Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Coalizão Vozes do Advocacy promove o Projeto Preserve a Saúde dos Seus Rins

Iniciativa visa ampliar o conhecimento sobre a relação do diabetes com doenças renais


Com o tema Preserve a Saúde dos Seus Rins, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade lança a campanha online para conscientizar e orientar as pessoas sobre a relação do diabetes com as doenças renais, seus sintomas, formas de prevenção e tratamento.

O diabetes é a principal causa de doença renal crônica no mundo e a segunda causa de ingresso na terapia renal substitutiva no Brasil, segundo o Censo Brasileiro de Diálise de 2020*. Em audiência pública ocorrida em maio de 2022, o Ministério da Saúde comentou que cerca de R$3 bilhões são gastos com hemodiálise**.

Para auxiliar a reverter este cenário, a Coalizão Vozes do Advocacy realizou um projeto para estruturar a jornada dos pacientes em doença renal dentro das associações de diabetes e, ao mesmo tempo, sensibilizar a população sobre a relação do diabetes com as doenças renais, mostrando medidas preventivas, e que o tratamento precoce de ambas evita internações e mortes. 

“Estamos lançando a campanha para estimular os brasileiros com diabetes a se consultarem com seus médicos clínicos gerais e endocrinologistas, além dos nefrologistas, para saber se há alguma alteração no funcionamento dos seus rins. O exame padrão para diagnosticar a nefropatia diabética é a microalbuminúria. Em pessoas com diabetes tipo 1, este exame deve ser realizado cerca de cinco anos após o início do diabetes, ao passo que em indivíduos com diabetes tipo 2 deve ser realizado no momento do seu diagnóstico***”, comenta Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão.

A campanha envolve ao todo: quatro lives, produção de posts para as redes sociais e divulgação nos meios de comunicação.

A iniciativa tem o apoio de: AstraZeneca.

Mais informações podem ser acessada nas redes sociais: Instagram: vozesdoadvocacy e no Facebook: vozesdoadvocacy.

 

Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade

Com a participação de 22 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas doenças no país.

 

Referências:

*Censo Brasileiro de Diálise de 2020: https://www.scielo.br/j/jbn/a/3Jts9Jdpcy5vc5MFjdMwV3g/?format=pdf&lang=pt

**Audiência Pública no Senado: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2022/05/11/especialistas-defendem-mais-investimentos-no-combate-a-doencas-renais

***Posicionamento Oficial Tripartite nº 01/2016 (SBD, SBEM e SBN)– Prevenção, Diagnóstico e conduta Terapêutica na Doença Renal do Diabete: https://arquivos.sbn.org.br/uploads/Anexo-sem-t%C3%ADtulo-00066.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados