Pesquisar no Blog

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Dia dos Namorados: 4 dicas para economizar na hora de comprar o presente

Especialista orienta cuidados para agradar quem se ama sem gastar além da conta ou contrair dívidas

 

Quase 100 milhões de pessoas devem ir às compras neste Dia dos Namorados, segundo um levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, o que representa um aumento de 8% em comparação com 2022. Entre tantas opções, como roupas, sapatos, acessórios e até um jantar, é preciso ficar atento para não fugir do orçamento, nem contrair dívidas desnecessárias com presentes. 

 

“Essa é uma data em que o mais importante é a relação e a demonstração de amor e de carinho. Não vale a pena se endividar para comprar algo caro, nem mesmo assumir um parcelamento, pois isso afeta as despesas futuras. É importante planejar e pesquisar bem antes de comprar qualquer coisa por impulso”, recomenda Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online.

 

Pensando nisso, Thaíne separou quatro dicas para economizar na hora de comprar o presente, sem deixar de fazer dessa data um momento especial:

 

1- Estabeleça um valor limite

Antes de ir às compras, faça as contas e verifique seu orçamento. Coloque no papel o valor real que você pretende e pode gastar no presente, sem comprometer outros gastos. Com o valor exato de quanto pode usar, você encontrará o presente ideal dentro das suas condições.

 

“Em datas especiais, muitas vezes queremos agradar a pessoa amada sem pensar nas finanças. Isso é um erro. Quando o dinheiro é curto, fazer cálculos nunca é demais. Tenha em mente que o mais importante é o momento a dois e não o valor gasto no presente”, destaca Thaíne.


 

2-Pesquise antes de comprar

Não compre na primeira loja que encontrar. Pense em alguns possíveis presentes e pesquise os preços e as condições de compra em pelo menos três lugares, além da internet. 

 

“Não deixe para comprar na véspera ou no dia, pois isso não lhe dará margem para uma pesquisa de preços. É importante verificar também as avaliações das lojas e dos produtos feitos por outros compradores e a reputação da empresa. Essas informações ajudam a evitar uma compra no calor do momento”, explica a especialista.


 

3-Prefira pagar à vista

 Antes de optar pelo parcelamento, verifique quais serão suas obrigações futuras. Se o presente for caro e as parcelas couberem no orçamento dos próximos meses, parcele, mas dê preferência para o pagamento à vista. Possíveis atrasos podem acarretar em juros, negativação e descontrole financeiro.  

 

“Há diversas vantagens no pagamento à vista e a maior delas vem na hora de pedir desconto. Muitos estabelecimentos diminuem o valor cobrado se você pagar o produto em dinheiro ou no débito. Assim você economiza mais do que o planejado”, sugere Thaíne.


 

4-Faça algo especial

Se o dinheiro for problema, use a criatividade e faça o presente com as próprias mãos. Pode ser um arranjo de flores, um café da manhã na cama, um cartão ou um porta-retrato que traga o registro de um momento especial. 

 

“Um piquenique, um jantar em casa ou uma sessão de cinema com pipoca no sofá da sala também ajudam a não deixar a data passar em branco e são formas simples e de baixo custo para demonstrar o seu amor”, finaliza a executiva.

 

Simplic

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados