Pesquisar no Blog

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Do prato do tutor, para o potinho do pet - conheça os benefícios da batata-doce na nutrição animal

 Alimento é um aliado para a saúde dos pets, principalmente daqueles que sofrem de diabetes, sobrepeso ou obesidade


A batata-doce é um tubérculo pertencente ao grupo dos carboidratos, rico em amido e fibras, além de ser fonte de vitaminas A, C, vitaminas do complexo B e manganês. Devido ao seu perfil extremamente nutritivo, muitas pessoas incluem esse alimento em suas dietas, especialmente quando adotam um estilo de vida mais saudável. Por essa razão, cada vez mais tutores de animais de estimação solicitam que as empresas de pet food incluam ingredientes funcionais, como a batata-doce, na composição de seus alimentos.

Após a pandemia, as empresas do segmento pet têm observado uma mudança no perfil dos tutores, que veem seus animais como membros da família e buscam agradá-los de diversas formas. Uma das principais preocupações desses tutores é oferecer uma alimentação variada e saudável aos seus pets, assim como buscam para si mesmos. Mas, afinal, quais são as vantagens de oferecer batata-doce na ração de cães e gatos?

A veterinária Mariana Monti, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Special Dog Company, uma das maiores indústrias de pet food do país, destaca que a inclusão de farinha de batata-doce nas rações pode trazer diversos benefícios para a saúde dos animais. Além de promover maior saciedade, a batata-doce ajuda a melhorar a saúde intestinal dos pets e aumenta a digestibilidade dos nutrientes. Isso faz dela uma excelente aliada não apenas para a alimentação humana, mas também pode ser muito positiva no controle de obesidade dos pets, trazendo mais saciedade para os peludos que precisam emagrecer.

“Sem contar que a batata-doce é rica em fibras e é mais palatável, ou seja, mais saborosa para os pets, principalmente quando comparamos com rações feitas com farinha de arroz”, conta.

A veterinária explica, ainda, que o ingrediente pode ser inserido na alimentação de cães e gatos saudáveis, mas é especialmente indicada para aqueles que estão acima do peso ou que são diabéticos. Isso porque a batata-doce é incluída na ração como fonte de carboidrato e de fibra, o que podemos chamar de ‘naturalmente prebiótica’. Ela substitui fontes de carboidrato como o arroz e o milho.

Em resumo, a batata-doce traz bons resultados para o metabolismo animal, pois é capaz de reduzir o incremento máximo de glicose e de diminuição da insulinemia comparado com o arroz, o que é muito importante para animais com alterações no metabolismo de carboidratos (obesidade e diabetes, por exemplo), além de ser uma fonte de fibras capaz de promover saúde intestinal”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados