Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Google Translate Desktop utilizado para ataque com malware de mineração de criptomoedas

A Check Point Research (CPR) descobre uma campanha ativa de mineração de criptomoedas imitando o Google Translate Desktop e outros softwares gratuitos para infectar PCs; os cibercriminosos podem facilmente mudar o malware, alterando-o de um minerador de criptomoedas para ransomware ou cavalos de Troia bancários



 A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, descobriu uma campanha de malware de mineração de criptomoedas imitando o Google Translate Desktop e outros aplicativos gratuitos para infectar PCs. 

 

Criada por uma entidade de idioma turco chamada Nitrokod, a campanha de malware contabiliza 111 mil downloads em 11 países desde 2019 (vítimas no Reino Unido, nos Estados Unidos, Sri Lanka, Grécia, Israel, Alemanha, Turquia, Chipre, Austrália, Mongólia e Polônia). Os atacantes atrasam o processo de infecção por semanas para evitar a detecção. A CPR alerta que os cibercriminosos podem facilmente optar por mudar o malware, alterando-o de um minerador de criptomoedas para ransomware ou cavalos de Troia bancários, por exemplo.

 

A campanha coloca o malware em softwares gratuitos disponíveis em sites populares como o Softpedia e uptodown. E os softwares maliciosos também podem ser facilmente encontrados por meio do Google quando os usuários pesquisam por “download do Google Translate Desktop”. Após a instalação inicial do software, os atacantes retardam o processo de infecção por semanas, excluindo os rastros da instalação original.


Figura 1. Principais resultados para "download do Google Translate Desktop"

 


Sem ser detectado durante anos

 

A campanha operou com sucesso sob o radar por anos. Para evitar a detecção, os autores da Nitrokod implementaram algumas estratégias importantes: 

 

• O malware é executado pela primeira vez quase um mês após a instalação do programa Nitrokod.

• O malware é entregue após seis estágios iniciais de programas infectados.

• A cadeia de infecção continua após um longo atraso usando um mecanismo de tarefas programadas, dando aos atacantes tempo para limpar todas as evidências.

 

Cadeia de infecção

 

1. A infecção começa com a instalação de um programa infectado baixado da Web.

2. Assim que o usuário iniciar o novo software, um aplicativo de imitação do Google Translate é instalado. Além disso, um arquivo de atualização é baixado no disco que inicia uma série de quatro droppers (subtipo de malware que tem como propósito “liberar” outro arquivo executável malicioso)  até que o malware seja lançado.

3. Depois que o malware é executado, o mesmo se conecta ao seu servidor C&C (Comando e Controle) para obter uma configuração para o minerador de criptomoedas XMRig e inicia a atividade de mineração.

  


Figura 2. Mapa da Cadeia de Infecções

 

“Descobrimos um site popular que oferece versões maliciosas por meio de imitações de aplicativos para PC, incluindo Google Desktop e outros, que contém um minerador de criptomoedas. As ferramentas maliciosas podem ser usadas por qualquer pessoa, e podem ser encontradas por uma simples pesquisa na web, baixados a partir de um link e a instalação é feita com um simples duplo clique. Sabemos que as ferramentas são construídas por um desenvolvedor que fala o idioma turco", explica Maya Horowitz, vice-presidente de pesquisa da Check Point Software. 

“Atualmente, a ameaça que identificamos foi a instalação inconsciente de um minerador de criptomoedas, que rouba recursos do computador e os aproveita para que o atacante monetize. Ao adotar o mesmo fluxo de ataque, o cibercriminoso pode facilmente optar por modificar a carga útil final do ataque, alterando o malware de um minerador de criptomoedas para um ransomware ou um cavalo de Troia bancário. O mais interessante para mim é o fato de que o software malicioso é tão popular, mas ficou fora do radar por tanto tempo. Bloqueamos a ameaça para os clientes da Check Point Software e estamos divulgando essa descoberta da CPR para que outros usuários corporativos e finais também possam ser protegidos”, destaca Maya Horowitz.

 

Principais orientações de cibersegurança:

 

• Ter cuidado com domínios semelhantes, erros de ortografia em sites e remetentes de e-mail desconhecidos.

• Fazer download de software apenas de editores e fornecedores autorizados e conhecidos.

• Evitar ataques de dia zero com uma arquitetura cibernética holística de ponta a ponta.

• Certificar-se de que a segurança dos endpoints esteja atualizada e forneça proteção abrangente.

  




Check Point Research

Blog
Twitter

 

Check Point

Twitter 

Facebook

Blog

YouTube

LinkedIn

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados