Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

No final do dia, as emoções são uma coisa que não podemos controlar totalmente. Somos todos humanos, e é apenas uma questão de tempo antes de respondermos a algo ou alguém com emoção. É assim mesmo.

Embora você não possa impedir que as emoções afetem em determinadas situações, inclusive na hora de realizar uma entrevista de emprego, você pode elaborar um plano para reduzir seu impacto.

Considerando isso, a executiva e gestora de carreiras, terapeuta e especialista em desenvolvimento humano, Madalena Feliciano, cita 5 maneiras para te ajudar a controlar suas emoções durante uma entrevista de emprego:


1 - Esteja preparado

Primeiramente, você precisa se preparar para o fato de que pode se emocionar em algum momento do processo. Ao mesmo tempo, você precisa se preparar minuciosamente para a entrevista, delineando suas metas, pesquisando sobre a empresa e determinando qualidades de o porquê a empresa deve te contratar.


2 - Tenha a mentalidade certa

Para controlar suas emoções durante a entrevista, você precisa estar na mentalidade certa.
Mantendo-se curioso e aceitando que poderá ser atacado ou pego de surpresa durante a conversa - e que esses ataques podem fazer com que você se emocione -- estando ciente disso, você estará pronto para controlar essas emoções quando elas surgirem. 

“Desabafar com antecedência com alguém em quem você pode confiar também pode ser de grande ajuda. Esvaziar alguns desses possíveis gatilhos antes da conversa, diminuirá a probabilidade de uma reação inesperada no momento.” aconselha Madalena Feliciano.


3 - Espere que você cometa erros

Como ser humano, você não é perfeito. Durante qualquer entrevista, você deve estar ciente que é normal dar um passo em falso. 

Madalena destaca que, uma coisa é cometer um erro durante uma entrevista. Outra bem diferente é deixar esse erro abalar você e inviabilizar seus esforços. Ao entrar na conversa esperando que você cometa erros, você não ficará tão nervoso quando eles acontecerem. 

Se você se preparou e entrou com a mentalidade adequada, a recuperação de um passo em falso será muito mais fácil.


4 - Espere o inesperado

Você não pode prever o futuro, o que significa que você nunca sabe como a conversa terminará até que esteja no espelho retrovisor. 

Quando você se prepara para o pior cenário -- para que as coisas saiam completamente dos trilhos -- você estará em um lugar mental melhor e preparado para responder adequadamente se isso realmente acontecer.


5 - Encontre uma técnica de aliviamento que funcione para você

Se seu objetivo é controlar suas emoções durante a entrevista, você precisa encontrar táticas que possa usar para se acalmar e ficar calmo e controlado quando as coisas ficarem difíceis.

“Não há tática certa ou errada aqui. Você só precisa encontrar uma técnica que funcione para você e se apegar a ela.” finaliza Madalena Feliciano.

 

Madalena Feliciano é Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo. Mater Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados