Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Magnésio é o poderoso mineral que traz harmonia para o corpo

O magnésio atua em funções básicas, promovendo o desenvolvimento dos ossos, tecidos e músculos


A quantidade de magnésio no corpo deve ser motivo de atenção para aqueles que buscam estar em dia com a saúde. Entre os especialistas, o magnésio é conhecido como o mineral do músculo, mas sua atuação envolve múltiplas funções, estando envolvido em mais de 600 reações bioquímicas do nosso organismo.  

O magnésio é um dos reguladores da contração muscular e também contribui para a formação de trifosfato de adenosina (ATP), uma molécula utilizada como fonte de energia para o corpo. Então, para que essa síntese de ATP ocorra de forma ideal, é de suma importância manter hábitos saudáveis no dia a dia.  

A falta do mineral pode gerar problemas intestinais que colocam em desordem todos os outros sistemas funcionais da estrutura física. De acordo com diversas pesquisas, o magnésio relaxa a musculatura do trato digestivo, incluindo a da parede intestinal que controla a capacidade de eliminação das fezes. O mineral ajuda ainda a neutralizar o ácido do estômago e a mover as fezes no intestino.  

Níveis baixos podem ser decorrentes de uma alimentação inapropriada ou por falta de vitamina D, que está relacionada à absorção do mineral. Os sintomas de carência costumam ser percebidos principalmente em idosos, mas qualquer pessoa pode ser afetada. Nesses casos, alimentos ricos em magnésio, como folhas verdes, spirulina, clorella, cacau, gergelim e amêndoas são um ótimo ponto de partida para reposição. 

Em conjunto com uma alimentação balanceada, a suplementação pode ser uma importante estratégia nutricional. Vale lembrar que o transporte de energia e a síntese de proteínas são facilitados pela ingestão de magnésio, o que fortalece a saúde intestinal. 

“De acordo com a idade e o sexo, a recomendação diária de magnésio pode variar, podendo ser alcançada por intermédio de uma alimentação equilibrada e, em muitos casos, facilitada pelo auxílio da suplementação, como a do Bio Magnésio, que oferece a forma magnésio bisglicinato, altamente biodisponível”, indica a nutricionista da Puravida, Alessandra Feltre. 

A nutricionista destaca, ainda, que a suplementação de magnésio em crianças, gestantes e lactantes deve ser realizada apenas com a recomendação de uma equipe multidisciplinar. Pessoas que apresentam condições de saúde especiais também devem realizar a consulta com um médico antes de iniciar o consumo

 

Puravida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados