Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Boletos vencidos: saiba como e onde pagar

iStock
Aprovação da Febraban de 2018 mudou as possibilidades de pagamento de boletos vencidos

 

As contas para pagar são preocupação constante dos brasileiros – os famosos boletos não param de vir, ainda que muitos apresentem dificuldades financeiras para deixar os pagamentos em dia. Por isso, não é raro encontrar pessoas querendo saber sobre boletos vencidos. Afinal, o que acontece quando um boleto vence? Como fazer o pagamento?

Confira, abaixo, dicas sobre como pagar os boletos vencidos, com tudo o que você precisa saber para não passar mais sufoco!

 

O que é um boleto vencido?


A definição mais óbvia de boleto vencido é quando uma conta passa do prazo de pagamento. Ou seja, o débito ainda se encontra em aberto, mesmo após o prazo máximo de pagamento estipulado para determinada conta. Nesses casos, há um acúmulo de juros diários e multa por atraso do boleto.  

 

Como pagar um boleto vencido?


Como os boletos são emitidos por empresas (geralmente, atrelados a bancos e instituições financeiras), geralmente, quando venciam, era necessário pagar o boleto diretamente na instituição emissora (e não por aplicativos ou outros locais físicos, por exemplo).


No entanto, em julho de 2018, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou uma plataforma de cobranças exclusivas com novas normas para o pagamento de boletos que estão vencidos. Desde outubro de 2018, boletos vencidos de qualquer valor já podem ser pagos em qualquer instituição financeira capaz de recolher o pagamento.


Para quem está mais adaptado ao mundo online, é possível fazer o pagamento de boletos diretamente do internet banking do seu banco, via site ou aplicativo no celular, e acessar a área de pagamentos. 


Agora, para quem pode fazer o pagamento apenas fisicamente, também é possível pagar boletos no caixa eletrônico do seu banco, ou mesmo em uma lotérica - nestes casos, podem ser boletos da Caixa ou de outras instituições -, que fica disponível em comércios locais de bairros; o pagamento é feito diretamente para o balconista, e só é aceito pagamento em dinheiro ou em cartão de débito. 

 

Evite acumular boletos vencidos


Para evitar pagar o valor da multa e dos juros que se acumulam diariamente após o vencimento do boleto, é muito importante manter as suas contas em dia e cuidar da sua saúde financeira. Procure sempre manter bem organizado o seu orçamento e as contas fixas e esporádicas a pagar, para ter um bom balanceamento de como é necessário se ajustar para fechar o mês sem débitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados