Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Córnea rasgada? Oftalmologista explica o que aconteceu com Maísa Silva

A atriz e apresentadora rasgou a córnea por conta de um cisco no olho - veja como isso acontece e o que fazer nesses casos.

 

Essa semana a apresentadora e atriz Maísa Silva virou manchete porque teve que ir às pressas para o hospital. O motivo? Ela "foi atingida" por alguma coisa no olho durante uma ventania e acabou rasgando a córnea. 

Agonia, né? Mas, acredite, essa é uma emergência oftalmológica muito comum. Segundo o Dr. Hallim Féres Neto, oftalmologista membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e diretor da Prisma Visão, essa condição nada mais é do que um cisco que cai no olho e fica grudado na córnea ou na pálpebra superior, causando desconforto todas as vezes que a pessoa pisca. 

"Se o cisco estiver preso à pálpebra, cada vez que a gente pisca ou coça os olhos ele vai machucar ainda mais a superfície do olho, aumentando o desconforto", explica o médico. 

Coçar o olho é um reflexo quase inevitável em uma situação como essas, certo? Mas, se não é o recomendando, o que fazer? O primeiro passo é ir até uma torneira para lavar o olho com bastante água corrente, caso seja possível. Por o outro lado, se você não tiver acesso à água corrente de qualidade, vale a pena lavar o olho com soro fisiológico (que pode ser encontrado em qualquer farmácia) ou com água mineral (aquelas engarrafadas que podem ser compradas em bares, supermercados ou lojas de conveniência). 

"Se mesmo assim o desconforto não passar, procure um oftalmologista. No microscópio do consultório é possível retirar esse corpo estranho na hora", continua o Dr. Hallim. 

E apesar do desconforto e da aflição de ter um corpo estranho preso ao olho, não existem grandes riscos nesses casos - uma vez que o cisco é retirado do olho, a córnea se regenera rapidamente. Mas, aqui, o tempo é essencial: o médico explica que quanto mais tempo o objeto passa no olho, mais machuca a região, aumentando a dor e as chances de contaminação (pense em bactérias e infecções). 

No geral, o principal sintoma desses casos é a dor e o incômodo - não é comum haver sangramentos. Por isso, o ideal é sempre lavar o olho o mais rápido possível ou recorrer a um oftalmologista.

 

Dr. Hallim Feres Neto @drhallim - CRM-SP 117.127 | RQE 60732. Oftalmologia Geral; Cirurgia Refrativa; Ceratocone; Catarata; Pterígio; Membro do CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Membro da ABCCR - Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa; Membro da ISRS - International Society of Refractive Surgery; Membro da AAO - American Academy of Ophthalmology.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados