Geração Z: Jovens
estão mudando a lógica de pesquisa na internet
As redes sociais cresceram bastante ao longo dos
últimos anos e revelaram, tanto para um usuário comum quanto para as empresas,
possibilidades de transformação por meio de vídeos e fotos jocosos e formas de
criar negócios e possibilidades que antes eram bastantes limitados. Exemplo
disso foi o surgimento e o crescimento exponencial do Google, que começou como
um motor de buscas e hoje abrange uma série de negócios relativos à internet,
como o YouTube e o Google Maps, até a fabricação experimental de carros
autônomos.
A chegada da chamada “geração Z'', que compreende o
grupo de pessoas nascidas a partir de 1995 e que cresceram junto com a
popularização da internet, coincidiu com o advento e posterior popularização
das redes sociais. Foram essas ferramentas que melhor estabeleceram a conexão
entre as pessoas e as empresas contribuindo, assim, para que a globalização
avançasse a uma velocidade estonteante.
O reinado do Google, no entanto, parece estar com
os dias contados, principalmente no que diz respeito ao YouTube, sua principal
rede social. Graças à Geração Z, o TikTok, fenômeno chinês de reprodução de
vídeos curtos, deve ultrapassar o pioneiro YouTube em número de acessos até
2024, segundo reconheceu recentemente o vice-presidente sênior do Google,
Prabhakar Raghavan.
Essa mudança na liderança das redes sociais de
vídeo é corroborada pela TechCrunch, blog que cobre as comunidades de startups
de tecnologia do Vale do Silício. Pesquisa feita pelo blog apontou que 40% dos
jovens preferem fazer suas pesquisas ou tirar dúvidas no TikTok ou no
Instagram, de propriedade da Meta, também dona do Facebook e do Whatsapp, em
razão da dinâmica e da agilidade.
A ascensão do TikTok e do Instagram está muito
ligada ao fenômeno da explosão do uso de smartphones nas últimas décadas.
Atualmente, o planeta possui cerca de 3,85 bilhões de aparelhos celulares em
uso,
de acordo com a empresa de pesquisa e consultoria
de mercado norte-americana, Strategy Analytics. A pesquisa, feita em junho de
2021, revelou que a base de usuários de smartphones cresceu dramaticamente: de
30 mil “pioneiros” em 1994 para cerca de 1 bilhão em 2012, e quase 4 bilhões na
atualidade.
Desde o início dos anos 90, os celulares têm
aumentado nossas conexões e nos aproximado cada vez mais. A revolução
deflagrada pelo Iphone fez com que as redes sociais desempenhassem um papel de
onipresença em praticamente todo o mundo, influenciando gerações, ampliando as
comunicações e trazendo mais modernidade e oportunidades ao mundo dos negócios.
E, neste sentido, a Geração Z tem desempenhado um papel fundamental,
revolucionando nossas interações como nunca antes e conectando o mundo cada vez
mais.
Rafael Dantas -
superintendente da Câmara Americana de Comércio de Belo Horizonte
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