Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Dados mostram a 2º pandemia da saúde mental no Brasil

Os números não mentem: Segundo dados os dados do Ipsos, aumentou para 63% os brasileiros mais ansiosos e 59% os mais depressivos. Cerca de 68,8% tem dificuldade para dormir e 59,4% acordam durante a noite (segundo o Instituto do Sono). 30% foram atingidos pela síndrome de Burnout, que agora é considerada doença ocupacional pela OMS, que ainda apontou o Brasil como o país mais ansioso do mundo e o 3º maior em casos de depressão. 52% dos brasileiros apontam o estresse como grande causador de noites mal dormidas e isso consequentemente influencia na qualidade de vida (MindMiners e Unimark/Longo). A cidade de Venancio Aires, perto de Porto Alegre, tem uma das maiores taxas de suicídios no Brasil. Nos primeiros seis meses de 2022, foram 9 óbitos e 38 tentativas de suicídio. 

Isso reflete um país que cada vez mais adoece mentalmente, acumulando pessoas ansiosas e deprimidas. A morte de brasileiros por lesões autoprovocadas dobrou nos últimos 20 anos, segundo o Datasus, superando as mortes por HIV ou por acidente de moto. 

Mas, tem solução e um dado animador comprova isso: De acordo com pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, em 2021, 75% dos brasileiros estão preocupados com o bem-estar emocional. O levantamento revelou ainda que 8 em cada 10 entrevistados acreditam que a saúde mental é tão importante quanto a física. Nesse contexto, a meditação surge como uma excelente opção de autocuidado e relaxamento. 

E a boa notícia é que não precisa de muito tempo: Richard Davidson, neurocientista americano, fala que com apenas 5 minutos diários, transformações já acontecem na estrutura do seu cérebro. Melhorando o foco, a autorregulação emocional (lidar melhor com seus sentimentos e emoções) e os níveis de compaixão.

Durante o auge da pandemia, Davidson trabalhou com mais de 600 professores de escolas públicas que estavam dando aula online, submetidos a situações extremas. Com cinco minutos de meditação por dia essas pessoas reduziram em 25% seu nível de estresse em pouco tempo.  

“Ou seja, é possível mudar”, tranquiliza Luiza Bittencourt, instrutora sênior de mindfulness. Ela fala que a prática de meditação já era importante antes da pandemia, mas agora, cada vez, mais as pessoas entendem como uma necessidade, uma forma de ser manter são no meio da confusão e da correria. Apesar de algumas pessoas ainda serem resistentes e enxergarem a meditação como uma prática religiosa, muito difícil ou como ‘besteira’, afirma.

A especialista frisa ainda que na prática de meditação Mindfulness não existe certo ou errado. “Tudo se resume em cada um apenas perceber a experiência do momento e sem julgamentos. É realmente para todos, é uma prática laica e não existe não conseguir meditar, pois é sobre se perceber e isso todos conseguem e é muito mais simples do que as pessoas imaginam”, fala. 

Para Luiza os benefícios de redução de estresse/ansiedade, melhora do foco e da qualidade do sono, de aprender a lidar melhor com suas emoções e com os desafios do dia a dia, aumentam a sensação de bem-estar e ainda previnem recaídas nos casos de depressão. 

“A prática regular promove a Neuroplasticidade, ou seja, molda o cérebro de uma forma mais benéfica, como se fosse uma musculação cerebral, que muda a estrutura e traz todos esses benefícios. Portanto, sentindo prazer ou não na prática é possível colher as mudanças para a vida, já que nada mais é do que um treino do cérebro”, finaliza.

 

Luiza Bittencourt - Instrutora Sênior pela Mindfulness Trainings International (São Paulo, Brasil). Certificada pela Mindful Schools (Califórnia), Instrutora de Mindful Eating pelo Protocolo Eat For Life, Membro da AbraMind - Rede Aberta de Mindfulness. Já participou de Workshops de Mindfulness na Liderança (Janice Marturano); Introducción a Mindfulness, Compasión y Florecimiento Humano (Instituto Cultivo- México) e retiros. Atua com Mindfulness corporativo, em colégios, na área da saúde, para grupos e individualmente - Crianças, adolescentes e adultos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados