plataforma de interação com potenciais empresas dispostas a resolver problemas urbanos via experimentação e uso de tecnologias de informação e comunicação”, conta.


De acordo com David Graham, diretor adjunto de Comunidades Inteligentes e Sustentáveis de San Diego, Califórnia, "a tendência é realizar pilotos para aquisições complexas (pilot-to-procurement), onde as cidades compartilham o problema que desejam resolver com um grupo de potenciais fornecedores dispostos a realizar testes antes de oferecer uma solução definitiva (try before you buy)". 



Por que os estereótipos ainda são tão presentes nas empresas e na sociedade?


Me lembro de uma entrevista publicada há alguns anos na revista Exame com um especialista alemão em negócios e multiculturalismo, o professor Sebastian Reiche. Ele falava dos perigos dos estereótipos em um mundo em que o trabalho é globalizado e, logo, sobre a necessidade de fugir dos rótulos baseados em nossa cultura e formação.

Poucos anos antes eu havia experimentado na pele os efeitos dos estereótipos no trabalho. Era executiva de uma grande companhia brasileira e fui enviada a uma reunião no exterior representando a empresa. Ao chegar, tentaram barrar a minha participação na reunião com o presidente mundial da outra empresa envolvida, pois não era possível a minha organização ter enviado uma mulher jovem para representar seus interesses. Esse episódio me marcou, mas foi um dos muitos que também me ensinou a lidar com os estereótipos no ambiente corporativo, não permitindo que eles se tornassem uma pedra no caminho da minha trajetória profissional.

Uma das principais lições que aprendi com esse acontecimento - e com tantos outros - e que hoje compartilho com líderes e profissionais é: no ambiente corporativo o único julgamento permitido é sobre o desempenho e, pessoas diferentes, têm resultados melhores quando trabalham juntas. Um relatório de 2018 da empresa de consultoria global Ernst & Young (EY) mostrou que nas empresas que tinham pelo menos 30% de diversidade de gênero, os resultados financeiros eram melhores.

Mas como conviver com colegas intolerantes às diferenças e preconceituosos? Sim, infelizmente eles ainda existem: os colegas de trabalho que adoram esterótipos e trazem suas preferências pessoais para o ambiente corporativo, muitas vezes de forma velada. Esse preconceito advém da ignorância e, nestes casos, a resposta é educar. Punir não mudará essas pessoas, brigar muito menos, mas a educação pode fazê-las entender que orientação sexual, peso, características físicas e etc. não definem caráter e desempenho no trabalho. Ignorante a gente educa pelo exemplo e diálogo!

Como nas relações de trabalho modernas ninguém faz nada sozinho, o "manda quem pode, obedece quem tem juízo" foi substituído pela empatia e tolerância, em que todos podem errar e somar no trabalho. Não cabe no escritório o "não gosto de gays", "fulano está acima do peso", "prefiro trabalhar só com homens". Ninguém quer saber a sua opinião! Na vida pessoal você escolhe com quem conviver, no ambiente de trabalho isso não é uma escolha: é preciso se adaptar, exercitar a empatia e se colocar no lugar do outro.

Parece simples, mas não é. Diversidade não é só colocar um monte de pessoas diferentes em uma mesma sala. É preciso uma mudança de mindset de líderes e liderados. Isso exige treinamento comportamental! As empresas devem ter um olhar crítico ao que já é uma grande revolução na gestão de pessoas moderna: o fato de que comportamento vale muito mais do que técnica!




Erika Linhares - pedagoga e especialista em educação corporativa. Iniciou sua carreira aos 19 anos como atendente de loja. 20 anos depois, era Diretora Nacional de Vendas de uma das maiores empresas do Brasil, gerindo mais de 600 parceiros comerciais e 15 mil colaboradores. Com seu olhar de educadora e gestora fez crescer a companhia que detém hoje mais de 57 milhões de clientes e os melhores resultados financeiros do setor. Erika acredita em educar as pessoas para que sejam mais engajadas e felizes e, assim, produzirem e entregarem mais resultados para as corporações. Em 2018, fundou a B-Have, empresa que oferece mentoria especializada em mudança de comportamento humano nas empresas. www.bhavecorp.com

Acertar na escolha do pacote de serviços bancários é estratégico aos pequenos e médios empresários

  Segundo a FecomercioSP, os custos de manutenção de uma conta empresarial podem variar entre R$ 588 e R$ 5,76 mil ao ano


Os valores dos pacotes de serviços bancários para pessoa jurídica oferecidos pelas cinco maiores instituições bancárias do Brasil variam de R$ 49 até R$ 480 por mês, segundo levantamento feito pela assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Para quem é Microempreendedor Individual (MEI), os bancos têm pacotes mais acessíveis, com valores entre R$ 17 e R$ 26. Os pequenos e médios empresários devem estar atentos a essas despesas, administrando-as de forma coerente, já que a contratação avulsa dos serviços é mais cara, e a escolha do pacote mais adequado ao tipo de negócio pode gerar uma grande economia ao fim do ano.

A recomendação é que seja feita uma lista dos serviços utilizados, bem como a frequência mensal. Também é importante avaliar se há divergência entre os valores estabelecidos em contrato e os que estão sendo cobrados atualmente. Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, considerando que são mais de 60 tipos de tarifas (reajustadas anualmente) e que novos pacotes de serviços são lançados, é essencial que os empresários façam um acompanhamento constante dessas despesas. Além disso, à medida que a empresa expande sua operação, é possível renegociar os valores cobrados pelos bancos.

Alguns estudos de caso mostram que a renegociação ou a troca de instituição financeira pode reduzir pela metade os gastos anuais da empresa com tarifas bancárias. A FecomercioSP lembra, ainda, que os bancos oferecem descontos progressivos nas tarifas para clientes que adquirirem as máquinas de cartões e tenham investimentos financeiros. Contudo, nesse último caso, também é necessário avaliar as taxas cobradas pela administração do fundo, que podem ser maiores do que a de corretoras. Outra opção a ser avaliada são os pacotes oferecidos pelas cooperativas de crédito.

A recente opção de se trabalhar com fintechs e contas digitais tem cumprido o propósito de oferecer os mesmos serviços de consolidadas instituições financeiras a preços menores, com uma economia que pode chegar até R$ 800 por ano para as empresas. Existem alguns pacotes gratuitos para pessoas jurídicas que incluem serviços de Transferência Eletrônica Disponível (TED) e emissão de boletos, por exemplo.



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