Pesquisar no Blog

terça-feira, 6 de junho de 2023

Na contramão do ENEM: por que universidades buscam organizar avaliações online

Rafaela Manes, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da TestWe, comenta sobre benefícios do formato virtual e lista alguns cuidados ao planejar uma prova em plataformas digitais



Diversas instituições optam por realizar uma seleção para o ingresso no ensino superior na qual não há a possibilidade de considerar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Outra particularidade em relação ao mundo do vestibular está relacionada à flexibilidade do calendário letivo, ou seja, muitas universidades também oferecem no meio do ano os vestibulares de inverno, com objetivo de ampliar as oportunidades para futuros alunos ingressantes.

Do ponto de vista de quem organiza as avaliações, é preciso pensar em como potencializar a aplicação, considerando, inclusive, que as avaliações online vêm ganhando espaço entre as gigantes do ensino superior brasileiro. Isso se deve, majoritariamente, por benefícios como adaptabilidade, redução de custos, simultaneidade e interatividade.

Contudo, algumas precauções se tornam necessárias na hora de organizar processos seletivos com esse formato. É o que explica Rafaela Manes, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da TestWe. Confira!


Quais motivos levam tantas universidades a optarem por vestibulares online?

Entre as que vão considerar essa modalidade de prova, podemos destacar a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Câmpus de Araraquara), a Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e o Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP).

Segundo Rafaela, um formato digital de aplicação facilita a logística da instituição, uma vez que não se faz necessário reservar salas, fazer encomendas de impressão do material e contratação pessoal como, por exemplo, para a função de supervisores.

Além disso, a Diretora de Desenvolvimento de Negócios da TestWe entende que os vestibulares online podem garantir mais acesso aos participantes, principalmente àqueles que residem em outras regiões ou que por motivos de condições financeiras não poderiam participar das provas de modo presencial.

A segurança também se configura como uma importante motivação. “A probabilidade de as questões da prova “vazarem” ou serem vendidas é muito maior na avaliação de papel, que precisa passar por várias etapas e pessoas”, afirma a diretora.


Cuidados a serem tomados pelos organizadores

Para que as provas à distância sejam realizadas com sucesso, é muito importante ter uma boa organização e preparo feito com antecedência, tanto na parte da inserção do exame, quanto na comunicação com os candidatos, passando pelo suporte para o download da ferramenta, pelo teste técnico, capaz de confirmar se o computador está funcionando corretamente.

Outro ponto necessário no que tange às avaliações online é confirmar que os servidores da empresa escolhida estão baseados em países que possuem a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) equivalente a do Brasil - caso das empresas europeias com lei de proteção de dados ainda mais rígida do que a brasileira.

Também é essencial criar uma prova utilizando todas as funcionalidades disponíveis como ordem aleatória de questões e respostas, tempo por questão ou por parte, penalidade para respostas erradas, entre outros. Além disso, é importante que a prova seja criada levando em consideração que os candidatos estão à distância, evitando perguntas com respostas simples.


A plataforma de avaliação digital como um diferencial

Levando em conta os motivos e os cuidados elencados, ferramentas especializadas que garantem a identificação e o monitoramento dos candidatos são essenciais, pois qualquer tipo de fraude pode colocar em risco a credibilidade da avaliação e, consequentemente, da instituição.

Porém, de acordo com a Rafaela Manes, as plataformas de avaliação digital como a TestWe vão muito além do seu papel de garantir um ambiente seguro, fazendo com que a prova seja muito mais interativa do que seria no formato tradicional, com a possibilidade de inserir multimídias em toda a avaliação ou questões de áudio e resposta oral.

Ela também entende que a substituição da realização da prova manual pela digital facilita a correção das questões abertas e dissertativas, tornando o exercício menos cansativo para os corretores e simplificando o processo, como um todo.

“O professor consegue ter uma visão geral da prova de uma maneira rápida e fácil, podendo selecionar a opção de correção automática para as questões de escolha-múltipla que é um enorme ganho de tempo e para as questões abertas”, conclui a diretora.
 

TestWe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados