Além de
utilizar a plataforma como um fim, tal qual fazem os youtubers, o futuro
empreendedor pode usá-la como meio para gerar tráfego e oferecer serviços e
produtos
Uma das plataformas de
comunicação mais populares da atualidade, permitindo que os usuários carreguem
e compartilhem vídeo em formato digital, o Youtube pode ser utilizado não
somente por quem deseja se tornar um famoso youtuber, mas também por aqueles
que desejam ganhar dinheiro através de um negócio online. Para aqueles que
almejam obter rendimentos financeiros por meio da ferramenta, seja de que
maneira for, o empreendedor digital e idealizador dos sites Empreendedor
Digital e Férias Sem Fim, Bruno Picinini, apresenta cinco maneiras, que se bem
compreendidas, melhorarão as chances do futuro empreendedor criar um bom canal
no Youtube.
“A primeira provavelmente
você conhece e vê os youtubers fazendo: criar um canal com o objetivo de ter
muitos seguidores e muitos vídeos”, explica Picinini. Conforme o empreendedor digital,
seguidores não dão dinheiro por si só, mas sim os anunciantes e seus anúncios
que vêm em razão deles. “Grande parte dos canais gigantes mostram anúncios em
alguma parte do vídeo”, diz. É isto que rentabiliza o site. “Toda vez que
alguém clica nesses anúncios, o dono do canal ganha dinheiro. O valor por
clique pode variar de alguns poucos centavos chegando até a alguns dólares”,
afirma.
De acordo com o
empreendedor digital, a segunda maneira, é também através da criação de um
canal, objetivando muitos seguidores e o desenvolvimento de muitos vídeos, mas
sem contar com anúncios como sua única fonte de renda. O futuro empreendedor
seria patrocinado. Algumas empresas poderiam se interessar pelo assunto
abordado pelo canal, vislumbrando que os seguidores podem se interessar pelo
produto oferecido por ela. “Dessa forma, o dono do canal receberia uma quantia
para mencionar a empresa em determinado episódio”, explica.
O ponto negativo desses
dois primeiros modos de utilizar o Youtube, segundo Picinini, é a necessidade
de se obter milhões de seguidores para conseguir algum ganho financeiro, o que
já foi mais fácil nos primórdios do Youtube, pois havia menos concorrência.
Além disso, para alcançar este número de seguidores, é preciso ter muita
constância na publicação dos vídeos, de três a quatro vezes por semana. O que
nem todo mundo está disposto a fazer. “O engajamento tem de ser muito alto,
além disso, é preciso torcer para o anunciante ser bom o suficiente e oferecer
uma boa quantia”, destaca.
A terceira maneira,
conforme o idealizador dos sites Empreeender Digital e Férias Sem Fim, é algo
que o Youtube está começando a oferecer agora, ainda não no Brasil, mas nos
EUA, por exemplo. Trata-se de uma espécie de canal pago, em que alguns vídeos
produzidos pelo canal têm conteúdo protegido, que só quem assina (paga), pode
acessar. “Vejo isso como uma alternativa mais viável, porque não precisa de
milhões de seguidores e visualizações para dar um bom dinheiro”, diz.
O que Picinini faz e
recomenda, no entanto, são as duas próximas maneiras, que estão relacionadas a
utilizar o Youtube não como um fim, mas como um meio. “O objetivo é criar um
negócio online lucrativo, no qual você possa dedicar seu tempo integralmente”,
explica. Dessa forma, o Youtube é empregado para gerar tráfego, que é enviado
ao site, o negócio propriamente dito, onde o futuro empreendedor oferece
serviços e/ou produtos.
O negócio deve ser sobre
um nicho específico e os vídeos disponibilizados no Youtube também. Picinini
destaca que o futuro empreendedor deve dividir o nicho até que ele fique bem
segmentado, mas ainda amplo o suficiente para que justifique ter um canal na
plataforma. “Você não precisa ter milhões de seguidores e visualizações. O
necessário é ter poucas pessoas altamente interessadas no que você tem. Então,
você poderá fazer uma oferta para essas pessoas”, afirma Picinini.
Na quarta maneira,
oferta-se produtos de outros empreendedores. Aqui, de acordo com Picinini,
trabalha-se como afiliado, ou seja, vendedor por comissão. Então, como dito,
utiliza-se o Youtube para atrair o público a comprar produtos de determinadas
empresas, cujos produtos estejam atrelados a seus vídeos. “Se alguém comprar o
produto deles através do seu link, você ganha uma comissão automaticamente, que
pode chegar a até 70% do valor do produto”, garante.
A quinta maneira é similar
a anterior. A diferença, conforme o empreendedor digital, é que, ao invés de
indicar os produtos de outras pessoas, indica-se o próprio produto, ao final do
vídeo, por exemplo. “Esse é um caminho mais viável para a maioria das pessoas”,
conclui.