Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito no Brasil

Alto nível de colesterol, sedentarismo e estresse em excesso são alguns dos fatores de risco; a campanha Setembro Vermelho e o Dia Mundial do Coração buscam alertar para a prevenção

 

As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito no país, resultando em 30% do total de mortes anuais, segundo a base de dados do SUS (Sistema Único de Saúde). Por ano, cerca de 400 mil brasileiros morrem de doenças do coração, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). A gravidade dos números sobre as doenças cardiovasculares levou à criação do Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro. O intuito da data é conscientizar e reforçar os cuidados preventivos junto à população, reforçados também pela campanha Setembro Vermelho. 

 

O infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico e insuficiência arterial periférica são as doenças cardiovasculares mais predominantes. “Manter bons hábitos alimentares, realizar acompanhamento com profissional especializado e evitar o excesso de álcool e tabagismo são práticas simples e importantes para a melhora da qualidade de vida”, alerta o médico José Armando Mangione, coordenador do Núcleo de Cardiologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, hub de saúde de excelência e uma das principais referências no país para o tratamento de doenças cardiovasculares. 


 

Diagnóstico

 

Na maioria das vezes, as doenças cardíacas não são diagnosticadas precocemente. Um ataque cardíaco, por exemplo, pode ser o primeiro sinal da enfermidade. Os indícios mais comuns são dores ou desconforto no peito, braço e ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula e costas. Estes sintomas podem ocorrer em conjunto com dificuldades para respirar ou falta de ar, dormência dos membros, dores de cabeça constantes, entre outros.

 

“Em um primeiro momento, recomenda-se a realização de procedimentos simples, como exame de sangue, eletrocardiograma e raio-x do tórax. Quando alguma alteração é detectada, procedimentos mais específicos são indicados ao paciente como ecocardiografia, teste ergométrico, holter e cintilografia miocárdica”, explica o cardiologista da BP.


 

Tratamento

 

Os tratamentos para as doenças cardíacas variam muito, podendo incluir mudanças no estilo de vida, medicamentos, cirurgia, implante de stents coronários, endopróteses (hastes metálicas que são implantadas na aorta em casos de aneurismas) e marca-passos. A BP, inclusive, foi a responsável pela primeira implantação, no final de 2021, do menor marca-passo do mundo em um paciente. 

As recomendações principais englobam a adoção de uma dieta saudável, prática regular de exercícios físicos e, caso o paciente fume ou beba, deve excluir estes hábitos da rotina. “Acompanhamento médico periódico e o conhecimento do histórico familiar são as melhores formas de evitar prejuízos futuros para a saúde do paciente”, finaliza o médico Mangione.

 

BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados