Em comemoração ao Dia das Crianças, a dica do Dr. Fernando Gomes, médico neurocirurgião e neurocientista do Hospital das Clínicas de SP, é voltar no tempo das brincadeiras de antigamente e compreender como elas podem estimular os mais diversos tipos de inteligência. “Quando comparamos amarelinha, pega-pega, par ou ímpar, telefone sem fio, entre outras, com o mundo atual que é muito mais on-line, conseguimos avaliar o quanto o mundo atual das telas comprometer o desenvolvimento do cérebro”, avisa o médico.
Algumas
brincadeiras bem simples, fáceis de produzir e de brincar podem auxiliar na
educação das crianças e cada uma delas estimula um tipo de inteligência
especifica e as habilidades mentais. São elas:
- Stop, telefone sem fio ou trava língua: Aqui a
inteligência linguística e comunicação são estimuladas para potencializar
matérias escolares como português e inglês.
- O que, o que é? Pedra, papel e tesoura, par ou impar e
jogo da velha: Promovem a inteligência lógico matemática e melhoram as
habilidades com fazer contas.
- Esconde-esconde ou bola de gude: Tudo o que engloba
a inteligência espacial, aquelas que envolvem noção de espaço, melhoram o
conhecimento para andar de bicicleta e até dirigir no futuro, já que
estruturas profundas do cérebro, como cerebelo e gânglios da base, são
utilizadas nestas brincadeiras.
- Perna de lata, jogar amarelinha, cama de gato, pular
corda, elástico, andar de carrinho de rolimã ou de pega-pega: Como mexer com o
corpo físico desperta a habilidade motora, a inteligência corporal
sinestésica é trabalhada nestas brincadeiras que, além disso tudo, ainda
queimam calorias e pode ser uma boa introdução ao esporte.
- Bater bafo (bater figurinhas): Estimulam a
inteligência emocional.
- Colecionar figurinhas: A memória, a
atenção e outras habilidades sociais são saudavelmente provocadas com esse
hábito que aciona o circuito do prazer.
- Ter um pet: Trabalha a empatia, desenvolve sentimentos e
emoções além de aquecer as habilidades sociais.
- Empinar pipa: Essa brincadeira envolve vários processos
desde a psicomotrocidade ao montar a pipa, compreender o mundo físico como
o vento que fará a pipa voar e assim, a inteligência física e interpessoal
são estimuladas.
- Vivo ou morto, gato-mia e passa anel: Ponderar atitudes
provocam o controle inibitório nesses tipos de brincadeiras que ainda
estimulam a atenção.
Dr Fernando Gomes - Professor Livre Docente de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas de SP com mais de 2 milhões de seguidores. Há 12 anos atua como comunicador, já tendo passado pela TV Globo por seis anos como consultor fixo do programa Encontro com Fátima Bernardes (2013 a 2019), por um ano (2020) na TV Band no programa Aqui na Band como apresentador do quadro de saúde “E Agora Doutor?” e dois anos (2020 a 2022) como Corresponde Médico da TV CNN Brasil. É também autor de 8 livros de neurocirurgia e comportamento humano. Professor Livre Docente de Neurocirurgia, com residência médica em Neurologia e Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, é neurocirurgião em hospitais renomados e também coordena um ambulatório relacionado a doenças do envelhecimento no Hospital das Clínicas.
drfernandoneuro
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