Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Dia da Independência: Descubra roteiros pedagógicos em São Paulo que narram a história do Brasil

O 7 de setembro é uma das datas mais importantes para o Brasil, por carregar um dos principais acontecimentos do país: a Independência. Foi nesse dia, em 1822, que Dom Pedro I deu início a uma trajetória independente de Portugal. E, em 2022, o marco histórico se torna ainda mais especial com a celebração de seu bicentenário.

A data permite relembrar episódios como o ‘Grito do Ipiranga’, por exemplo. Esse mergulho na história pode ser estudado também fora das salas de aula por meio de um roteiro pedagógico na cidade paulistana. E, para comemorar os 200 anos dessa data histórica, o Forma Conhecer, operação da Forma Turismo especializada em conteúdo e viagens educacionais, dá dicas de

 lugares para visitar e aprender mais sobre o Brasil, sem sair de São Paulo


Museu do Ipiranga
Reprodução
Museu do Ipiranga. Um dos principais museus do Brasil reabre no próximo dia 07, após quase dez anos fechado. Tombado como Patrimônio Histórico Municipal, Estadual e Federal, o edifício-monumento passou por obras de modernização e será ainda maior. O museu, que reúne milhares de objetos, pinturas, mobiliário e artefatos correspondentes ao período e, agora totalmente restaurados, terá também duas amplas entradas, bilheteria, um auditório, espaço educativo, café, loja e sala de exposição temporária.


Parque da Independência. Situado às margens do córrego do bairro do Ipiranga, o Parque faz parte do patrimônio histórico cultural, onde o grito da independência do país foi proclamado. A área, de 161.300 metros quadrados, abriga não só o  Museu do Ipiranga, mas também Monumento à Independência e a Casa do Grito. O Parque conta com belíssimo jardim francês, que também ganhou novo projeto de paisagismo após revitalização. A partir deste ano, o local terá restaurante, infraestrutura para food bikes, modernização da iluminação pública e vias de acesso, equipamentos de acessibilidade e reativação da fonte central.


Museu da Casa Brasileira - O Museu da Casa Brasileira é especializado em design e arquitetura e é uma das principais referências no Brasil e no mundo nessa área. O museu está instalado em uma mansão da década de 1940, localizada no atual no Jardim Paulistano. Sua exposição permanente apresenta mobiliário objetos que vão do século XVI ao XXI. No espaço interior, é possível conferir mostras que contemplam desde as ocas indígenas à arquitetura contemporânea. O projeto arquitetônico neoclássico da atual sede leva a assinatura do arquiteto paraense Wladimir Alves e lembra o Palácio Imperial de Petrópolis. O museu também é um conceituado centro de pesquisa, além de promover debates, palestras e espetáculos de música.


Serviço: 

  • Museu do Ipiranga

Reabertura – 07 de setembro

  1. dos Patriotas, 20 - Vila Monumento, São Paulo - SP

 

  • Parque da Independência

Aberto diariamente das 5h às 20h 

Avenida Nazareth, s/n – Ipiranga – São Paulo - SP

  • Museu da Casa Brasileira

Terça a domingo, das 10h às 18h. Sextas-feiras das 10h às 22h

Av. Brig. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP

 

Forma Conhecer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados