Pesquisar no Blog

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Coceira em cães: saiba o que pode causar e como trata

Segundo a veterinária da Fórmula Animal, ficar atento aos sinais de comportamento de coceira excessiva é importante para a manutenção da saúde do cãozinho


Um tutor que zela pelo seu cachorro fica atento a qualquer comportamento fora do comum que ele apresente. A coceira é fisiológica e faz parte do hábito dos cães, porém, se estiver ocorrendo de forma excessiva, é importante investigar, pois pode indicar que há algo errado com o pet.

A médica veterinária da Fórmula Animal ― rede de franquias de farmácia de manipulação veterinária, que produz medicamentos e produtos voltados à saúde animal de forma personalizada ― Gabrielle Miodutzki - salienta a importância de observar com cuidado se a coceira está acontecendo de forma acentuada. “A coceira excessiva pode indicar a presença de parasitas no bichinho, entre outras questões”, afirma.

Os principais problemas que desencadeiam a coceira nos cães são:

  • Parasitas, como pulgas, carrapatos e ácaros;
  • Alergias;
  • Infecções;
  • Distúrbios comportamentais;
  • Problemas endócrinos;
  • Ração ou alimentação inadequada;
  • Estresse

Outro fator determinante é a frequência dos banhos e produtos utilizados. Normalmente, o intervalo indicado é de 15 em 15 dias, porém, para pets alérgicos ou em tratamento com xampus medicamentosos, a rotina pode variar de acordo com a orientação do médico veterinário. É importante ter cuidado com a região dos olhos, pois alguns produtos podem causar irritação, e manter a limpeza da orelha em dia e com produtos específicos, já que a infecção no ouvido é uma causa comum de coceira e incômodo nos pets.

De maneira geral, a coceira não é um quadro considerado grave, porém, vale lembrar que as consequências de um comportamento em que o cachorro apresente coceira excessiva pode ser de lesões e feridas que podem ter complicações e infecções secundárias. Por isso, é importante diagnosticar a causa da coceira o quanto antes para que o quadro não venha a piorar e necessitar de tratamentos mais longos e complexos.


Tratamentos mais indicados para coceira

A consulta periódica no médico veterinário é a recomendação mais importante na hora de identificar e tratar qualquer questão de saúde do bichinho. É importante que um especialista faça a avaliação do cachorro para identificar qual é a origem do incômodo, que, como já foi destacado, pode ter várias causas.

Caso seja necessário o uso de medicamentos para o tratamento do pet é importante que seja realizado exatamente conforme orientação veterinária. A nanotecnologia é uma ferramenta que pode auxiliar na manutenção dos medicamentos, pois permite a encapsulação de ativos em partículas nanométricas e com isso confere diversas vantagens nas formulações, como: proteção dos ativos à degradação; melhora da penetração na pele, em decorrência ao tamanho reduzido; além de prolongar o efeito do ativo.

“Os ativos nano encapsulados melhoram muito a performance dos produtos terapêuticos e podem ser manipulados em diversas formas farmacêuticas, além de ser uma excelente forma de tratamento em diversos distúrbios causadores de coceira”, finaliza a médica veterinária da Fórmula Animal.

 

Fórmula Animal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados