LillyScan permitirá que pacientes verifiquem se o número de série do medicamento corresponde a um produto original da Lilly, comercializado legalmente no Brasil
A farmacêutica Eli Lilly do Brasil lançou uma ferramenta de verificação on-line (scan.lilly.com/br) que ajuda os pacientes a confirmarem a autenticidade do Mounjaro®, única tirzepatida aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes tipo 2, para o controle crônico de peso e para apneia obstrutiva do sono. Ao escanear o QR Code localizado na embalagem do produto, o LillyScan pode determinar se o número de série é consistente com os medicamentos fabricados pela Lilly e vendidos oficialmente no Brasil. Versões falsificadas e manipuladas (sem testes de segurança) de Mounjaro® ou tirzepatida estão sendo anunciadas e vendidas em todo o Brasil, colocando a saúde dos pacientes em risco.
![]() |
| O QR code está impresso em um fundo preto, ao lado do número do lote e da data de validade do medicamento. |
“A saúde e a segurança do paciente são a principal prioridade da Lilly, e o LillyScan é mais uma iniciativa para combater produtos irregulares que representam um risco real à saúde das pessoas”, afirma Luiz André Magno, Diretor Médico Sênior da Lilly Brasil.
Além da verificação por meio do LillyScan, os pacientes devem ficar atentos a outros indicadores de que um produto anunciado como “Mounjaro” pode ser falsificado ou manipulado de forma irregular. Por exemplo, o QR Code deve estar claramente impresso e legível para permitir a verificação na ferramenta. Se o código estiver borrado ou ilegível (ou se não houver QR Code), isso pode indicar uma falsificação ou um problema com a integridade do produto.
A Lilly reforça que quaisquer produtos comercializados apenas como “tirzepatida” (ao invés de Mounjaro®) não foram fabricados, estudados ou vendidos pela empresa e, portanto, não são aprovados pela Anvisa. Os pacientes precisam estar atentos ao adquirir produtos que não são aprovados pela agência reguladora, pois ao obtê-los de fontes não verificadas ou sem a prescrição de um profissional de saúde licenciado, eles podem estar comprando produtos falsos ou inseguros.
Produtos falsificados e manipulados não são aprovados por nenhuma agência reguladora e podem não ser fabricados em um ambiente seguro e estéril. Esses produtos podem não conter o princípio ativo, conter o medicamento errado, dosagens incorretas, misturas de múltiplos ingredientes ou outras substâncias nocivas, como bactérias, endotoxinas e impurezas. O uso de produtos não testados pode resultar em graves problemas de saúde.
Mounjaro®
só deve ser comprado em farmácias licenciadas pela Anvisa. “Lembre-se, esse é
um medicamento vendido sob prescrição, com retenção de receita, e só deve ser
usado sob a orientação de um profissional de saúde”, enfatiza Magno.
Ações que educam e protegem
Além do LillyScan, a empresa tem implementado outras iniciativas para conscientizar sobre os riscos de produtos manipulados, falsificados ou importados ilegalmente que alegam conter tirzepatida — muitos dos quais são anunciados ou vendidos nas redes sociais.
Recentemente, a Lilly lançou a campanha “Desconfiar é Saudável”, que incentiva as pessoas a avaliarem criticamente as informações sobre saúde. Além disso, a companhia publicou uma carta aberta esclarecendo que os produtos à base de tirzepatida que não são da formulação original da Lilly:
- não passaram por nenhum tipo de estudo clínico;
- não possuem eficácia e segurança comprovadas;
- não são fabricados em ambiente seguro e estéril;
- não são aprovados por agências reguladoras sérias como a Anvisa.
Globalmente, a empresa ajudou a derrubar milhares de contas em redes sociais e sites que vendiam ilegalmente esses produtos. No Brasil, a Lilly atua em parceria com governos, agências reguladoras e autoridades policiais para garantir que os pacientes recebam apenas medicamentos originais e para apoiar investigações sobre possíveis falsificações, manipulações irregulares ou contrabando.
Pacientes que tiverem dúvidas sobre a autenticidade de uma caneta de Mounjaro® podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Lilly pelo telefone 0800 701 0444 ou via WhatsApp: +55 11 5108-0101.
Eli Lilly do Brasil
Para saber mais, acesse o site da Lilly do Brasil
Instagram, Facebook e LinkedIn.

Nenhum comentário:
Postar um comentário