Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Dia do Profissional de Educação Física: profissão crucial para a prática adequada dos exercícios

Educadores físicos garantem execução segura de movimentos em exercícios/DIVULGAÇÃO

Coordenadora do curso de Educação Física ressalta a importância de um educador físico qualificado para supervisão de prática desportiva


Fazer atividade física é fundamental para o bem-estar de qualquer pessoa e cada modalidade esportiva tem suas propriedades e exige cuidados adequados. Com responsabilidade, a prática regular de exercícios pode colaborar para o condicionamento cardiovascular e reduzir o estresse. Um estudo publicado na revista científica Circulation neste ano, realizado com mais de 100 mil pessoas por três décadas, indica que indivíduos com o hábito de se exercitar de duas a quatro vezes por semana têm redução no risco de morte por problemas de saúde de 21 a 23%, em média, em comparação com sedentários.

De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, professora Elizimara Augusta Lima Braga, a presença de um profissional educador físico, para a instrução, é imprescindível para que as práticas desportivas sejam realizadas de forma benéfica e proveitosa. “Esse profissional tem competências e habilidades necessárias para orientação de exercícios de forma individual e específica, mantendo a segurança do praticante, e garantindo aproveitamento de forma integral, como na execução de movimentos com excelência e nas ações necessárias pré e pós-treino”, afirma a docente.

O hábito de manter atividades físicas na rotina é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que nos últimos anos, alerta sobre o aumento no número de pessoas inativas, que não executam nenhum esporte para aprimoramento da saúde do corpo e da mente. Conforme orienta o órgão, adultos dos 18 aos 64 anos devem realizar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana, para manter a atividade cardiorrespiratória e muscular revigorada. “Ao dobrar o tempo semanal, os resultados são ainda maiores e beneficiam o organismo por completo”, ressalta a docente.

Sem o acompanhamento de um instrutor qualificado, há a possibilidade de ocorrer consequência no corpo do praticante, como lesões por esforço excessivo ou em quedas, torções ou batidas. “Isso pode fragilizar a musculatura e provocar sequelas permanentes”, alerta. “Um profissional educador físico é capacitado para orientar de forma adequada os exercícios, além de associar a atividade física ao ciclo respiratório, propor alongamentos e auxiliar na atenção para performance segura”, completa.

 

CELEBRAÇÃO

Em 1º de setembro é celebrado o Dia do Profissional de Educação Física, em referência à instituição da Lei Federal nº 9696, que entrou em vigor na mesma data em 1998, ao regulamentar a profissão e criar os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física. “A celebração é importante para que haja cada vez mais apreciação e respeito por esses educadores. É uma profissão que acolhe diversas áreas e contribui, de maneira fundamental, para a evolução da saúde da sociedade”, completa a professora da Anhanguera.

 

Anhanguera

https://www.anhanguera.com/ e https://blog.anhanguera.com/category/noticias/

 Kroton

www.kroton.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados