Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Para além do ronco e da insônia: doenças do sono e a importância de monitorá-las

Créditos tirachardz on Freepik

Mais de 40% dos brasileiros sofrem de algum distúrbio, como apneia, bruxismo e parassonias, mas a maioria nunca foi diagnosticado.

 

A maioria das pessoas acredita que dorme bem, muitas vezes por falta de referência de como seria um sono ideal. De acordo com o Ministério da Saúde, 42% dos brasileiros sofrem de algum distúrbio do sono, mas a maioria deles nunca foi diagnosticado. A consequência disso a longo prazo é o aumento de risco de doenças como diabete, pressão alta e derrame, além de antecipar o envelhecimento 

Outra pesquisa (Acorda, Brasil!), desenvolvida pelo Persono em parceria com a MindMiners e a consultoria Unimark/Longo, indicou que o assunto dormir não aparece na anamnese de 58% das consultas médicas no país, evidenciando um possível porquê de tantas pessoas não saberem que têm um distúrbio do sono. “Nós nos acostumamos a dormir mal e isso não deveria ser assim. Como sociedade, passamos a enxergar o descanso como um sinal de baixa produtividade e ignoramos os indícios que o nosso próprio corpo nos manda. O sono ruim é uma das nossas pandemias contemporâneas e nós mesmos percebermos isso é fundamental para que seja posto um ponto final nesse círculo vicioso anti-saúde”, explica Josué Alencar, idealizador e diretor do Persono, braço de inovação Grupo Coteminas. 

Ao todo, há seis tipos de distúrbios do sono:


  1. Insônias

Sim, no plural, porque ao contrário do que se imagina, a insônia não se manifesta de uma única forma, mas existem diferentes tipos. Juntas, elas atingem cerca de 73 milhões de brasileiros (dados da ABS -- Associação Brasileira do Sono).

Na Classificação Internacional de Distúrbios do Sono, as insônias são caracterizadas como “uma dificuldade repetida de início, duração, consolidação ou qualidade do sono que ocorre apesar de oportunidades e circunstâncias adequadas para dormir, o que resulta em alguma forma de dificuldade diurna”.


  1. Hipersonia

Este não é um distúrbio do sono, mas um conjunto deles. O termo é usado para descrever diferentes distúrbios nos quais uma pessoa dorme mais do que o considerado usual e/ou se sente excessivamente sonolenta durante o dia, causando prejuízos para a sua rotina. 

Existe a Hipersonia primária, menos comum, que se sustenta sozinha, sem outros distúrbios ou doenças que causam a sonolência em excesso, como, por exemplo, a Síndrome de Kleine-Levin e a Narcolepsia, que atinge aproximadamente 3 milhões de pessoas no mundo todo, e Hipersonia secundária, que aparece como decorrência de outros fatores, como condições médicas, medicamentos, distúrbios psiquiátricos e até mesmo outros distúrbios do sono.


  1. Distúrbios respiratórios do sono

Como o nome indica, os distúrbios respiratórios do sono são aqueles em que há uma respiração fora do normal durante a noite. É o caso da apneia do sono, que atinge quase 33% dos habitantes da cidade de São Paulo, conforme a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. 

Na Classificação Internacional de Distúrbios do Sono, a Academia Americana de Medicina do Sono identifica 6 subtipos destes distúrbios respiratórios, sendo os principais e mais preocupantes a Apneia Obstrutiva, conhecida como apneia do sono, marcada por episódios repetitivos do bloqueio das vias aéreas durante o sono, causando lapsos na respiração; a Apneia Central, caracterizada pela pausa do fluxo aéreo por um período igual ou maior do que 10 segundos durante a qual não há evidências de esforços respiratórios. Isso pode acontecer quando o cérebro não manda os sinais adequados aos músculos respiratórios ou quando os músculos deixam de responder a estes estímulos e o Ronco, que pode ser sinal de um problema de saúde maior. O ronco é o ruído produzido durante o sono e causado por um estreitamento das vias respiratórias.


  1. Distúrbios do ciclo circadiano

Estes distúrbios consistem na disrupção do ciclo circadiano natural, ou seja, é causado pelo desalinhamento entre o horário de sono e o horário em que você realmente deveria estar dormindo e resulta em sonolência diurna excessiva, insônia ou ambos. Podem ser causados por cronotipos diferentes, como pessoas que são mais vespertinas ou matutinas, jornadas de trabalho com horários irregulares, mudanças de fuso horário e pessoas com deficiência visual, que não recebem indicações da luz natural para aumentar o diminuir a produção de melatonina:


  1. Parassonias

As parassonias são eventos ou experiências pouco comuns durante o sono, representando um estado limiar entre o despertar e o adormecimento. Elas costumavam ser totalmente associadas a patologias da mente, mas pesquisadores modernos já estudam a sua relação com o cérebro entrando e saindo do estado de sono. Entre os principais distúrbios está o sonambulismo, sexsônia, terror noturno, paralisia do sono isolada e recorrente, distúrbio dos pesadelos, falar durante o sono e incontinência urinária noturna.
 

  1. Distúrbios do movimento relacionados ao sono

A principal característica deste tipo de distúrbio do sono são os movimentos noturnos fora do normal que dificultam um descanso de qualidade. Como o Bruxismo, marcado pela pressão dos dentes uns nos outros, muitas vezes fazendo movimento de lixa, e a Síndrome das Pernas Inquietas, caracterizada por uma vontade incontrolável de mexer as pernas, que começam a se mover involuntariamente.

 

Então, como saber se eu tenho um ou mais desses tipos de distúrbios? 

Cada um destes têm processos diagnósticos diferentes. Alguns dependem de exames como a polissonografia, outros são comportamentais, enquanto alguns deixam sinais claros, como a dor na boca gerada pelo bruxismo ou a urinação noturna, e outros alarmam os companheiros de quarto e casa, como o ronco ou o sonambulismo. 

Para ajudar a descobrir se você dorme bem mesmo, existem monitores de sono, como o presente no travesseiro Fits You da mmartan, que contém a tecnologia Persono Sense, mas, além disso, é fundamental consultar um médico se você sente que não dorme bem com frequência ou se já reclamaram do seu ronco, pois só um médico pode fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento ideal para distúrbios do sono.

 

Persono


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados