Lançado oficialmente em 7 de outubro de 2019, o Dia do
Algodão celebra a importância da commodity para a economia nacional e global.
Para Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil
e de Confecção (Abit), o setor sente-se orgulhoso por ser parte relevante nessa
rede da cotonicultura. “Somos o principal consumidor dessa matéria-prima
produzida em nosso país, onde trabalhamos de forma conjunta com a Associação
Brasileira dos Produtores de Algodão e Associação Nacional dos Exportadores de
Algodão, visando ao fortalecimento de uma cadeia vasta de produção e
distribuição”.
A Abit participa desde o início do programa Sou de
Algodão, uma iniciativa da Abrapa, um movimento para estimular a moda
responsável, ética e sustentável e que une a cadeia produtiva, indo da
matéria-prima até o produto. O Brasil é o quarto maior produtor e segundo maior
exportador mundial da fibra, sendo também o maior produtor de algodão
certificado do planeta, o que atesta a combinação exitosa de quantidade, qualidade
e sustentabilidade em sua vertente mais ampla, englobando o meio ambiente, o
social e a governança. Isso é fruto de um dinâmico e inovador ecossistema de
pesquisa, produção e mercado.
Há, porém, segundo Pimentel, o desafio de fomentar a
exportação de produtos manufaturados com base no algodão, agregando, assim,
ainda mais valor à matéria-prima e gerando mais investimentos e geração de
empregos em todos os elos desta enorme e vibrante rede de produção sustentável.
“Parabéns aos produtores de algodão do Brasil, bem como à indústria têxtil e de
confecção de nosso país, o maior cliente da produção nacional”, frisa o
dirigente.
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