Pesquisar no Blog

terça-feira, 6 de junho de 2023

Rh negativo ainda é crítico no Banco de Sangue do HSPE. Campanha Junho Vermelho busca garantir estoques para o inverno

Em Hospital de SP, estoque dos tipos de sangue AB-, O- e B- estão em situação crítica

 

O Banco de Sangue do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual) abre a campanha Junho Vermelho 2023 para estimular a doação espontânea e garantir os níveis ideais dos estoques na chegada do inverno, período que geralmente, há queda na demanda de doadores.

Todos os tipos sanguíneos, O, A, B e AB são importantes, embora os Rh negativos sejam os mais necessários para a reposição e manutenção dos estoques.

Com o slogan: “Não Pule a Fogueira, nem a Doação” a campanha deste Junho Vermelho faz uma associação com as tradições das festas juninas e a importância desse ato que salva vidas. A alegria é o ponto de união entre os dois momentos, celebrados pelas famílias tanto nos festejos como na recuperação de pacientes que recebem a doação de sangue.

“Nosso objetivo é manter em todos os meses do ano o mesmo patamar de coleta para garantir a autossuficiência do Banco de Sangue. E todos os tipos sanguíneos são bem-vindos”, destaca Fábio Lino, diretor do Serviço de Hematologia do Hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe).


Estoque sazonal               

Após enfrentar sérias dificuldades nos últimos dois anos, o Banco de Sangue do HSPE busca manter o equilíbrio sazonal dos estoques com ações de busca ativa por doadores nos primeiros meses deste ano.

A chegada do inverno, no entanto, acende o alerta para a necessidade de ampliar a coleta durante a chamada “baixa estação”. O frio e o período de férias no meio do ano costumam afastar os doadores dos bancos de sangue.

“É uma realidade que estamos mudando aos poucos, estimulando os servidores que freqüentam o HSPE e seus familiares, e também o público em geral a esquentar a solidariedade nesta época do ano. Vai “pular a fogueira”, dá um pulo no Banco de Sangue e faz sua doação”.

Vale lembrar que cada doação de aproximadamente 450 ml de sangue salva até quatro vidas.

O doador de sangue tipo O positivo, por exemplo, pode atender à necessidade de receptores igualmente do tipo O+, além do A+, B+ e AB+. Já o O negativo supre a necessidade todos os demais tipos, sejam eles Rh positivo ou negativo. É o chamado doador universal.

Um doador de sangue tipo AB positivo atende apenas pacientes do mesmo tipo e fator sanguíneo. O AB negativo pode ser doado para receptores do mesmo tipo, tanto nos fatores positivo como negativo.

O tipo A positivo pode ser doado para pessoas com o mesmo tipo e fator Rh e para quem tem sangue AB+. Já o A negativo pode ser doado tanto para A como para AB, ambos de Rh positivo ou negativo.

O tipo B positivo atende a necessidade de pessoas com tipos sanguíneos B+ e AB+. Já o tipo B negativo pode ser doado para pessoas tanto do tipo B como AB, de ambos os fatores Rh.

O Banco de Sangue do HSPE funciona de 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 8h às 16h.

Fica na Rua Pedro de Toledo, 1.800, São Paulo-SP.

 

Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo – Iamspe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados