Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2022

9 em cada 10 brasileiros podem estar acima do peso ideal

Pesquisa mostra que obesidade continua a ser um importante problema de saúde pública
 

Combater a obesidade é um dos maiores desafios para a saúde pública e, segundo uma análise do instituto de pesquisa em Saúde HSPW, que analisa dados e faz diagnósticos em tempo real e contínuos, esse cenário não deve mudar a longo prazo. A pesquisa, realizada entre agosto e dezembro de 2021, apontou que 90,8% dos participantes estão acima do peso ideal, sendo 58,2% com sobrepeso e 32,6% obesos.  

A coleta dos dados incluiu perguntas sobre os hábitos alimentares, IMC (Índice de Massa Corporal) e doenças relacionadas. A amostragem da pesquisa foi de 2 mil indivíduos com idade entre 17 a 68 anos de idade, dos quais 73% eram homens e 27% mulheres, das regiões Sul e Sudeste do país. 

Ainda segundo a análise, 82,4% dos entrevistados não fazem dieta e, daqueles que declararam fazer, apenas 36,4% dizem que são acompanhados por nutricionista. “A alta taxa de sobrepeso e obesidade representa desafios tanto para o governo quanto para as instituições de saúde. Mas também é um alerta importante para as empresas, que podem capacitar as pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis, prevenindo doenças futuras”, comenta Lúcio Júnior, CEO da HSPW.
 

Para Saada Chidiac, diretora médica da HSPW, falar em dietas restritivas para a perda de peso não é o mais adequado. "Precisamos fazer uma reeducação alimentar, com comida de verdade, frutas, legumes, hortaliças, proteínas e carboidratos na hora certa, e na quantidade correta. Para isso, é necessário um profissional especializado, o nutricionista. Chega de restrições e dietas malucas que muitas pessoas seguem nas redes sociais. Algumas, inclusive, até colocam a saúde em risco. Alimentação saudável e adequada é sinônimo de energia e disposição e é isso que precisa ser ensinado e incorporado", afirma. 

Lúcio lembra que a obesidade é um fator de risco para uma série de doenças crônicas, incluindo cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer, entre outras. “Apesar da importância desse problema de saúde pública, ainda faltam práticas mais viáveis que possam ajudar as pessoas a alcançar e manter um peso saudável. Mas isso precisa mudar. E as empresas também precisam assumir esse papel”, finaliza.

 

HSPW

https://hspw.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados