Instituto de Longevidade MAG traz dicas e cuidados para não começar o ano no vermelho e começar a cuidar da própria Longevidade Financeira
O fim de ano é aquele momento de festas, viagens com a família e essas despesas extras podem vir a pesar no bolso dos próximos meses, já comprometendo o orçamento de 2026 antes mesmo dele chegar. Esse é um assunto especialmente relevante na sociedade brasileira, uma vez que estamos vivenciando o envelhecimento populacional, em que a maioria da população será composta por longevos, que contribuem, ou são os principais provedores de suas famílias. O planejamento financeiro deixa de ser uma opção e passa a ser uma necessidade estratégica para o futuro, a fim de garantir estabilidade e independência financeira ao longo de mais anos de vida.
“A falta de planejamento pode comprometer não apenas o padrão de vida, mas também a autonomia e a qualidade do envelhecimento, já que viver mais exige recursos financeiros suficientes para sustentar décadas adicionais, muitas vezes com aumento de gastos com saúde, moradia e cuidados. O fim de ano e início de um próximo pode ser uma ótima oportunidade para quem quer começar a organizar as finanças e investir na própria Longevidade Financeira”, comenta Janaina Gimael, educadora financeira do Instituto de Longevidade MAG.
Segundo a especialista, além da questão financeira, o planejamento também impacta diretamente o bem-estar emocional dos longevos, já que a insegurança econômica está entre os principais fatores de estresse nessa fase da vida, podendo afetar a saúde mental e a capacidade de tomar decisões. “Um envelhecimento financeiramente saudável requer atenção para as finanças o quanto antes. Assim como para envelhecermos com saúde é preciso nos alimentar bem e fazer exercícios, para chegar a uma certa idade com as finanças equilibradas é preciso mudar hábitos, aprender a guardar e investir”, explica Janaina.
Ter clareza sobre receitas, despesas e objetivos futuros traz tranquilidade e permite escolhas mais conscientes. A fim de garantir os primeiros passos para quem quer se organizar para 2026, o Instituto de Longevidade MAG, com 9 anos de atuação em assuntos voltados ao envelhecimento e planejamento financeiro, disponibiliza gratuitamente em seu portal a Planilha de Planejamento Financeiro, para se organizar de forma responsável e apresenta algumas dicas simples, mas eficazes, para quem quer começar o próximo ano no azul:
• Criar um diagnóstico frio da sua situação atual, separando as despesas fixas, receitas e as prioridades.
• Depois desse mapeamento, é hora de rever os gastos e organizar de fato o
orçamento, cortando despesas não-essenciais.
• Priorizar o pagamento de dívidas mais
robustas e com juros mais altos, liberando os recursos para o orçamento
essencial.
• Planejar uma reserva de emergência que
garanta, no mínimo, cobrir as despesas básicas durante 3 a 6 meses, evitando
assim recorrer à financeiras.
• Considerar a contratação de um seguro de
vida que servirá de ferramenta de proteção patrimonial e familiar.
Instituto de Longevidade MAG

Nenhum comentário:
Postar um comentário