Segundo a
FecomercioSP, os custos de manutenção de uma conta empresarial podem variar
entre R$ 588 e R$ 5,76 mil ao ano
A recomendação é que seja feita uma lista dos serviços utilizados, bem como a frequência mensal. Também é importante avaliar se há divergência entre os valores estabelecidos em contrato e os que estão sendo cobrados atualmente. Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, considerando que são mais de 60 tipos de tarifas (reajustadas anualmente) e que novos pacotes de serviços são lançados, é essencial que os empresários façam um acompanhamento constante dessas despesas. Além disso, à medida que a empresa expande sua operação, é possível renegociar os valores cobrados pelos bancos.
Alguns estudos de caso mostram que a renegociação ou a troca de instituição financeira pode reduzir pela metade os gastos anuais da empresa com tarifas bancárias. A FecomercioSP lembra, ainda, que os bancos oferecem descontos progressivos nas tarifas para clientes que adquirirem as máquinas de cartões e tenham investimentos financeiros. Contudo, nesse último caso, também é necessário avaliar as taxas cobradas pela administração do fundo, que podem ser maiores do que a de corretoras. Outra opção a ser avaliada são os pacotes oferecidos pelas cooperativas de crédito.
A recente opção de se trabalhar com fintechs e contas digitais tem cumprido o propósito de oferecer os mesmos serviços de consolidadas instituições financeiras a preços menores, com uma economia que pode chegar até R$ 800 por ano para as empresas. Existem alguns pacotes gratuitos para pessoas jurídicas que incluem serviços de Transferência Eletrônica Disponível (TED) e emissão de boletos, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário