Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Grandes Mitos Sobre Produtos Que Prometem Clarear os Dente

Pó de carvão? Pastas dentais de carvão ativado?

A busca por clareamento dental vem crescendo muito nos últimos anos, e com isso, o aparecimento de produtos milagrosos que prometem clarear os dentes instantaneamente.

A cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal, Dra. Bruna Conde, explica que esses produtos que se dizem clareadores podem auxiliar a amenizar as manchas, mas não eliminá-las, pois eles agem superficialmente, no entanto, não clareiam os dentes.

A cor do dente, em sua totalidade, é chamada de intrínseca (coloração que se encontra naturalmente dento do dente), ou seja, só pode ser alterada por substâncias que penetrem no dente, liberando oxigênio para decompor as moléculas grandes de pigmento.

Esses materiais são ácidos e géis clareadores à base de peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida, administrados nos consultórios e devidamente indicados por dentistas especialistas.


Bruna Conde esclarece grandes mitos relacionados a clareamento dental, confira:
 

A especialista destaca que esse tipo de produto clareador se usado indevidamente pode causar sensibilidade dental, prejudicar a gengiva, auxiliar na retração gengival, os dentes podem até mesmo, ficar um com a cor diferente do outro e são capazes de perder completamente sua proteção e o esmalte dentário.

 

Pastas de carvão ativado servem como tratamento clareador


Além de não conter os ingredientes necessários para combater cáries, são extremamente abrasivas. Isso pode gerar desgastes para o esmalte dentário, causar recuo das gengivas e provocar sensibilidade dental.

E para quem possui restaurações nos dentes, produtos com carvão podem manchar e causar uma pigmentação escura.


O pó preto de carvão ativado é uma boa opção clareadora

Não existe evidência científica e nem protocolos que oriente a utilização desse produto. Os riscos associados a sua aplicação são elevados, pois a sensação de clareamento que ele provoca vem da remoção de parte do esmalte dentário por ser abrasivo e corrosivo, causando grandes desgastes.


Pode usar bicarbonato de sódio para clarear os dentes

“O bicarbonato é uma substância altamente abrasiva e pode auxiliar a tirar manchas superficiais dos dentes, o que causa a impressão de clareamento. Porém, o produto pode prejudicar seus dentes, removendo a proteção natural, causando extrema sensibilidade e desgaste dentário.” alerta a Dra. Bruna Conde.



Pode fazer clareamento sem fazer raspagem e profilaxia profissional anteriormente 

"Só pode fazer clareamento em gengiva saudável. Sem acumulo de calculo/tártaro dental, placa bacteriana, cáries e restaurações deficientes. Primeiro cuidar da saúde para depois pensar em estética. Até porque dente não clareia se não estiver saudável." ressalta a dentista.

Se você já possui um certo desgaste nos dentes e na região próxima à gengiva, os riscos são ainda maiores. Entretanto, de forma geral, esses produtos não são a solução para quem busca um sorriso perfeito, as possíveis complicações que apresentam são muito maiores. “Uma pessoa preocupada com manchas ou dentes amarelados, deve consultar um dentista especialista e capacitado em resolver concretamente e de forma segura esse problema.” finaliza a Dra. Bruna Conde.

 

Dra. Bruna Conde - Cirurgiã Dentista.
CRO SP 102038

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados