Pesquisar no Blog

quarta-feira, 7 de junho de 2023

O futuro das profissões e o desafio da capacitação


Interessante quando as pessoas questionam sobre o futuro das profissões! Muitas vezes, percebo que essas mudanças não estão especificamente relacionadas às profissões e sim, sobre como estão as pessoas diante de tudo isso, ou melhor, nesse momento o que você está fazendo para atingir os seus objetivos e entregar o seu melhor para você ou onde estiver inserido?  

Como também, de que forma você está se preparando e adaptando o seu talento, o seu propósito para o cenário atual, tanto pessoal como profissional? 

Quando falamos de propósito, ele não está necessariamente conectado a uma atividade profissional, mas também ao que deseja e sente mais satisfação em realizar na vida.   

Mas por que estamos falando disso tudo antes de falar do futuro do trabalho? Porque já percebemos que algumas profissões estão crescendo muito, e essas profissões são as mais conectadas à inteligência artificial, entre outras. Segundo o Fórum Econômico Mundial e a Fundação Dom Cabral, muitas profissões irão desaparecer e tantas outras terão uma demanda maior do que se tem hoje. Esse futuro é muito próximo, segundo a fonte citada, em torno de 4 anos estará apresentando essa adversidade.   

As profissionais que criam tecnologias, segurança da informação, Big Data, energia renovável, professores técnicos e universitários entre outros, terão uma urgência em atender as necessidades do cenário atual. Essas profissões são algumas das citadas que mais crescem no mundo!  

Entretanto, acredito que o mais importante diante disso, sobre o futuro, é você cada vez mais ampliar a sua percepção sobre si, sobre onde e como você está! Perceber tudo isso, vai facilitar para você buscar adaptar as suas habilidades, competências e talento, conforme as tarefas e demandas diferenciadas presentes.   

O que estamos falando? Falando de alguns aspectos fundamentais que precisamos considerar antes de entrar em “pânico” em relação as profissões que irão desaparecer ou aparecer! Considero que, o investimento que faz em si e no seu autodesenvolvimento, vai favorecer a identificar, cada vez mais, o que te traz mais brilho nos olhos ao realizar algo em sua vida! Por que isso? Porque, com isso, você terá maior capacidade de mudar diante do que vai ser apresentado. Porém, quando falamos de mudanças constantes, significa estar em processo de evolução!  

É importante que você entenda que o maior significado é desenvolver as suas competências técnicas cada vez mais, através de qualificações, formações, e que você possa com isso, inclusive escolher onde você quer trabalhar.  

Portanto, nesse mundo de constantes mudanças, para que se possa entregar com uma qualidade diferenciada, necessita também desenvolver as suas competências comportamentais, desenvolver com frequência a habilidade de comunicação, relacionamento interpessoal, gestão de conflitos, flexibilidade, adaptação, criatividade, empatia, visão sistêmica, inteligência emocional entre outras serão o seu maior diferencial diante desse cenário. Por quê? Porque você terá maior clareza das demandas, e com isso, maior capacidade sobre as decisões, e por consequência, os resultados serão mais assertivos. Como também, a sua condição comportamental desenvolvida te traz maior maturidade, autonomia impactando positivamente o ambiente profissional e pessoal o qual estiver inserido. Compreendo que quanto mais as pessoas perceberem as suas potencias e investirem nelas, irão conquistar as melhores oportunidades com aderência ao que mais desejam realizar, mesmo que o cenário presente esteja com as atividades modificadas.   

E você? Está investindo de que forma nas suas competências técnicas (hard skills) e competências comportamentais (soft skills).  

Pense nisso e coloque em ação o que mais te entusiasma!  

 

Elizabeth Sinnott - professora da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados